Esta é a página virtual do Jornal Partilhando, o informativo da Paróquia de Santo Antônio - Santo Antônio do Monte, MG

quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

Queremos ressuscitar com Jesus

Originalmente publicado em Partilhando em Abril/2006 - edição 13

Nos últimos meses, alguns programas de TV têm abordado um assunto que se opõe diretamente à fé católica: a idéia da reencarnação. O que é preciso destacar aqui é o seguinte: quem acredita na ressurreição, como prometida por Jesus Cristo, não tem como acreditar em reencarnação. As duas idéias são incompatíveis, pois a reencarnação nega que Jesus Cristo seja o nosso Salvador.

De acordo com a idéia da reencarnação, os seres humanos passariam por diversas vidas sucessivas, nascendo, morrendo e voltando a nascer em outro corpo, talvez com outro sexo, em outro país, com outra cultura, em outra época. Em cada vida, as pessoas receberiam recompensas ou punições de acordo com seus atos nas vidas anteriores, até chegar a um estado de perfeição que as livraria dessa seqüência de reencarnações.

Jesus Cristo, no entanto, ensinou que todos nós vivemos uma única vez, sendo julgados por nossos atos nessa única vida. Depois dela, poderemos ser recompensados com nossa admissão no Reino (cujas portas foram abertas com o sacrifício de Cristo na cruz) ou banidos para sempre da presença de Deus. Mas não voltamos a este mundo uma segunda vez.

A Bíblia é muito clara com relação à reencarnação. São Paulo, na Epístola aos Hebreus, não deixa dúvidas: "Está estabelecido que cada pessoa morre uma só vez, e logo em seguida vem o Juízo. Do mesmo modo também Cristo, que se ofereceu uma só vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá uma segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para a salvação" (Heb 9, 27).

No Juízo Final, quando ocorrer a segunda vinda de Cristo, os mortos ressuscitarão. É o que nos promete Jesus: "Não vos admireis, porque vem a hora em que todos os que estão mortos ouvirão sua voz. Os que praticaram o bem sairão dos túmulos para a ressurreição da vida; os que praticaram o mal ressuscitarão para serem condenados" (Jo 5, 28-29). Quem acredita na Bíblia não pode acreditar que haja uma seqüência de reencarnações, e vice-versa. O que a Bíblia promete é a ressurreição dos mortos em corpo e espírito.

Estamos celebrando a Páscoa. O sacrifício e a ressurreição de Cristo, que nos libertou do pecado e conquistou para nós o direito à vida eterna, junto de Deus Pai. Se a reencarnação fosse verdade, a paixão e a morte de Cristo não teriam sentido e sua ressurreição não nos asseguraria a redenção.

Se acreditamos em Jesus, não podemos crer em reencarnações, não podemos cair em erros como "terapias de vidas passadas", não podemos pensar que "em outra vida eu fui tal pessoa". Fazer essas coisas é renegar Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Snap Shots

Get Free Shots from Snap.com
Powered By Blogger