Esta é a página virtual do Jornal Partilhando, o informativo da Paróquia de Santo Antônio - Santo Antônio do Monte, MG

sexta-feira, 26 de janeiro de 2007

A Bênção Divina

“A boca fala daquilo de que o coração está cheio”
Autora: Fabiana Costa - grupo Shalom
Originalmente publicado em Partilhando em Setembro/2006 - edição 18

Um dos costumes mais antigos entre os familiares e que vem sendo esquecido é o ato de abençoar. Costumamos ouvir que as palavras criam vida, mas estamos desejando um bom dia e a benção de Deus para as pessoas com quem convivemos?

A Bíblia está cheia de exemplos de bênçãos: Deus abençoou Noé e seus filhos (Gn, 9-1) e, mais tarde, abençoou Abraão (Gn 12- 3). Jesus abençoou as crianças (Mc 10-16) e várias outras pessoas. A Bíblia nos diz, em 1 Pd, 3-9: “não paguem o mal com o mal, nem o insulto com outro insulto; pelo contrário, abençoem, porque para isso vocês foram chamados, isto é, para serem herdeiros da bênção.” Isso é uma proposta para que abençoemos uns aos outros. Precisamos repensar nossas atitudes em relação a este costume e resgatá-lo. Todos temos a quem abençoar - um ato que faz bem também a nós - e também a quem pedir a benção.

Procuramos às vezes formas de nos sentir melhores e deixamos pequenos detalhes de lado. Procuramos o segredo da felicidade, mas qual seria? Uma música da nossa infância pode ter uma pista para esta pergunta. “Sentir o que Jesus sentia, sorrir como Jesus sorria, E ao chegar ao fim do dia, eu sei que eu dormiria muito mais feliz”. Podemos pensar que é difícil viver como Jesus, porém existe um exemplo muito próximo de nossa realidade: a relação com a família. Deus quis que Jesus nascesse e crescesse com uma família igual à de qualquer um de nós, para nos mostrar que é possível conviver bem, dividindo momentos alegres e tristes.

Estamos dividindo os momentos alegres e os tristes com nossos familiares?Mesmo vivendo em uma época em que somos cercados por imagens o todo tempo, ainda é através das palavras que nos comunicamos. Pensando nisso será que estamos nos comunicando bem com as pessoas de nossa família? Hoje em dia as pessoas estão deixando de lado costumes importantes, como este: o de abençoar. O convívio está se resumindo ao horário da novela. As visitas aos parentes se tornaram raras, e os ensinamentos dos mais velhos para os mais novos não são mais repassados.

Nossa felicidade está na família, na certeza de que pertencemos a algum lugar, na consciência de nossos valores. O livro de Lucas, no capítulo 2, versículo 51, diz que “Jesus desceu então para com seus pais para Nazaré, e permaneceu obediente a eles.” Jesus, mesmo tendo sua missão grandiosa, passou por momentos de aprendizado com seus pais. Aprendia a profissão de carpinteiro com José, rezava e praticava a religião de seu povo com sua mãe.

Já notou como é bom começar bem o dia?Vamos fazer uma proposta a cada manhã: em vez de reclamar, vamos abençoar os acontecimentos e vamos passar este costume para as pessoas à nossa volta. Seremos assim cercados da paz que Deus nos reserva. De hoje em diante, voltemos àquele costume que estava esquecido no tempo dos nossos avós e digamos “que Deus o abençoe e o guarde.”

E, para finalizar, é minha vez de dizer “Deus o abençoe e guarde! Deus lhe mostre seu rosto brilhante e tenha piedade de você! Deus lhe mostre seu rosto e lhe conceda a paz!”

Nenhum comentário:

Snap Shots

Get Free Shots from Snap.com
Powered By Blogger