Esta é a página virtual do Jornal Partilhando, o informativo da Paróquia de Santo Antônio - Santo Antônio do Monte, MG

sábado, 24 de novembro de 2007

Uma nova funcionalidade em Partilhando Online

Colocamos uma nova funcionalidade no jornal Partilhando Online: o Snap Shots. Sempre que você colocar o mouse sobre algum link, aparecerá uma pequenina janela mostrando como é o site lincado. Por exemplo. Colocando o mouse sobre a palavra aqui, aparece uma janela mostrando como é o site do Vaticano. Assim, antes de clicar, você pode ter uma idéia de para onde está indo.

Se você não tiver gostado da novidade, sem problema. É só clicar no ícone da engrenagem, que fica no canto superior direito da janelinha do Snap Shots e lá você pode desabilitar essa funcionalidade.

Igreja Online

Existe na internet (e já tem algum tempo) um site que podemos considerar um dos mais completos catálogos de páginas católicas: é o Igreja Online. Tudo fica numa página só, então é muito simples de usar e de achar. Tem sites de dioceses, paróquias, movimentos, pastorais, editoras, ordens religiosas, comunidades católicas, blogs, agências de notícias, canais, grupos de jovens, Bíblias online e sites católicos em geral. É muito rico e está sempre sendo atualizado. Vale muito a pena conferir.

sábado, 17 de novembro de 2007

Jornal Partilhando nº 32 - Novembro de 2007

Esta é a edição nº 32 do Jornal Partilhando, de novembro de 2007. A versão impressa já está circulando na cidade, sendo distribuída nas missas e nos pontos tradicionais. Garanta o seu!

Índice

Veja o que você encontra na edição deste mês do Jornal Partilhando:

- Palavra do Pastor: Os Discípulos Missionários
- Capa: Você também pode ser santo
- Pastilhando Jovem: Vestibular - Tá na hora. E agora?
- Artigo: A Vida
- História da Salvação: Os Juízes de Israel
- Conheça nossa Igreja: RCC
- Quarto Restaurar-te
- A Paróquia é Notícia
- Homenagem a Santo Antônio do Monte
- Agenda

Palavra do Pastor: Os Discípulos Missionários

Autor: Monsenhor Olavo J. Sobrinho

Ser discípulo de Jesus na realidade do nosso cotidiano é o convite da VI Conferencia de Aparecida, e com certeza precisamos fazer com que isto se torne real nas nossas comunidades. Pelo batismo, já recebemos essa marca, esta missão: Evangelizar.

Contudo, a realidade que vivemos é desafiante, os problemas existem nos âmbitos econômico, cultural, político, ecológico etc. e é neste emaranhado que somos convidados a fazer história, a enfrentar os desafio, a ser discípulos a levar a boa nova da vida na família, no trabalho, construindo o Continente da Esperança e do Amor. Somente assim vamos conquistar nossa santidade. É também fundamental e não podemos deixar de lado a Comunhão, pois uma ação isolada pouco produz. Devemos buscar forças na comunidade, na paróquia, nos bispos e nos consagrados, culminando em Jesus Cristo – o Caminho único que salva.

Devemos ser discípulos não escravos de estruturas e leis. Devemos ter coragem de renunciar ao que impede a caminhada fraterna, ao que é peso, lembrando sempre o valor, a dignidade da pessoa.

Queridos, a Igreja está agora neste limiar; a Conferência de Aparecida é um marco para uma evangelização libertadora, se for colocada em prática. Procuremos ser discípulos de Jesus sem distinção e até questionando estruturas e que Deus nos abençoe.

Você também pode ser santo


Tem gente que fala, com certo orgulho, uma frase muito triste: “Eu não quero ser santo”. Quem fala uma coisa dessas provavelmente está pensando no seguinte: “santo é aquele que abandona os prazeres, vive de sacrifícios, aceita os sofrimentos. Isso é muito chato e eu quero é diversão”.

O mundo de hoje não gosta muito de Deus. Ridiculariza as pessoas que têm fé. Despreza a religião. Por isso, o mundo de hoje pinta o Céu como um lugar tedioso, com gente tocando harpa, e o inferno como um lugar onde as pessoas parecem estar alegres, dançando e se divertindo. Ora, isso não passa de uma armadilha: fazer o demônio parecer um cara legal, e seus domínios um lugar de prazeres. Nada mais errado! Prazer verdadeiro, alegria e felicidade completas, só existem no Paraíso, junto de Deus. E, no inferno, só há solidão e dor.

Ser santo significa buscar o Reino de Deus, significa lutar para estar junto dEle no Paraíso. E há muitos caminhos que levam ao Senhor. Há homens e mulheres santos que largam tudo e vão viver em oração, nos mosteiros e conventos. Há homens e mulheres santos que se dedicam a servir ao próximo, seja por meio do sacerdócio, seja por meio da caridade. Há homens e mulheres santos que vivem a santidade vivendo uma vida comum, cuidando de suas famílias, mas buscando fazer apenas o que agrada a Deus. Ora, ao longo de todos esses séculos, houve santos que, em vida, foram padres ou papas. Houve também alguns reis e rainhas. E houve donas de casa, operários, médicos, pensadores, pessoas humildes. Houve, inclusive, soldados como São Sebastião, Santo Expedito e São Jorge. Isso significa o seguinte: você também pode ser santo.

Santo é aquele que ama a Deus acima de tudo e demonstra isso com o amor ao próximo. Santo é aquele que procura ser virtuoso e tenta não pecar, mesmo que caia, mesmo que tenha dificuldades. Santo é aquele que pensa no bem do próximo antes de pensar em si mesmo. Santo é aquele que, aos poucos, vai aprendendo a resistir às tentações. Santo é aquele que busca agradar a Deus mais do que satisfazer suas próprias necessidades. Santo é aquele que vai deixando para lá bobagens como orgulho, apego excessivo aos bens materiais. É exercitando essas características que o homem santo e a mulher santa vão se fortalecendo e aprendendo a vencer a dor e o sofrimento. É assim que descobrem que prazer, de verdade, é aquele que nos aguarda no Paraíso e não as sensações passageiras que temos neste mundo.

Ora, é bem possível que você conheça pessoas assim. Pode haver santos ao seu redor neste momento. Você pode ser assim também. Você, na verdade, precisa ser assim.

Nós só temos nossa breve vida para escolher para onde queremos ir: para o Céu, onde estaremos juntos de Deus, ou para o Inferno – onde ficaríamos longe dEle para sempre. E para chegar ao Céu é necessário ser santo. Ou, pelo menos, se empenhar para ser. Aqueles que desistem, estão, na prática, comprando suas passagens para o Inferno.
Ou seja: santos não são apenas aqueles a quem rezamos por ajuda, que têm imagens nos altares e dias de festa. Certamente há muitos santos que não conhecemos ainda. Cada um de nós pode ser um deles.

Para isso, é preciso tomar uma decisão, fazer uma escolha. É a escolha de começar a seguir os passos de Jesus Cristo. De procurar viver como Ele viveu. Amar como Jesus amou. Sentir como Jesus sentia... Isso não é fácil, certamente. É um caminho difícil, mas um caminho cujo final é, na verdade, um começo: a Vida Eterna.

Nós podemos ser santos. Podemos aprender a compartilhar nosso tempo e nossos bens com quem precisa. Podemos aprender a ter compaixão. Podemos aprender a segurar nossos desejos – inclusive os sexuais – para satisfazê-los do jeito certo, na medida certa, na hora certa. Podemos aprender a superar o sofrimento. Podemos aprender a superar o medo e a fraqueza. Podemos aprender a viver as virtudes. O que precisamos combater em nós? Ora, o orgulho, a preguiça, a inveja, a avareza, a luxúria, a gula e a ira. São os chamados “Sete Pecados Capitais”. Por que “capitais”? Por que são os principais e qualquer um deles, sozinho, pode nos conduzir ao inferno. Mas ao lutar contra eles, nós desenvolvemos virtudes como a humildade, a caridade, a justiça, a prudência, a fortaleza, a esperança, a fé e a temperança. Se conseguirmos desenvolvê-las bem, pouco a pouco, estaremos nos santificando.

Para ser santo, no entanto, não basta querer. Precisamos contar com a graça de Deus. Por isso, precisamos pedir. Precisamos ter fé e orar constantemente para que Deus nos conduza, nos purifique, nos aceite entre seus eleitos. Precisamos pedir a Ele a força para lutar contra o pecado. E, aqueles que querem de verdade, Deus socorre.

Vestibular - Tá na hora. E agora?

Esse é um dos momentos mais importantes da vida de muita gente. Passar por ele parece até obrigatório, embora, na verdade, não seja. Pensar nele causa irritação. Quando ele vai se aproximando, o nervosismo vem vindo junto. E na hora H, não há quem não trema um pouco. É ele mesmo: o vestibular.


É quase um rito de passagem. O jovem fica um ano (às vezes mais) meio que separado do mundo. Seus amigos vão dançar e ele está lendo os livros da prova de Literatura. Seus amigos conversam sobre o novo filme que saiu e ele está aprendendo estequiometria. Seus amigos o chamam para dar um passeio e lá vai ele estudar logaritmos outra vez. Sua vida agora é a geometria e a Guerra dos Cabanos. É o eletromagnetismo e o ciclo de vida das samambaias. Até que um dia ele tem que se colocar à prova: mostrar que esse ano de estudos valeu a pena.
É preciso fazer valer. É preciso levar a sério. Por mais chata que essa rotina seja às vezes, por mais inúteis que muitos dos conteúdos estudados pareçam, é preciso perseverar. Não se consegue nada sem sacrifício, nós sabemos. Quem quer passar no vestibular tem que abrir mão de algumas coisas para conseguir outras.

Mas, se no fim das contas, o resultado não for a vitória, não se deve desanimar. É possível tentar de novo. É possível continuar, prosseguir. A perseverança é uma virtude muito importante. Ninguém deve desistir por causa de um fracasso. A vitória pode estar esperando logo ali, adiante. E, na segunda tentativa, é preciso corrigir os erros cometidos na primeira. Não houve dedicação suficiente? Então que o empenho aumente agora.

Por outro lado, é muito importante ter em mente que o vestibular, o ingresso numa faculdade não são etapas obrigatórias, não são um destino com o qual devamos nos conformar. É perfeitamente possível ser feliz, ser bem sucedido, em trabalhos que não tenham a ver com carreiras universitárias. Cada pessoa sabe fazer bem alguma coisa, e cada um gosta de fazer alguma coisa. Quando o saber fazer e o gostar de fazer se encontram, aí poderá estar a realização pessoal. É possível ser feliz como empregado, como profissional liberal ou montando o próprio negócio. O importante é trabalhar com honestidade e com dedicação.

Algumas pessoas tentar fazer o vestibular porque foram condicionadas a isso: ou os pais obrigam, ou a escola faz parecer que não há outros caminhos, ou a pessoa está de olho mesmo é no status. Infelizmente, há muita gente nessa situação que acaba quebrando a cara...

Porém, se você acha que o seu caminho é esse mesmo, então vá em frente. Mas vá mesmo, com determinação e sem preguiça. Prepare-se de verdade, estudando com afinco.

Mas não deixe os estudos separarem você do mundo. Alguns sacrifícios você terá que fazer, é certo, mas não deixe que eles sejam tantos que, no fim das contas, a sua vida é que acaba sendo sacrificada. Não se distancie da família nem dos amigos. Separe um tempo, talvez os fins de semana, para estar junto das pessoas de quem você gosta. Separe um tempo para esquecer dos livros e da pressão de ser aprovado. Do contrário, seu nervosismo só aumentará.

E o mais importante: não se distancie de Deus. Não deixe de rezar, de ir às missas e de participar de encontros e movimentos. A aprovação num exame não é mais importante do que a salvação de sua alma. E, afinal, ninguém pode ajudar você mais do que Deus.

Se você vai prestar vestibular neste final de ano, boa sorte! Se você está de olho é no ano que vem, então prepare-se bem - e tudo vai dar certo.

A Vida

Autor: Nilson A. Silva - PJ

Deus, eterno e perfeito, deu-nos a vida por amor e por amor mantém a nossa existência. Deus, vivo e onipotente, por sua vontade quis que pudéssemos viver aqui na terra e, um dia a seu lado, vivermos na eternidade contemplando a sua glória e gozando da felicidade perfeita. Deus, no infinito de sua sabedoria, deu-nos a capacidade de sabermos da sua existência e pôs em nosso coração o desejo de estarmos a seu lado. Deus encheu-se de amor por nós e derramou em nossa alma este amor tão ardente e tão magnífico.

Jesus, a Palavra de Deus que se fez homem e quis compartilhar de nossa vida humana, esteve na terra para nos mostrar as maravilhas que o Senhor preparou para cada um de nós na eternidade. Jesus experimentou as dores e as alegrias que sentimos, enfrentou as dificuldades e solidões por que passamos, conviveu com amigos e parentes da mesma forma como também nós convivemos.

Jesus, quando chegou diante do túmulo onde tinham colocado Lázaro, comoveu-se profundamente e chorou pelo amigo. Ora, Jesus e Lázaro eram amigos e o Senhor sempre deu um imenso valor às amizades. Jesus sofreu a dor da perda do amigo estimado, como tantas vezes também nós sofremos. Por isso, o Senhor chorou. E tão grande foi a dor que Jesus sentiu que ele, que é o Senhor da vida, mandou que Lázaro se levantasse e voltasse a viver. E ele saiu vivo!

A vida, dom mais perfeito de Deus, é a manifestação mais perfeita da glória de Deus. Viver é glorificar a Deus e reconhecê-lo como Senhor e Criador de todas as coisas. Reconhecer o direito à vida é reconhecer a soberania de Deus sobre toda a criação. Tudo foi feito por Deus, por isso tudo pertence a Deus. A vida de cada pessoa pertence a Deus desde o princípio até à eternidade. A vida de cada ser vivente pertence a Deus desde o princípio até o seu fim.

Quem ama a Deus, ama a vida que o Senhor dá e respeita a vida de seu semelhante e a vida de todos os seres viventes.

História da Salvação: Os Juízes de Israel


Quando Josué morreu, os hebreus já tinham se estabelecido em Canaã. A partir daí, aqueles que governaram o povo israelita ficaram conhecidos como “Juízes”. A história dos Juízes está situada entre 1200 a 1020 anos antes de Cristo. Foi um tempo cheio de dificuldades, com a continuação da conquista da Terra Prometida.

Os Juízes eram os chefes que governavam, de forma vitalícia, as tribos de Israel (lembra-se delas? Eram doze, cada uma com o nome de um dos filhos de Jacó). Esses administradores era os “Juízes Menores”. Houve tempos em que surgiram grandes dificuldades, situações de guerra, quando surgiram líderes carismáticos que uniram e guiaram as tribos na luta contra os inimigos. Esses líderes foram chamados de “Juízes Maiores”.

Os juízes menores foram: Samgar, Tola, Jair, Abesã, Elon e Abdon. Os juízes maiores foram: Otoniel, Aod, Débora e Barac, Gedeão, Jefté e Sansão.

A grande dificuldade enfrentada pelos juízes no governo dos israelitas era a infidelidade a Deus por parte do povo, que muitas vezes se voltava para o culto aos deuses pagãos. Outra dificuldade era enfrentar e vencer os povos cananeus que ainda resistiam.

Débora conseguiu a vitória sobre os reis cananeus que habitavam as terras centrais e, assim, possibilitou a união entre as tribos do norte e as do sul. Gedeão, que a princípio relutou em assumir a liderança dos hebreus, tentou reorganizar o povo e conseguiu vencer os reis de Madiã. O jovem Sansão lutou contra os filisteus, que haviam se estabelecido na região costeira e se tornaram uma ameaça séria aos hebreus. Era um homem muito forte, muito corajoso, mas também pouco prudente. Ele acabou se apaixonando por Dalila, que o traiu e o entregou aos seus inimigos, os filisteus, que o mataram.

O tempo dos juízes termina com o início das atividades do profeta Samuel, considerado o último dos Juízes. Quando Samuel envelheceu, os israelitas começaram a pressioná-lo para que escolhesse para o povo não um novo juiz, mas, agora, um rei. Antes de conhecer sua história, entretanto, vamos conhecer, no próximo mês, o primeiro livro da Bíblia inteiramente dedicado a uma mulher: Rute. Até lá, para saber mais detalhes, leia o Livro dos Juízes.

Conheça nossa Igreja: RCC

Renovação Carismática Católica: Ênfase no Espírito Santo


A Renovação Carismática Católica (RCC) é um movimento da Igreja surgido nos Estados Unidos em 1967. Tudo começou em um retiro espiritual na Universidade de Duquesne, na cidade de Pittsburgh. Alguns estudantes e professores participaram desse e de outros retiros, em que era enfatizada a ação do Espírito Santo na vida de cada um de nós. Rapidamente a Renovação Carismática chegou a outros países. No Brasil, ela começou em Campinas, em 1969, com o padre Eduardo Dougherty.

O Grupo de Oração é a base da estrutura da Renovação Carismática. Organizados geralmente nas paróquias e liderados por leigos, eles são formados por um número variado de pessoas, em reuniões que acontecem semanalmente.

Muitos dos grupos de oração deram origem às comunidades carismáticas, onde os laços de vida entre seus integrantes são mais estreitos. Estas comunidades têm várias estruturas, vocações, formas e graus de dedicação. Algumas delas foram muito importantes para o desenvolvimento e propagação da Renovação.

A RCC ressalta a necessidade de cada cristão confirmar, em suas ações, os votos feitos no batismo e na crisma e de buscar Jesus tendo como suporte os dons do Espírito Santo.

A Renovação Carismática coloca uma ênfase especial nas obras do Espírito Santo. Os Frutos do Espírito são amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança” (Gálatas 5:22). Ele também concede dons aos cristãos tais como os dons de profecia, línguas, discernimento, sabedoria, cura, fé, milagres, sabedoria e ciência. A Renovação Carismática Católica acredita que atualmente esses dons estão novamente sendo concedidos.

Quarto Restaurar-te

E aí galera que pertence à única Igreja fundada por Jesus Cristo! Louvado Seja Deus que nos deu a oportunidade de realizar, pelo quarto ano, o incrível e surpreendente encontro de jovens, o Restaurar-te.

Mais uma vez, com o Centro Paroquial Sagrada Família lotado com mais de 250 jovens, este encontro abalou as estruturas do inferno e levou o de mais precioso ao coração dos jovens, que é o Amor de Jesus por cada um de nós. Com animações, músicas, teatros, pregações e muita oração, todos os jovens que estavam ali não se arrependeram de deixar as coisas do mundo para se encontrar com o Nosso Senhor.

Neste encontro tivemos a presença de dois pregadores de Divinópolis, Wendel e Geovani, mas conhecido como Joca. Pregadores que levaram a palavra de Deus com autoridade e com desassombro. São João nos ensina que nós jovens somos fortes, a palavra de Deus permanece em nós e vencemos o Maligno.

Não adianta apresentar as árvores sem os frutos, Jesus disse que conheceríamos as verdadeiras obras pelos seus frutos, e aqui apresento alguns frutos:

Gostei muito, para mim foi de grande proveito. O momento que mais me marcou foi o momento de adoração ao Santíssimo Sacramento no domingo. Este encontro mudou o meu modo de pensar.” (Gabriella Cardoso).

Foi um encontro maravilhoso. Eu fiquei super feliz, pela primeira vez me senti tocada pelo Espírito Santo, senti o amor de Jesus e me senti libertada. Tudo isso agradeço ao pessoal do grupo de oração Frutos de Maria.” (Daniele Silva).

Eu gostei muito do Restaurar-te, pois foi uma experiência muito boa e diferente. Senti coisas que eu nunca pude imaginar e tenho certeza que era Deus.” (Higor Santiago).

Pra mim foi uma das maiores experiências que já tive na vida, sempre acreditei em Deus, mas estar dois dias inteiros me dedicando somente a ele é excepcional. Acho que todos nós deveríamos dedicar dias e dias de nossas vidas ao Nosso Senhor, ou melhor, devemos viver somente para o Senhor sem esquecer que ele é a razão de nosso viver. Só tenho a agradecer, te amo Pai.” (Aline Loregian).

Vocês leram alguns exemplos, mas Deus realizou maravilhas na vida de todos que estiveram presentes nestes dois dias de Restauração. O Restaurar-te foi criado pelo Grupo de Oração Frutos de Maria, que se reúne toda sexta-feira às 20 horas na Capela Senhor dos Passos.

Grupo Frutos de Maria


A Paróquia é Notícia

Paróquia tem novos Ministros da Eucaristia

Com as presenças de Dom Félix, Bispo da Diocese de Luz, de Mons. Olavo Jacinto Sobrinho e de Padre Adelson Sousa, aconteceu no dia 20 de outubro, durante a Celebração Eucarística, um momento importante na comunidade paroquial da Santo Antônio: a investidura de novos Ministros Extraordinário da Sagrada Comunhão.

Àqueles que deixaram este serviço prestado a comunidade e ao Reino de Deus fica o agradecimento sincero conforme a fala de Mons. Olavo. Esse serviço, de acordo com os critérios da Igreja, é de 5 anos, para que outros fiéis leigos e leigas possam também fazer a experiência de levar ao doente o Cristo Vivo no sacramento da Eucaristia.

Show Beneficente pela reforma da Igreja Matriz


Agradecemos a todos os que de forma direta e indireta colaboram para o show de Eros Biondini, possibilitando evangelização, confraternização e um grande momento de louvor a Jesus Cristo que nos conduz a Casa do Pai.

Aos Conselhos de Pastoral e de Assuntos Econômicos, agradecemos todo empenho e esforço. Que Deus os cubra de bênçãos por este tempo de promoção mostrando a importância da Reforma da Matriz de nossa Paróquia. E a você que compareceu, prestigiou este evento do seu jeito, nossos agradecimentos. Contamos com Você no próximo evento.

Resultado financeiro do show:

Doações e patrocínios recebidos: R$ 4.279,59
Venda de Ingressos: R$ 15.120,00
Total arrecadado: R$ 19.399,59
Despesas pagas com doações e patrocínios: R$ 4.279,59
Despesas pagas com a venda de inressos: R$ 5.850,00
Total de despesas: R$ 10.129,59

Total líquido arrecadado: R$ 9.270,00

Assembléia Paroquial

Um momento de oração, avaliação e confraternização vai acontecer no dia 15 de novembro no Centro Social Padre José Nunes. Com início às 9 horas, tendo como objetivo a Ação Pastoral da Diocese de Luz , “Evangelizar: Formando a pessoa humana, renovando a comunidade e construindo uma sociedade solidária, em vista do reino definitivo”.
Estão convocados os coordenadores de comunidades paroquiais, pastorais, movimentos e grupos. Isto é: todas as forças vivas da Paróquia de Santo Antônio.

Pastoral Carcerária e Pastoral da Sobriedade

As pastorais sociais se unem para que a promoção humana aconteça em nossa comunidade paroquial. No dia 24 de novembro, às 18 horas, vamos celebrar um ano de Conselho da Comunidade da Comarca de Santo Antônio do Monte. Temos muito o que agradecer, muito o que aprender e muito o que fazer. E seguir em frente, pois os obstáculos não podem impedir que a Graça de Deus atue em todos os momentos de nossa vida. Que possamos cantar como a música nos ensina:

Vejam, eu quebrei as algemas, levantei os caídos, do meu Pai fui as mãos. Laços, recusei os esquemas: eu não quero oprimidos, quero um povo de irmãos. Vejam, do meu Pai a vontade eu cumpri passo a passo. Foi pra isso que eu vim. Dores, enfrentei a maldade, mesmo frente ao fracasso: eu mantive o meu ‘sim!’

Homenagem a Santo Antônio do Monte

Quem não se lembra do Hino desta cidade: “Santo Antônio, cidade querida...”
Das praças, dos encontros e desencontros dos namorados.
De seus poetas, artista, violeiros, sanfoneiros. Das noites de serestas.
Do Sr. Avelino, do Cine Marabá, de D. Maria Castro, Pe. Paulo, Monsenhor Otaviano.
De D. Dilma Moraes, D. Olívia, D. Ângela, D. Puríssima... Professores que marcaram de forma muito positiva seus alunos.
Quantos nomes poderíamos citar, pessoas que constróem a história desta cidade, marcada pela religiosidade, pela espiritualidade, pelo amor à pessoa humana. Um povo solidário e acolhedor, um povo que sabe viver.
Parabéns Santo Antônio do Monte!!! Que Deus continue a abençoar essa terra tão querida.

Havia uma vez um ancião que passava os dias sentado junto ao poço na entrada do povoado. Um dia, um jovem se aproximou e lhe perguntou: - Nunca estive por aqui... Como são os habitantes desta cidade? O ancião lhe respondeu com outra pergunta: - Como são os habitantes da cidade de onde vens? - Egoístas e maus, por isso fiquei feliz de ter saído de lá. - Assim são os habitantes desta cidade - respondeu o ancião. Pouco depois, outro jovem se aproximou e fez a mesma pergunta: - Estou chegando a este lugar. Como são os habitantes desta cidade? Como da vez anterior, o ancião devolveu a pergunta: - Como são os habitantes da cidade de onde vens? - São bons, generosos, hospitaleiros, honestos e trabalhadores. Eu tinha tão bons amigos que me custou muito separar-me deles. - Os habitantes desta cidade também são assim, respondeu o ancião. Quando o jovem se afastou, um homem que levara seus animais para beber da água do poço e acabara por escutar a conversa, disse ao ancião: Por que respondeste assim para estas duas pessoas? - Veja - respondeu ele, cada pessoa carrega o universo em seu coração. Quem nada encontrou de bom em seu passado, tampouco encontrará aqui. Ao contrário, aquele que tinha amigos em sua cidade, aqui também encontrará bons amigos. As pessoas refletem o que existe em si mesmas. Encontram, sempre, o que esperam encontrar.

Agenda

NOVEMBRO

Dia 9 (sex.)– Escola de formação às 19h30 no Centro Social Pe. José Nunes (MCC)
Dia 10 (sáb.)– Reunião de setor do MCC às 19h30 no Centro Social Pe. José Nunes
Dia 12 (seg.) – Reunião e formação de coroinhas no Salão Paroquial, às 19h
Dia 13 (ter.) – Deserto e Formação das Oficinas de Oração e Vida
Dia 17 (sáb.) – Celebração da vida da Pastoral da Criança no Salão Comunitário do bairro São José
Dia 17 (sáb.) – Convívio das Famílias da Pastoral Familiar às 19h30 no Centro Social Padre José Nunes
Dia 22 (qui.) – Reunião CPPF (Pastoral Familiar) às 19h30
Dia 24 (sáb.) - Celebração da Vida da Pastoral da Criança no Salão Comunitário do bairro São José
Dias 24 e 25 (sáb e dom.) – Curso para noivos no Centro Social Padre José Nunes
Dia 25 (dom.) – Teatro do Encontro de Adolescentes com Cristo (EAC)
Dia 26 (seg.) – Reunião e formação de coroinhas no Salão Paroquial às 19h
Dia 27 (ter.) – Reunião L. e coordenadores – assembléia da Pastoral da Criança em Bom Despacho
Dia 27 (ter.) – Dois anos de reativação da Pia União de Santo Antônio
Dia 29 (qua.) – Reunião da Equipe de Liturgia
Dia 30 (qui.) – Vigília do MCC na Igreja Matriz, às 19h30

LEMBRETES:

Dia 15: Proclamação da República
Dia 16: Aniversário de 132 anos de Santo Antônio do Monte

-Toda 5ªfeira os coroinhas fazem Adoração às 18h30 e formação às segundas-feiras.
-Toda 1ª sexta tem Procissão da Penitência às 5h da manhã e Missa. Às 18h, Hora Santa. Zeladores: Zélia,Elza Ferreira,Terezinha Camargos, Neusa, Neide, Terezinha Borges. Às 19h, Celebração Eucarística.
-Formação do EAC: dias 4, 11 e 18 – Salão Paroquial - 18:00hs
-Dia 11- Dia de Formação e Espiritualidade na Forania - Tema: Espiritualidade da Comunidade
- Dia 25 - Dia de Formação e Espiritualidade nas Paróquias - Tema: Espiritualidade da Comunidade


Snap Shots

Get Free Shots from Snap.com
Powered By Blogger