Faça do Amor um verbo
Autora: Fabiana Costa
Originalmente publicado em Partilhando em Dezembro/2006 - edição 21
O amor que vem de Deus é para sempre, é incondicional. Em Lucas 10, 25, Jesus é questionado da seguinte maneira: "Mestre, o que devo fazer para receber em herança a vida eterna?" A resposta foi a seguinte: "Ame o Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma, com toda a tua força e com a tua mente; e ao seu próximo como a ti mesmo."
Mas, hoje em dia, sabemos amar? Ou melhor, sabemos o real significado de amar ao próximo como a nós mesmos? Você, alguma vez, já teve a curiosidade de olhar o significado da palavra amor no dicionário? Se nunca procurou, vou adiantar seu trabalho. O primeiro significado mostrado é o que talvez tenha a melhor definição: " Sentimento que predispõe alguém a desejar o bem de outra pessoa ou de alguma coisa."
Então é fácil: Amar é desejar o bem do outro. Mas, talvez, não seja tão simples assim. Já reparou que, quando amamos alguém, nossas necessidades costumam estar antes das do outro? Queremos o outro sempre perto, queremos atenção total, queremos ser ouvidos, etc, etc. Queremos, queremos, queremos... Onde está o querer do outro e o Bem estar do outro?
Isso acontece quando estamos mais preocupados com o receber, em vez de buscar compreender as reais necessidades do outro, sem prestarmos atenção no que de bom podemos compartilhar, e resolvemos só sorver tudo que for possível. É ai que esquecemos de fazer do amor um verbo.
Amar é realizar ações concretas que demonstrem o bem querer com o outro. Desejar o bem do outro é amar incondicionalmente, é não sermos egoístas querendo tudo a nossa maneira. Verbos indicam ação. Trazer o amor para a ação é parar de idealizar a perfeição, é não cobrar atitude, mas agir em busca do melhor.
Quem diz que ama, mas quer tudo do seu jeito sem querer compartilhar, não ama outrem, ama a si próprio e por isso, sofre. Sofre porque passa o tempo todo se sentindo rejeitado ou como se faltasse algo, como se estivesse vazio. Deixar de lado as inseguranças e as duvidas, saber que só o amor constrói e que a liberdade faz parte do amor é começar a percorrer o caminho para o amor verdadeiro.
É preciso amar concretamente. Não é tarefa fácil. O amor que vem de Deus é aquele que faz com que nos aproximemos do outro para atender as suas necessidades e não as nossas. Nisso entra a continuação do evangelho de Lucas que mostra o samaritano. Amar de verdade é reconhecer aqueles que entram em nossos caminhos precisando de atenção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário