Esta é a página virtual do Jornal Partilhando, o informativo da Paróquia de Santo Antônio - Santo Antônio do Monte, MG

quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

Conheça Melhor: José Geraldo Dias

Um homem dedicado aos idosos
Entrevista a Maria Luísa Couto
Originalmente publicada no Jornal Partilhando em Dezembro/2005 - edição 9

Uma pesquisa recente aponta que em 2010 o Brasil terá 25% de sua população constituída de idosos, ou seja, homens e mulheres com idade acima dos 60 anos. O Lar Vicentino de S.A.Monte, ou "asilo", como ainda é conhecido, foi fundado em 1974 por iniciativa de Maximiniano Dias Salvador e com a ajuda da comunidade. Hoje abriga 35 internos, o mais velho tem 88 anos e a mais nova 34. Os internos se dividem entre aqueles que chegaram ao entardecer da vida e aqueles que são portadores de alguma deficiência. São oriundos do próprio município e de cidades vizinhas, como Moema, Itapecerica e Pedra do Indaiá. A maioria tem famílias, mas por tantas razões, entre elas a falta de recursos, procuram o abrigo.

Desde menino, José Geraldo Dias esteve por ali, no Lar Vicentino, ora ajudando nos banhos dos velhinhos, ora passeando ou levando uma boa música para eles apreciarem.
Seguindo o exemplo de São Vicente, hoje ele pode dedicar muitas horas mais aos idosos e doentes, pois, eleito presidente do Lar Vicentino, tem uma tarefa árdua de gerir a entidade com parcos recursos: são 11 funcionários, alimentação, remédios, roupas, água, luz, etc. Tudo isto para ser bancado com os benefícios dos próprios internos. Almas generosas dão valiosa contribuição: os açougues, os supermercados e os sacolões de verduras. Há doadores de fraldas e as Conferências Vicentinas dão ajuda material e apoio espiritual, além de fazerem constantes visitas.


Partilhando: Qual a maior dificuldade em realizar esse trabalho?
José Geraldo: O mais difícil é substituir a família dos internos, pois os idosos são muito carentes.

Partilhando: Quais são os seus projetos para o próximo ano?
José Geraldo: Fomos orientados pela Vigilância Sanitária e em cumprimento ao Estatuto do Idoso, a fazermos muitas mudanças em nosso espaço físico e precisamos urgentemente dar início a estas obras, como trocar os pisos para que não sejam escorregadios, instalar corrimãos, construir novos banheiros, quartos arejados, aparelhar a lavanderia, substituir as janelas com vidros e outras coisas. Também é nosso projeto criar uma praça de lazer para melhorar a qualidade de vida dos internos.

Partilhando: Como a comunidade pode colaborar?
José Geraldo: A ajuda do piopulação em geral será de suma importância para a conclusão destas obras: doações em dinheiro e materiais de construção. Lembramos que o dinheiro é administrado pelos membros desta comissão, que prestam contas ao Conselho Central. Queremos comprar ainda um som e uma televisão maior para os moradores do Lar Vicentino.

Partilhando: Como é o projeto "Adote um Velhinho"?
José Geraldo: Vamos lançar esta campanha brevemente, não queremos presentes ou doações materiais para os internos, queremos apenas que as pessoas os visitem regularmente, levando-os para passear, conversando com eles, dando, enfim, o carinho perdido da família.

Partilhando: Como os voluntários podem contribuir?
José Geraldo: Nós temos a ajuda de alguns cabeleireiros e barbeiros e uma dentista. Mas nos faltam médicos, fisioterapeutas, profissionais da área de educação física, de entretenimentos, dança, artes etc. O importante é melhorar a qualidade de vida dos internos.

Partilhando: Como é dado o suporte espiritual?
José Geraldo: Semanalmente é celebrado um culto na Capelinha, a partir de 11 de dezembro, será às 16:00 horas.

Nenhum comentário:

Snap Shots

Get Free Shots from Snap.com
Powered By Blogger