Esta é a página virtual do Jornal Partilhando, o informativo da Paróquia de Santo Antônio - Santo Antônio do Monte, MG

sábado, 17 de novembro de 2007

História da Salvação: Os Juízes de Israel


Quando Josué morreu, os hebreus já tinham se estabelecido em Canaã. A partir daí, aqueles que governaram o povo israelita ficaram conhecidos como “Juízes”. A história dos Juízes está situada entre 1200 a 1020 anos antes de Cristo. Foi um tempo cheio de dificuldades, com a continuação da conquista da Terra Prometida.

Os Juízes eram os chefes que governavam, de forma vitalícia, as tribos de Israel (lembra-se delas? Eram doze, cada uma com o nome de um dos filhos de Jacó). Esses administradores era os “Juízes Menores”. Houve tempos em que surgiram grandes dificuldades, situações de guerra, quando surgiram líderes carismáticos que uniram e guiaram as tribos na luta contra os inimigos. Esses líderes foram chamados de “Juízes Maiores”.

Os juízes menores foram: Samgar, Tola, Jair, Abesã, Elon e Abdon. Os juízes maiores foram: Otoniel, Aod, Débora e Barac, Gedeão, Jefté e Sansão.

A grande dificuldade enfrentada pelos juízes no governo dos israelitas era a infidelidade a Deus por parte do povo, que muitas vezes se voltava para o culto aos deuses pagãos. Outra dificuldade era enfrentar e vencer os povos cananeus que ainda resistiam.

Débora conseguiu a vitória sobre os reis cananeus que habitavam as terras centrais e, assim, possibilitou a união entre as tribos do norte e as do sul. Gedeão, que a princípio relutou em assumir a liderança dos hebreus, tentou reorganizar o povo e conseguiu vencer os reis de Madiã. O jovem Sansão lutou contra os filisteus, que haviam se estabelecido na região costeira e se tornaram uma ameaça séria aos hebreus. Era um homem muito forte, muito corajoso, mas também pouco prudente. Ele acabou se apaixonando por Dalila, que o traiu e o entregou aos seus inimigos, os filisteus, que o mataram.

O tempo dos juízes termina com o início das atividades do profeta Samuel, considerado o último dos Juízes. Quando Samuel envelheceu, os israelitas começaram a pressioná-lo para que escolhesse para o povo não um novo juiz, mas, agora, um rei. Antes de conhecer sua história, entretanto, vamos conhecer, no próximo mês, o primeiro livro da Bíblia inteiramente dedicado a uma mulher: Rute. Até lá, para saber mais detalhes, leia o Livro dos Juízes.

2 comentários:

natyH disse...

nuss!' tudô oqee ew precisava vlw-*

Anônimo disse...

Aprendi muito

Snap Shots

Get Free Shots from Snap.com
Powered By Blogger