Esta é a página virtual do Jornal Partilhando, o informativo da Paróquia de Santo Antônio - Santo Antônio do Monte, MG

quinta-feira, 10 de maio de 2007

Ser Catequista

Autora: Maria Auxiliadora - Catequese Paroquial

Quando falamos de catequistas, entendemos que são todas as pessoas que trabalham na educação da fé, os que preparam para o batismo, eucaristia, crisma e matrimônio, visitam aos doentes, são líderes na comunidade e nos grupos de oração.

Catequistas são todos aqueles que ajudaram as pessoas a crescerem no conhecimento da mensagem cristã e os conduzem a uma experiência de Deus. O catequista tem como interlocutor a pessoa humana em suas diversas fases dentro do contexto sócio-cultural, econômico e religioso.

A catequese com as crianças é necessária porque esaa fase se caracteriza pela descoberta inicial do mundo. É o tempo da primeira socialização, da educação humana e cristã na família, na escola e na comunidade. É a etapa decisiva para o futuro da fé, pois nela, através do Batismo e da educação familiar, a criança faz sua iniciação na fé.

Nessa fase, alguns aspectos devem ser considerados para a formação cristã: educação para a oração pessoal, comunitária e litúrgica, a iniciação do uso correto da Sagrada Escritura.

É preciso cuidar da apresentação correta dos conteúdos, de forma adequada à sensibilidade infantil, da adaptação da linguagem e simplificação de conceitos. Precisa-se conhecer o seu universo para iniciá-los na fé.

Além das faixas etárias, a comunidade deve levar em consideração as situações especiais, a questão cultural, as pessoas com deficiência, os casos canonicamente irregulares, o ecumenismo, enfim, as diversas situações que envolvem o universo do catequizando.

Frei Bernardo dizia: o catequista precisa trazer numa mão o jornal e na outra Palavra de Deus, precisamos estar em contato com duas fontes: a Bíblia e a realidade humana.

Este método tem por finalidade educar para Ação- Reflexão, assim como fez Jesus, que se preocupou em educar seus discípulos para uma reflexão, partindo da vida (pobres, crianças, doentes, excluídos...) para apresentar a Palavra de Deus. Podemos compará-lo com a luz existente dentro de casa. Ela ilumina todo o ambiente isto é, nos mostra qual a vontade de Deus em relação à vida das pessoas, seus sonhos, necessidades, valores, esperanças...

Nenhum comentário:

Snap Shots

Get Free Shots from Snap.com
Powered By Blogger