Esta é a página virtual do Jornal Partilhando, o informativo da Paróquia de Santo Antônio - Santo Antônio do Monte, MG

quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

Harmonia Conjugal

Autores: Ricardo J. M. Horta e Simone Maria B. S. Horta - Encontro de Casais com Cristo - ECC
Originalmente publicado no Jornal Partilhando em Julho/2006 - edição 16

No livro de Gênesis nos é relatado que Deus criou o homem e, vendo que não era bom que ele vivesse só, criou a mulher de sua costela, colocando-os para viverem juntos, procriarem e povoarem a terra.

Ao criar a mulher da costela do homem, Deus demonstrou a igualdade dela para com ele em todos sentidos, para que andassem lado a lado e fossem felizes. Assim, Ele ordenou que o homem deixasse pai e mãe, se unisse a uma mulher, e se tornassem uma só carne.

Com essa atitude Deus nos presenteou, segundo o Papa João Paulo II, com um instrumento para a nossa salvação: a família. Então, Deus abençoou esta união com um sacramento – o Sacramento do Matrimônio - através do qual os casais se uniriam, constituiriam famílias e viveriam felizes, com o objetivo da santificação.

Harmonia conjugal é o resultado equilibrado de um conjunto das ações do casal durante o relacionamento diário onde o nosso objetivo é nos doarmos em favor de nosso cônjuge, fazendo-o feliz. Ninguém casa para ser feliz, e sim para fazer o seu amado feliz. Uma vez, casados, nós devemos viver em harmonia, com alegria.

A vida cotidiana nos apresenta fatos e situações injustas que nos entristecem, geram dissabores, angústias e raiva e fazem com que cometamos atos impensados contra quem amamos, minando nossas relações. Devemos tomar cuidado para que o relacionamento conjugal não se destrua.

Lembremo-nos que fomos abençoados por Deus e que, ao nos casarmos, ministrarmos o sacramento do matrimônio - um para o outro - jurando sermos fiéis e fazermos nosso cônjuge feliz. O caminho para resolver os problemas é o diálogo conjugal. E o que é um diálogo conjugal?
O Diálogo Conjugal é uma conversa com dia e hora marcados com a presença de Deus. Nesse momento, você, seu cônjuge e Deus estarão presentes, não para reclamar; mas para colocar na mesa os problemas, os sucessos, as alegrias, as preocupações, enfim, para trocar idéias, sorrir e perdoar. Todo diálogo conjugal começa com uma oração invocando o Espírito Santo que, durante o diálogo, ajudará para que haja entendimento.

Você, nesse momento, deve pensar e agir como se nesse dia e hora, o direito de falar fosse do outro, sem que você retruque ou se justifique. Apenas deve escutar e meditar sobre o assunto, para, mais tarde, em outro diálogo, conversarem expondo as conclusões a que ambos chegaram. Esse momento estará sendo realizado na presença de Jesus, pois Ele disse em Mateus 18,20 que "Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, aí estarei no meio deles". Portanto, cuidado!

Enfim, ninguém, nem nada, é perfeito. Somos todos passíveis de erros. Podemos, através do diálogo, resolver todos os pontos conflitantes de nosso relacionamento e corrigir os erros. Ao fazermos isso, estaremos caminhando seguramente para conseguir a sonhada Harmonia Conjugal, que dará equilíbrio e segurança para o casal e para toda a família.

O grande segredo para se conseguir a Harmonia é equilibrar defeitos e virtudes. Ninguém é de todo ruim e nem totalmente bom.

Em suma, onde reina o amor, o fraterno amor, Deus aí está!!!

E onde Deus estiver, a família jamais estará ameaçada, por nada, nem por ninguém.

Nenhum comentário:

Snap Shots

Get Free Shots from Snap.com
Powered By Blogger