Esta é a página virtual do Jornal Partilhando, o informativo da Paróquia de Santo Antônio - Santo Antônio do Monte, MG

sábado, 17 de novembro de 2007

Vestibular - Tá na hora. E agora?

Esse é um dos momentos mais importantes da vida de muita gente. Passar por ele parece até obrigatório, embora, na verdade, não seja. Pensar nele causa irritação. Quando ele vai se aproximando, o nervosismo vem vindo junto. E na hora H, não há quem não trema um pouco. É ele mesmo: o vestibular.


É quase um rito de passagem. O jovem fica um ano (às vezes mais) meio que separado do mundo. Seus amigos vão dançar e ele está lendo os livros da prova de Literatura. Seus amigos conversam sobre o novo filme que saiu e ele está aprendendo estequiometria. Seus amigos o chamam para dar um passeio e lá vai ele estudar logaritmos outra vez. Sua vida agora é a geometria e a Guerra dos Cabanos. É o eletromagnetismo e o ciclo de vida das samambaias. Até que um dia ele tem que se colocar à prova: mostrar que esse ano de estudos valeu a pena.
É preciso fazer valer. É preciso levar a sério. Por mais chata que essa rotina seja às vezes, por mais inúteis que muitos dos conteúdos estudados pareçam, é preciso perseverar. Não se consegue nada sem sacrifício, nós sabemos. Quem quer passar no vestibular tem que abrir mão de algumas coisas para conseguir outras.

Mas, se no fim das contas, o resultado não for a vitória, não se deve desanimar. É possível tentar de novo. É possível continuar, prosseguir. A perseverança é uma virtude muito importante. Ninguém deve desistir por causa de um fracasso. A vitória pode estar esperando logo ali, adiante. E, na segunda tentativa, é preciso corrigir os erros cometidos na primeira. Não houve dedicação suficiente? Então que o empenho aumente agora.

Por outro lado, é muito importante ter em mente que o vestibular, o ingresso numa faculdade não são etapas obrigatórias, não são um destino com o qual devamos nos conformar. É perfeitamente possível ser feliz, ser bem sucedido, em trabalhos que não tenham a ver com carreiras universitárias. Cada pessoa sabe fazer bem alguma coisa, e cada um gosta de fazer alguma coisa. Quando o saber fazer e o gostar de fazer se encontram, aí poderá estar a realização pessoal. É possível ser feliz como empregado, como profissional liberal ou montando o próprio negócio. O importante é trabalhar com honestidade e com dedicação.

Algumas pessoas tentar fazer o vestibular porque foram condicionadas a isso: ou os pais obrigam, ou a escola faz parecer que não há outros caminhos, ou a pessoa está de olho mesmo é no status. Infelizmente, há muita gente nessa situação que acaba quebrando a cara...

Porém, se você acha que o seu caminho é esse mesmo, então vá em frente. Mas vá mesmo, com determinação e sem preguiça. Prepare-se de verdade, estudando com afinco.

Mas não deixe os estudos separarem você do mundo. Alguns sacrifícios você terá que fazer, é certo, mas não deixe que eles sejam tantos que, no fim das contas, a sua vida é que acaba sendo sacrificada. Não se distancie da família nem dos amigos. Separe um tempo, talvez os fins de semana, para estar junto das pessoas de quem você gosta. Separe um tempo para esquecer dos livros e da pressão de ser aprovado. Do contrário, seu nervosismo só aumentará.

E o mais importante: não se distancie de Deus. Não deixe de rezar, de ir às missas e de participar de encontros e movimentos. A aprovação num exame não é mais importante do que a salvação de sua alma. E, afinal, ninguém pode ajudar você mais do que Deus.

Se você vai prestar vestibular neste final de ano, boa sorte! Se você está de olho é no ano que vem, então prepare-se bem - e tudo vai dar certo.

Nenhum comentário:

Snap Shots

Get Free Shots from Snap.com
Powered By Blogger