Esta é a página virtual do Jornal Partilhando, o informativo da Paróquia de Santo Antônio - Santo Antônio do Monte, MG

quinta-feira, 10 de maio de 2007

As mães e as dádivas de Deus

Pensando em homenagear todas as mães, o nosso Jornal visitou três mães, cada uma com seu jeito tão especial de ser mãe e mulher.

Maria da Conceição Lameu, mais conhecida com D. Sinhá.

Para D. Sinhá, ser mãe é uma dádiva que Deus concede, nos confiando filhos. Ela teve duas filhas. "Uma voou para o céu", ela relata, e depois veio Maria Lúcia, um grande presente após 8 anos do falecimento de Regina do Rosário. A primeira vez que D. Sinhá ouviu a palavra "mamãe" foi em um sonho que teve com sua filha Regina do Rosário, aos pés de N. Sra. do Rosário, com uma coroa de flores na mão, dizendo: "mamãe esta é minha". Quanta saudade no olhar dessa mãe, mas quanta confiança de que sua filha tão querida está com a Mãe do Céu!
Em Maio, mês de Maria , com 5 anos, D. Sinhá começou a coroar Nossa Senhora. Por muito tempo tinha essa alegria e diz que com 79 anos foi convidada para coroar no dia das mães. Era filha de Maria, participou da Pia União, Cruzada Eucarística, uma Irmandade para as crianças que faziam a Primeira Eucaristia.

É devota ao Sagrado Coração de Jesus, ao Rosário de Nossa Senhora, e reza também o oficio. É zeladora do Apostolado há 58 anos e, com seus 82 anos, ainda participa das reuniões que acontecem na sua casa onde também sua irmã D. Cototinha com 92 anos participa também, ela é a zeladora mais antiga da cidade, nos relata que ela recebeu a fita das mãos do Padrinho Vigário. Participou de corais, era soprano e solista, cantou em muitos casamentos, participava de aulas de música e do Coral da Banda a quatro vozes.

Deixa uma mensagem para as mães cristãs, do seu desejo de que todas rezem o terço, o oficio de Nossa Senhora e que sejam boas mães. D. Sinhá, filha de Maria da Paz de Jesus, teve 14 irmãos, atualmente são 2: D. Cototinha e sr. Otaviano Celestino.

D. Cornelia de Sousa da Silva, D. Cornelinha.

Muitos fatos importantes relatou, fatos marcantes que compõe um pouco de sua história. Com 12 anos, assumiu a responsabilidade de ser professora no Capão Amarelo, com determinação e fé. Depois foi para São José dos Rosas como substituta e lembra com orgulho o desempenho de seus alunos. Muitos ainda hoje agradecem, dizem, sobre as orações realizadas para ela, por tudo que pode ensinar.

Seu trabalho na Igreja no mês de maio é intenso, sempre preocupada em fazer seu exame de consciência para verificar se está agradando a Deus com suas atitudes. D. Cornélia lembra do silencio de Maria nos momentos de dor, lembra de seu terceiro filho que morreu. Ela conta que seu pensamento está sempre em Deus. Sua história com o Apostolado de Oração foi marcante e muito bonita, disse seu sim e por isso pode contribuir muito com seu desenvolvimento em nossa paróquia.

Casada há 71 anos com sr. Amador, 12 filhos, 9 vivos, 30 netos e 18 bisnetos.

Edilamar, mãe, filha, médica, amiga, casada com Dr. Vicente Bolina, participa de nossa comunidade paroquial no Movimento de Cursilho. Ela deixou uma bonita mensagem para as Mães:

"Ser Mãe é doar-se um pouco a cada dia. Porque mãe é aquela mulher forte que não mede esforços ou sofrimentos para ver a felicidade de seus filhos. Mãe é aquela que está sempre com os pés na terra mas o coração em Deus.

Mãe é aquela que cria, educa, ajuda, entende e orienta. Mãe é aquela que fica do lado do filho doente, sem arredar o pé um instante. Mãe espera o filho que não chega, rezando para que ele volte com segurança. Mãe é aquela que se alegra e se orgulha do filho quando ele recebe seu diploma,vai bem no estudo ou no trabalho.

Ser Mãe é aceitar a gravidez e o filho como um presente de Deus. É cuidar de si: do corpo, da alimentação, não fumar, não beber ou usar outras drogas, fazer pré-natal corretamente e com responsabilidade, sabendo que de tudo isto depende a saúde daquele ser tão indefeso que está crescendo no seu ventre.

É sentir a criança mechendo dentro do seu ventre, perceber o volume do abdome crescer e poder agradecer a Deus por poder ser um instrumento dele na criaçao de mais um filho amado do Pai.

Mãe: uma palavra tão pequena, mas com um significado infinito, pois quer dizer amor, dedicação, renúncia a si própria, força e sabedoria. Ser Mãe não é só dar a luz e sim, participar da vida dos seus frutos gerados ou criados. Obrigado por termos você."

Nenhum comentário:

Snap Shots

Get Free Shots from Snap.com
Powered By Blogger