Esta é a página virtual do Jornal Partilhando, o informativo da Paróquia de Santo Antônio - Santo Antônio do Monte, MG

domingo, 28 de janeiro de 2007

O mundo está em suas mãos

Originalmente publicado em Partilhando em Dezembro/2006 - edição 21

Cara, você sabia que tem um monte de dons? Que tem energia, vitalidade? E que essas coisas lhe foram dadas por Deus? Pois bem, o que está fazendo com elas? Você está usando, desperdiçando ou fingindo que não sabe?

Tenho certeza de que você, como quase todos os jovens, quer fazer deste mundo um lugar melhor e fica revoltado quando vê tanta coisa errada por aí. Se você é assim mesmo, saiba que não é o único ou única. Hoje tem muita gente que está se mexendo, que está fazendo alguma coisa pelo outros. Eles sabem que o mundo está nas mãos deles e não querem deixá-lo cair. Na verdade, querem tratá-lo bem e sabem que podem fazer isso. Eles são o que hoje chamamos de voluntários.

A palavra voluntário vem do latim voluntas, que quer dizer vontade. Ser voluntário é ter vontade. É querer usar a sua energia, os seus dons, para fazer o bem, esperando apenas ter sucesso com suas ações, sem procurar ter ganhos com isso. Afinal, voluntário que cobra recompensa não é voluntário. É mercenário.

Há muita coisa errada nesse mundo: pessoas sendo maltratadas e passando necessidades; a natureza sendo agredida, o crime e as drogas se alastrando. Talvez você pense: "sou um só, não posso fazer nada". Aí é que você se engana. Dizem que havia, numa praia, certa vez, um menino que se preocupava em recolher as estrelas-do-mar que tinham sido jogadas na areia pela maré. Ele as devolvia ao oceano antes que morressem. Um homem viu aquilo e questionou: "ora, são tantas estrelas-do-mar que você nunca vai conseguir salvá-las todas. Para quê ter todo esse trabalho?" O menino tinha uma nas mãos, que levava cuidadosamente para devolver ao oceano. Ele respondeu: "mas, pelo menos para esta, eu fiz a diferença".

Você pode fazer a diferença. Para uma criança faminta, para um trabalhador analfabeto, para um velhinho solitário, para um doente sofredor. Não esqueçamos que Jesus disse que quando fazemos o bem a um dos irmãos pequeninos, é a Ele que fazemos o bem (Mt 25, 40).

Por isso, ser voluntário na obra certa é contribuir para a construção do Reino de Deus. O mal entra onde as pessoas querem excluir Deus e a melhor forma de combater o mal não é com exércitos, com partidos, com passeatas. Não é conquistando o poder que se vence o mal. É conquistando e convertendo os corações. É deixando Deus neles entrar. E para isso, claro, precisamos deixá-Lo entrar primeiro no nosso coração.

A melhor forma de ser voluntário é colaborando com a construção do Reino, participando das obras, dos movimentos, das pastorais da Igreja. Não costumamos lembrar disso, mas quem dedica seu tempo para organizar um encontro sem nada receber em troca, é voluntário. Quem gasta seus fins de semana ajudando a catequizar, quem se empenha para recolher donativos, quem busca ajudar as famílias, as crianças e os jovens, quem trabalha para divulgar a Palavra de Deus e faz essas coisas sem pensar em recompensas aqui na terra, sem procurar reconhecimento ou elogios, é voluntário.

Procure conhecer os movimentos da Igreja. Certamente em algum deles você poderá usar seus dons em prol do Reino de Deus. Mas não fique aí parado, reclamando do mundo, gastando seu tempo com coisas inúteis. Dedique algo de sua vida a Deus. O mundo está está em suas mãos. Não o deixe cair.

Nenhum comentário:

Snap Shots

Get Free Shots from Snap.com
Powered By Blogger