Conheça Melhor: José Francisco e Blandina
Entrevista a Maria Luísa Couto
Originalmente publicado no Jornal Partilhando em Julho/2006 - Edição 16
"Eu e minha casa serviremos ao Senhor" (Js 24,15).
Este versículo expressa bem a vida de José Francisco e Blandina. Eles estão casados há 40 anos, são pais de 4 filhos e avós de 5 netos. Sempre estiveram ativos na Igreja, são cursilhistas e encontristas. José Francisco é um dos ministros da Eucaristia mais antigos. Chamado há 16 anos, diz ter se sentido "pequeno" para este compromisso, mas foi encorajado pelos companheiros a receber uma graça a mais, a cada dia. Blandina começou há um ano e meio e tem experimentado momentos fortes por levar Jesus Eucarístico aos enfermos, pois sente amor e alegria na acolhida em suas casas.
O Ministério da Eucaristia é por excelência um serviço à humildade, pois o ministro se despoja de si mesmo. Por isso se veste de branco para conduzir o Senhor. Este Despojar é espiritual, mas muitas vezes, significa deixar a família, o descanso e o lazer para ir ao encontro do doente, do idoso, da família enlutada, da comunidade rural e de tantos outros serviços. A família teve papel importante nestas horas. Segundo Zé Francisco, ele confiava e entregava tudo a Deus e encontrava sempre a família tranqüila, lhe transmitindo apoio e alegria.
Perguntamos como ele avalia estes tantos anos como ministro da Eucaristia. Em sua opinião foi mesmo um chamado de Deus na perseverança. Ele disse que uma graça muito especial foi a de levar a Jesus Eucarístico para a sua mãe, que está enferma.
Queríamos saber também qual o segredo de se manter assim tão em paz e de transmiti-la aos outros. Falou-nos que o importante é levar muito a sério o compromisso que fez diante de Cristo, porque a paz verdadeira só Ele pode nos transmitir.
Já nos acostumamos a vê-los juntos nas celebrações, sempre dedicados à fé, servindo a Deus e à Igreja, e por isso fizemos à Blandina a nossa tradicional pergunta de como encontrar tempo para a família e para Deus. Disse-nos ela, com toda a sabedoria, que basta que O deixemos conduzir o nosso tempo. Cuidemos das coisas de Deus, que Ele cuidará das nossas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário