Esta é a página virtual do Jornal Partilhando, o informativo da Paróquia de Santo Antônio - Santo Antônio do Monte, MG

quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

Conheça Melhor: Delci e Luxinha

Ser o fermento, ser o sal e ser a luz
Entrevista a Maria Luísa Couto
Originalmente publicada pelo Jornal Partilhando em Outubro/2005 - edição 7

Delci e Luxinha são os coordenadores do Movimento Cursilho de Cristantande (MCC) neste ano de 2.005. Estão casados há 27 anos, pais de dois filhos e avós de dois netinhos. Eles têm uma caminhada perseverante de 21 anos como cursilhistas e somam ainda outras tarefas na Igreja como a coordenação do Curso de Noivos. Ouvi-los é compreender a humildade daqueles que fazem sem se exaltar.

Jornal Partilhando: Quando e como começou o Cursilho?
Delci e Luxinha: O Cursilho é de âmbito mundial. Em nossa Diocese foi criado há 35 anos e trazido para nossa paróquia pelo Padre Jaime Costa e Silva em 1.973, portando há 32 anos. O coordenador Espiritual do MCC da diocese hoje é o Padre Daniel Teixeira Miranda, de Formiga.

Jornal Partilhando: Qual é a estratégia missionária do Cursilho?
Delci e Luxinha: A nossa missão é Evangelizar os ambientes, ser o fermento, ser sal e ser luz. Os primeiros destes ambientes são: família, trabalho e lazer. A formação do Cursilhista não o deixa fechado para a comunidade; pelo contrário, o deixa inquieto, fazendo com que abrace as demais obras missionárias da Igreja. Vemos nossos irmãos de Cursilho hoje, espalhados por todas as pastorais, nos mais diferentes serviços.

Jornal Partilhando: Como está estruturado o movimento?
Delci e Luxinha: O MCC é dividido em equipes, que recebem e executam muitos trabalhos durante todo o ano. Há os grupos de estudo, que são chamados núcleos e que são divididos pelas regiões da cidade e se reúnem semanalmente; as Ultreyas mensais (Ultreya significa AVANTE!) acontecem a cada primeira terça-feira do mês, há também as Ultreyas Diocesanas, que são semestrais, temos ainda espaço para formação espiritual a que chamamos de Escolinha. Há os momentos fortes de oração nas vigílias, nas alavancas de intercessão e nas tardes de reflexão. Sempre e em tudo a prioridade para o Cursilhista é a Eucaristia e o estudo bíblico.

Jornal Partilhando: Estas oportunidade de Encontros e de oração, são apenas para os Cursilhistas?
Delci e Luxinha: Não, toda a comunidade está convidada a participar conosco.
Jornal Partilhando: Fale-nos deste encontro diocesano que aconteceu recentemente?
Delci e Luxinha: Foi a reunião do GED – Grupo Executivo Diocesano, recebemos dia 05/10/05 os irmãos cursilhistas coordenadores das cidades de Formiga, Lagoa da Prata, Arcos, Bambuí, Iguatama, Moema, Córrego Fundo, Paíns e Luz. Mensalmente nos encontramos para avaliarmos tudo o que acontece no MCC.

Jornal Partilhando: Que experiências vocês podem dividir conosco?
Delci e Luxinha: Não são poucas as graças que recebemos de Deus. Acreditamos que a nossa formação espiritual, ajudou-nos muito na criação de nossos filhos e em nossa convivência conjugal. Neste tempo em que estamos na coordenação, crescemos no exercício da paciência e da humildade.

Nenhum comentário:

Snap Shots

Get Free Shots from Snap.com
Powered By Blogger