Coroinhas a serviço do Altar
Originalmente publicado no Jornal Partilhando em Julho/2006 - edição 16
A pedido de nosso Pá-roco Monsenhor Olavo foram instituídos em nossa paróquia os coroinhas. Nanete e Taminha convidaram os meninos e meninas da Catequese de Perseverança junto com Fabrício, que os preparou com a ajuda do seminarista Marcelo e as orientações do Mons. Olavo, sob a inspiração do Espírito Santo de Deus.
São vinte coroinhas atualmente e, a cada dia, mais vocações para esse serviço têm atendido ao chamado de Deus. Com o exemplo de trabalho, de esforço, de dedicação e, principalmente, de amor pelas coisas de Deus, já há mais cinco candidatos respondendo ao chamado de Cristo para o serviço do altar.
Por que foi escolhido São Tarcísio? Por que ele é padroeiro dos Coroinhas e dos Ministros Extraordinários da Sagrada Eucaristia. E porque com seu exemplo de menino puro e santo, serviu a Deus e a Igreja no irmão necessitado, levando o Cristo ressuscitado no pão e no vinho consagrados para os cristãos que estavam presos na época das perseguições do Império Romano. E mais ainda porque deu a sua própria vida em defesa da Sagrada Eucaristia.
O que significa Coroinha? Coroinha vem de coro (coral). Na época, além de cantarem no coro, os meninos fora chamados a ajudar também nas celebrações litúrgicas, servindo o altar. Daí o nome Coroinha.
O que significa acólito? Acólito significa aquele que serve. Lembrando que os coroinhas no altar não são simplesmente um "enfeite", mas uma presença marcante pelo serviço de fé e amor. Em agosto será celebrada a festa de São Tarcísio. Venha participar com agente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário