Festa do Reinado de N. Sra. do Rosário, São Benedito e Santa Efigênia
Originalmente publicado em Partilhando em Setembro/2006 - edição 18
O tradicional Reinado é realizado pela Irmandade dos Devotos de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, associação civil e religiosa, regulamentada, vinculada à Paróquia, cujos membros são todos os que atuam na festa, desde o pequeno folião que segue na última fila da congada, ao capitão que canta e encanta com seus lindos versos, passando pelo trabalho exaustivo da coordenação dos serviços de rua e da diretoria administrativa.
É dado como certo que, já em 1860, a festa já era realizada, mas documentos dão conta que isto se deu concretamente em 1901.
A participação da comunidade é fundamental, o povo devoto manifesta a sua fé e patrocina a festa – são aqueles chamados de Reis e de Rainhas. Eles se vestem com suas capas ornamentadas e protegem as coroas com seus guarda-sóis ou sombrinhas também decorados; são cercados dos mimos de versos personalizados, de visitas às suas residências e têm o poder de fazer parar o cortejo para ter consigo, nem que seja por um pequeno instante, a sua congada preferida. A coroa que levam orgulhosamente para casa, simboliza a majestade de nossa Mãe coroada nos Céus. É a própria Mãe quem o visita e leva no colo Jesus.
Durante o Reinado as ruas da cidade ficam mais alegres, os foliões desfilam animadamente num ritmo incansável, se esmeram na escolha de suas fardas. Fitas nos pandeiros são uma tradição que colore e dá movimento. Entre os atuais congadeiros, são muitos que já passaram de meio século de festejo e todos os anos lá estão eles, agradecidos, felizes com seu labor. É lindo vê-los passando tanta devoção aos pequenos. A cada ano, parece que o Reinado tem mais vigor, a
festa resiste ao tempo e vai ganhando novas proporções. Neste ano, somaram-se 17 congadas, além das que foram convidadas. O salão onde elas se reúnem para as refeições já está pequeno.
O pedido de Monsenhor Olavo foi atendido. Em 2007, cada refeição será patrocinada por dois festeiros, o que vai agilizar a famosa lista de espera. Todos poderão participar, este é o desejo da Igreja e da Irmandade.
A irmandade está consciente da sua responsabilidade em preservar todas as tradições e têm tomados iniciativas importantes como a exigência do uso exclusivo do couro nas caixas dos congadeiros e o pedido de criação de novos cortes de Moçambique. Fez este ano também uma inovação, durante os agradecimentos ao festeiro, foram exibidas em telão, imagens das festas passadas, iniciativa muito elogiada. Também tratou de divulgar os festejos em âmbito estadual através das redes de televisão Globo e Band.
Por fim, a Irmandade faz um pedido ao povo de Santo Antônio do Monte. O registro da história do Reinado está nas mãos dos ex-festeiros e a Irmandade tem pouco acervo como memória. Doe fotos, folhetos com programação passadas, ou quaisquer outro documento ligados ao Reinado, para que sejam reunidos e catalogados como acervo oficial do Reinado de Santo Antônio do Monte.
Salve Maria! !
2 comentários:
Ano passado, pela primeira vez, vi a festa do Reinado em Samonte. É lindo!!!!!!!
evtao adriana venha mais vez estamos de braços aberto pr vc e que quiser
Postar um comentário