Conheça Melhor: Tia Lica e Tia Iná
Quase cem anos de fé
Entrevista a Maria Luísa Couto
Originalmente publicada no Jornal Partilhando em Novembro/2005 - edição 8
Tia Lica e Tia Iná, ou, como dizem os seus documentos, Maria José dos Santos e Nair dos Santos, com 97 e 93 anos, respectivamente, atravessaram gerações vida afora. Sempre à frente nos trabalhos da Igreja, ora emprestando suas belas vozes ao coral ou sentadas nos primeiros bancos da igreja, ostentando a fita vermelha do Apostolado da Oração.
Sempre juntas e com os cabelos há muito já branquinhos se destacavam da multidão de fiéis, o que hoje nos faz notar a sua falta, quando lá não estão.
O tempo passou e elas têm muito o que relembrar. Aliás, podem contar com detalhes, passagens da época do Padrinho Vigário, quando eram ainda mocinhas; e histórias da fundação da Santa Casa, quando participaram ativamente da arrecadação de cobertores e a catequese feita na Casa da Criança com os meninos que Padre Paulo criava.
A Semana Santa era diferente, elas dizem; havia mais fervor e piedade. Tia Lica foi Verônica, e ainda pode repetir os versos com o mesmo respeito e seriedade. Ela sente saudades também de quando era a presidente da Pia União das Filhas de Maria e das sopas que fazia no grupo escolar Waldomiro, que fartavam os alunos, e que muitas vezes, eram patrocinadas do próprio bolso.
Em 2002, elas comemoram 70 anos de participação no Apostolado da Oração, junto com a irmã Raimunda. Tia Lica foi zeladora por longos anos e por último, devido à idade, recebia as suas zeladas para se reunirem em sua própria casa. Tia Iná participava como secretária.
Atualmente, já não podem ir à missa todos os dias, mas rezam o terço o dia todo e participam da missa pela TV. Não podem ler, mas os sobrinhos lêem as orações escritas, enquanto elas acompanham fervorosamente.
Perguntamos qual o segredo desta vida tão longa? Elas responderam, com tranqüilidade dos sábios, que não há segredos para um vida longa e feliz: "DEUS É QUEM DEU!"
Nenhum comentário:
Postar um comentário