Esta é a página virtual do Jornal Partilhando, o informativo da Paróquia de Santo Antônio - Santo Antônio do Monte, MG

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

Editora lésbica de revista gay americana se converte

Esta notícia saiu hoje na agência de notícias ACI Digital:

Charlene Cothran, uma das mais proeminentes lésbicas afro-americanas dos Estados Unidos, fundadora e editora da revista homossexual "Vênus", anunciou surpreendentemente sua conversão ao cristianismo no último número da revista, e sua decisão de mudar o rumo da publicação para ajudar, adiante, à recuperação de homossexuais.

Considerada como uma das mais famosas e bem-sucedidas lésbicas de cor nos Estados Unidos, Cothran surpreendeu a sua audiência com sua última edição de "Vênus", cuja história principal anuncia: " Redimida! 10 maneiras de deixar 'a
vida' (homossexual) se querem sair dela".

(...)

Aos quase 40.000 assinantes da revista, a grande maioria homossexual de raça negra nos Estados Unidos e Canadá, e às centenas de leitores de sua página Web, Cothran informa que decidiu "entregar todos meus dons de novo ao Senhor, incluindo a revista Vênus. O público será o mesmo, mas a missão foi renovada: Nossa nova missão é animar, educar e assistir a todos aqueles na vida que querem mudar, mas não encontraram uma saída. Meu irmão, minha irmã, por favor, me siga no caminho de saída para tudo isto", escreve Cothran, com seu habitual estilo persuasivo.

Para ler a matéria inteira, clique aqui.

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

Reinaldo Azevedo fala sobre a Igreja e a camisinha

"...o que quer a maioria dos cristãos? O direito de escolha diante das imposições do Estado. Nada além. Chega a ser surpreendente, verdadeira inversão da lógica, que a moral cristã — o mais seguro meio de evitar a expansão da AIDS — seja responsabilizada pelo exato contrário: a sua proliferação. Até onde sei, a Igreja Católica não prega o sexo sem camisinha. Defende a castidade antes do casamento e a monogamia depois. Mas não como norma inscrita na Constituição dos países, e sim como diretriz moral a ser seguida por seus crentes. Um católico que siga a sua igreja não fará sexo de risco. Um católico que faça sexo de risco não estará seguindo a sua igreja, donde se exclui a possibilidade de que alguém alegue ter feito sexo de risco seguindo a orientação de sua igreja. "

Este é o trecho de um post do colunista Reinaldo Azevedo em seu blog, publicado hoje. Reinaldo Azevedo escreve para a revista Veja. O artigo é uma reflexão sobre os argumentos daqueles que culpam a Igreja Católica pela expansão da Aids simplesmente porque a Igreja não apóia as campanhas de "faça sexo com camisinha". Para ler o artigo inteiro, clique aqui.

sábado, 24 de fevereiro de 2007

São Galvão: o primeiro santo brasileiro


O frade franciscano Antônio de Sant'Anna Galvão, mais conhecido como Frei Galvão, deverá ser canonizado durante a viagem do papa Bento XVI ao Brasil, em maio próximo. Ele se tornará, assim, o primeiro santo nascido no Brasil.

Frei Galvão nasceu em Guaratinguetá (SP) em 1739 e morreu em São Paulo em 1822. Tornou-se padre aos 23 anos, foi devoto da Imaculada Conceição.

O primeiro milagre de Frei Galvão reconhecido pela Igreja aconteceu em 1990, quando uma menina de quatro anos se curou depois de uma grave hepatite. Esse milagre valeu a beatificação do franciscano, que aconteceu em 1998. O segundo milagre reconhecido aconteceu em 1999, quando um recém-nascido foi curado duas vezes: primeiro, ele conseguiu nascer depois de uma gravidez muito arriscada. Nascendo com uma doença congênita, ele se curou. É graças a esse segundo milagre que Frei Galvão será canonizado, isto é, será inscrito na galeria dos santos.

Para que a Igreja considere uma pessoa santa, é preciso que seja comprovada a realização de pelo menos dois milagres, que devem ter ocorrido graças à intercessão dessa pessoa. Também é preciso comprovar as virtudes heróicas do homem ou da mulher que podem ser santificados. Quando é comprovado o primeiro milagre, ocorre a beatificação, isto é, a pessoa é declarada beata e pode ser cultuada na região em que nasceu e viveu. Com a comprovação do segundo milagre, ocorre a canonização e o culto ao novo santo pode ocorrer em qualquer lugar do mundo.

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

Jornal Partilhando - Ano 2, número 23 - Fevereiro de 2007

Partilhando Online está estreando oficialmente!

Seja bem-vindo!

Esta é a ediçao de fevereiro de 2007 do Jornal Partilhando. Todos os posts abaixo também foram publicados no informativo impresso, distribuídos em Santo Antônio do Monte a partir deste fim de semana. São apenas 1500 exemplares - corra para garantir o seu!

Mas se acabar rapidinho, não se preocupe: você pode ler tudo aqui no site. Aproveite para fazer seus comentários nas postagens ou mande um e-mail para nós (partilhando.jovem@gmail.com). Dê sua opinião sobre o site e sobre os textos: isso é muito importante!

Esperamos que você goste e que continue conosco de agora em diante. Todos os meses, o seu jornal Partilhando terá também uma nova edição online.

Aqui você também poderá encontrar conteúdo novo, publicado exclusivamente na Internet e que, portanto, não estará no jornal impresso.

Se você quiser se manter atualizado e ser avisado sempre que houver uma nova postagem, basta enviar um e-mail para nós.

Boa leitura!

Índice

Veja o que você encontra nesta edição:

Palavra do Pastor
Conheça Melhor: Dico
A Paróquia é Notícia
Fraternidade e Amazônia
Carnaval: Festeje com responsabilidade
Rumo à Quinta Conferência
Partilhando Jovem - Pudor: Você tem?
Artigo - Depender de Deus
Artigo - A preciosidade da Criação
Artigo - Relacionar-se com Deus
Agenda

Palavra do Pastor

Convertei-vos: o tempo é agora
Monsenhor Olavo J. Sobrinho

Queridos irmãos e irmãs, é sempre uma alegria poder comunicar, pelo nosso jornal, uma mensagem de conforto e de coragem para todos. Mais ainda neste mês de fevereiro quando vamos iniciar o tempo especial de preparação para a Páscoa.

A Quaresma, tempo forte de nossa conversão à santidade, vem nos convidar a sermos fraternos. Não basta uma conversão individualista, precisamos externar a experiência que fazemos de Deus. A Igreja nos propõe a CF 2007, convidando a todos os brasileiros a voltarem sua atenção para a Natureza, em especial a nossa Amazônia, orgulho do planeta e fonte de vida para todo o mundo.

Deus nos criou muito superiores às demais criaturas da Terra. Somente ao ser humano Ele disse: “Crescei-vos, multiplicai-vos, enchei a terra e dominai-a”. Contudo, muita destruição vem acontecendo em nome do “progresso”, colocando em risco a própria vida. “O que adianta ganhar o mundo inteiro se perdemos a vida?”. Vamos somar forças com esta grande campanha, pois da Natureza vem-nos a Vida saudável.

Voltemos nossa atenção, de maneira especial, para as Celebrações Eucarísticas, alimentemo-nos da EUCARISTIA, busquemos o sacramento do PERDÃO.
Irmãos e irmãs, que o Cristo ressuscitado nos fortaleça e que nEle ressuscitemos sempre com um fraterno abraço e votos de santidade para todos. Deixo-vos a benção do Pai, Filho e Espírito Santo na intercessão de Nossa Senhora.

Conheça Melhor: Dico

Fé e Política

Geraldo da Silva Dias, o Dico, já foi vereador por duas vezes e atualmente é vice-prefeito e secretário de Assistência Social em Samonte. Ele também é muito lembrado por seus trabalhos na Sociedade São Vicente de Paulo. Conheça agora um pouco mais sobre esse homem que busca unir fé e política.

- Fé e Política:
“Os cristãos, como cidadãos do mundo, têm uma missão irrenunciável nas diversas instituições do mundo social e político, para que aí se realize o Reino de Deus” CNBB 26,30


A fé não pode ser dissociada da política. Vejam que Davi foi escolhido por Deus para governar o povo de Israel. Ele foi um rei fiel e piedoso, conduzindo o seu povo na fidelidade e observância da vontade de Deus. É do rei Salomão, filho de Davi, esta bela oração: “Ó Deus de nossos pais, que criastes o Universo e o Homem formastes para governar o mundo com ordem e justiça e exercer com retidão o seu domínio, dai-me a sabedoria que junto de Vós se assenta...”

Antes de ser político, procuro ser cristão. Não ingressei na política por minha vontade, mas pela vontade e obra de Deus e devo permanecer fiel à missão que a mim confiou e exercer com retidão e transparência o meu mandato eletivo. Pela minha fé, tenho compromisso com a verdade e a justiça. Vaidades como poder, dinheiro e honrarias nunca me seduziram, porque tudo isso são coisas passageiras e não edificam o ser humano; pelo contrário, o corrompe. Todo poder, honra e glória pertencem a Deus.

A fé nos dá coragem e mais disposição para a lida diária. Trabalho 12 horas por dia, sem deixar que o estresse e o cansaço me impeçam de realizar aquilo que deve ser feito. Cada dia nos traz novos desafios e novas oportunidades de servir e promover o bem comum. Os ventos contrários nos fortalecem e os revezes nos ensinam que somos frágeis criaturas e que em tudo dependemos de Deus. Jesus mesmo disse: “Sem mim, nada podeis fazer”.

- Fato marcante como Vicentino: Uma senhora, a quem eu admiro e a quem tenho como uma santa, D. Edna Marta Batista, hoje se encontra internada no SOS Lagoa da Prata. Esta santa mulher, sozinha, contando com a Providência Divina e a ajuda da Conferência Vicentina, criou seu neto, cujos pais abandonaram logo após o nascimento e desapareceram. Na sua fragilidade física e financeira, encontrou forças sobre-humanas para cuidar dignamente daquela criança, com cuidados de mãe, até o momento em que adoeceu e foi internada no Lar Vicentino.

A Conferência que, desde o início, amparou aquela viúva e o neto, visitando quase que diariamente e socorrendo em suas necessidades, localizou a mãe do menino numa cidade próxima e ela veio buscá-lo, já com 8 anos de idade, com autorização da Justiça. Muitos fatos me comoveram na minha vida de Vicentino, e daí tiramos muitas conclusões: muitas vezes, a gravidez indesejada deixa filhos rejeitados e abandonados por pessoas desumanas, irresponsáveis na sua sexualidade. Crianças indefesas que nem sempre têm uma avó zelosa e santa como D.Edna.

- Mensagem para os jovens: Jovem, você é mais forte do que uma garrafa que contém álcool ou uma porção de droga. Você pode vencer todas as seduções e tentações do mundo, amando a Deus com todas as suas forças, com todo o seu coração, com toda a sua alma. O Salmista mostra o caminho: “Como um jovem pode conservar puro o seu caminho? Observando a Palavra de Deus” Sl 119, 9.

- O cristão e a família: A Lei Federal 11.441/07 facilita a separação de casais. Porém é sempre bom refletir nas palavras do nosso Saudoso Padre José Nunes: “O bom cristão, que ama Cristo e sua Igreja, não quer divórcio, porque sabe que com ele põe em risco a salvação de sua alma!”
- Eucaristia: O Ministério da Eucaristia foi a minha maior experiência de fé. Embora sendo indigno, recebi de Deus a graça e o privilégio de, durante mais de 10 anos, ser o portador da Santa Eucaristia aos enfermos de nossa comunidade.

Naqueles corpos doentes e fragilizados habitavam almas fervorosas e transbordantes do amor de Deus, que deixaram em mim indeléveis lembranças. Sr. José Cota, Sr. Dilermando do Carmo, Sr. Etelvino, primeiros ministros da Eucaristia em Samonte, que hoje se encontram na Pátria Celeste, nos deixaram santos ensinamentos do amor e devoção à Sagrada Eucaristia.

A Paróquia é Notícia

Mais um jovem de Samonte decide seguir a vocação do Sacerdócio
(por Lurdinha Batista)

A Comunidade de Santo Antônio envia Fabrício César Costa, 25 anos ! O jovem entrou no Seminário Propedêutico na cidade de Luz, nossa Diocese, no dia 1º de fevereiro. Seu reitor é o Revmo. Padre Antônio Carlos da Silva. Este é o caminho inicial para a formação de sua vocação no sacerdócio.

Desde criança, Fabrício tinha este sonho, de ser padre e servir ao povo de forma especial nessa vocação. Ele teve uma boa referência de estímulo vocacional, através de sua avó Geralda Leite da Costa, e participando da conferência vicentina, das missas e demais atividades paroquiais, preparando, assim, o terreno para poder também semear a boa semente. Houve uma grande contribuição de dona Terezinha Lacerda, que o ajudou no seu crescimento espiritual e no serviço à comunidade, pois Fabrício a ajudou nos trabalhos da igreja desde seus 12 anos.

Com a família religiosa dos franciscanos, fez seus encontros vocacionais, mas foi com o Mons. Olavo que se definiu pela vida sacerdotal secular, estando na Diocese de Luz e tendo como Bispo nosso querido Dom Félix.

Fabrício é um jovem comum, que estudou, namorou, paquerou, o que veio somente a confirmar sua decisão ser padre. Então, no começo deste ano, ele iniciou sua formação e decidiu fazer em tudo a vontade de Deus.

Na sua trajetória, Fabrício não cita nomes para agradecer às pessoas que o ajudaram, pois são muitas. Mas, segundo ele, seu coração está agradecido à comunidade Paroquial de Santo Antônio, e aos seus amigos. Em especial, fala de Mons. Olavo e Padre Adelson, e agradece por tudo que fizeram e estão fazendo por ele, principalmente na acolhida e nas orações. Com certeza, a comunidade paroquial de Santo Antônio o acompanhará em orações e naquilo que for necessário.

Aos coroinhas da paróquia Santo Antônio, deixa uma mensagem: “Estejam sempre a serviço de Deus através do serviço do Altar, dos Sacerdotes, da Igreja e do povo, e que continuem sempre com esse compromisso de zelo e amor às coisas sagradas de Deus; e que São Tarcísio interceda por nós.”

Aos adolescentes e jovens fala: “Sejam instrumentos de paz e do amor de Deus. E se alguém tiver o sonho de ser padre, não tenha medo de se lançar neste caminho de entrega a Deus”.

Venha participar da Equipe de Liturgia

A Equipe de celebração da Pastoral Litúrgica vem crescendo em participação e espiritualidade. Ela É composta por leigos e leigas de nossa comunidade paroquial que assumem seu papel nas nossas celebrações litúrgicas, as santas missas.

A formação para a liturgia acontece toda última quinta-feira de cada mês, após a missa das 19h no Salão Paroquial da Igreja Matriz. É uma reunião aberta a todos aqueles que desejam uma formação contínua sobre a liturgia. No dia 25 de janeiro aconteceu a primeira reunião de 2007, com a presença de várias pessoas e do nosso pároco Monsenhor Olavo.

A reunião foi conduzida por Eloísa Neves. Inicialmente, foi feita uma avaliação do mês anterior e logo foi colocado o tema a ser estudado - o Canto na Celebração Eucarística.

Muitas observações foram feitas: existe Canto de Entrada, quando houver procissão de entrada. Quando o presidente da celebração já está no presbitério, como, por exemplo, na quinta-feira de adoração, este não é necessário. Na Aclamação do Evangelho deve ser cantado somente um refrão. O Canto de Comunhão termina com a distribuição da Eucaristia, para que haja um momento de silêncio após a comunhão, para a adoração pessoal a Jesus Sacramentado. Nas missas transmitidas pela rádio esse momento não pode acontecer.

Venha conhecer melhor a liturgia para celebrar melhor. Venha participar desta Equipe para que, juntos, edifiquemos o Reino de Deus que já está entre nós.

Diocese analisa projeto de reforma da Matriz

No dia 27 de Janeiro, Monsenhor Olavo convocou reunião entre ele, a equipe técnica do projeto da Reforma da Igreja Matriz e Dom Félix, nosso bispo. O grupo se reuniu na sede da Cúria Diocesana em Luz, onde foram discutidos os estudos já apresentados à comunidade e demais sugestões encaminhadas por paroquianos.

D. Félix fez observações detalhadas sobre o projeto e informou que o mesmo será encaminhado para apreciação ao Conselho de Presbíteros e ao Colégio dos Consultores da Diocese, seguindo a praxe necessária. A paróquia aguardará pareceres.

RCC - Samonte

Antônio Fernandes de Camargos exerceu a coordenação geral da RCC por dois anos consecutivos, com grande dedicação, empenho e liderança. Nesse período conseguiu manter a regularidade semanal dos seis Grupos de Oração paroquiais e o início de formação de dois novos grupos: na Comunidade de São José dos Rosas e no prolongamento do Bairro D. Bosco, assim como momentos de formação, de retiros, e de louvor.

A Renovação Carismática Católica (RCC) esforçou-se por manter a pastoral de conjunto, ligando-se à Pastoral da Sobriedade, da Comunicação, da Catequese, da Crisma, da Liturgia e do Dízimo.

A nova coordenação a ser eleita dará prosseguimento a esses trabalhos e muito terá a agradecer a Camargos, sabendo que só Deus poderá recompensá-lo pelo zelo.


Fraternidade e Amazônia

Adaptado de texto oficial da CNBB

“Vida e missão nesse chão”. Esse é o lema da Campanha da Fraternidade de 2007. A Igreja Católica esteve presente no meio dos povos amazônicos desde o início da evangelização do Brasil e quer agora aprofundar sua presença e ação no meio deles. OSão duas as preocupações da Campanha: de um lado, fraternidade efetiva e co-responsabilidade na defesa e promoção da vida, que se manifesta de maneiras tão exuberantes e de tantos modos na Amazônia; por outro lado, fraternidade em relação à Igreja local, com todas as suas organizações e expressões, para que ela esteja em condições de assumir sua missão de anunciar o Evangelho da vida e da esperança aos povos amazônicos.

A Amazônia representa para a Igreja um conjunto de desafios novos postos à sua ação evangelizadora. As migrações levaram para essa região centenas de milhares de pessoas de todas as partes do Brasil. Santo Antônio do Monte tem muitos de seus filhos vivendo nos estados de Rondônia e no Amazonas, só para falar de dois exemplos. Surgiram novas áreas de povoamento, que necessitam de assistência religiosa às populações e de estruturas de vida eclesial. As dioceses daquela região, no passado, eram geralmente socorridas por missionários estrangeiros; hoje essas forças ficaram muito reduzidas e as igrejas da Amazônia ainda não estão em condições de enfrentar, sozinhas, a sua imensa tarefa de evangelização.

Como atender às comunidades católicas esparsas pelo vasto território? A ação intensa de grupos não-católicos está questionando seriamente a capacidade e a agilidade de nossa Igreja Católica em atender devidamente às necessidades religiosas dos seus próprios fiéis. Chegou a hora de uma grande ação solidária de toda a Igreja no Brasil para a evangelização da região amazônica. O apoio e o revigoramento da igrejas católicas localizadas na floresta tornaram-se urgentes e requerem a ajuda de voluntários e missionários das outras regiões do País, além de recursos econômicos e logísticos.

Além disso, a Amazônia é um território imenso, coberto por uma floresta espetacular, cheia de vida. Essa floresta é responsável pelo equilíbrio do clima no Brasil e em boa parte dos países da América do Sul. Se um dia a Amazônia desaparecer, todo o Brasil e provavelmente todo o mundo sofrerá muito, pois até mesmo as chuvas em Minas Gerais estarão ameaçadas. Isso sem falar na imensa diversidade de plantas e de animais, muitos dos quais podem ser fontes de substâncias que poderão ser usadas como remédios. E, mais importante do que tudo isso, é o simples fato de que a Amazônia, com seus rios gigantescos, suas matas fechadas, seus animais misteriosos, suas riquezas incalculáveis, é obra de Deus, que a criou e que, por isso, deve ser conservada.

Ao falar em Amazônia, vem imediatamente à memória a preocupante questão ambiental: devastação do verde e ameaça à riquíssima biodiversidade. Acompanhamos com apreensão a ocupação predatória das terras amazônicas, sem que seu complexo e delicado ecossistema seja respeitado. O egoísmo e a ganância na exploração das riquezas, o descuido e a imprudência ameaçam seriamente esse patrimônio natural, que não é somente dos brasileiros; a devastação da Amazônia configura-se como uma perda e uma ameaça para toda a humanidade.

Em 2002, a CNBB constituiu a Comissão Episcopal para a Amazônia com o objetivo de ajudar toda a Igreja no Brasil a voltar os olhos para a Amazônia e a tomar consciência dos grandes desafios da evangelização naquela região. A Campanha da Fraternidade de 2007 poderá ser uma ocasião privilegiada para que também todo o Brasil tome consciência mais aprofundada sobre a complexa problemática da Amazônia e se volte para lá com políticas e iniciativas eficazes.

A CF de 2007 poderá ser um grande momento para trazer a Amazônia para dentro do coração da Igreja no Brasil e de todos os brasileiros; será ocasião também para suscitar iniciativas e ações eficazes de valorização e defesa daquela vasta e ameaçada região brasileira. Antes que seja tarde demais.

Carnaval: festeje com responsabilidade

O Carnaval é uma festa em que as pessoas têm a oportunidade de esquecer, por alguns momentos, os problemas da vida. Elas podem, de certa forma, voltar a ser crianças. Usam fantasias, cantam e dançam sem maiores preocupações. Liberar o estresse, relaxar o corpo e a mente, descontrair-se, brincar e aproveitar a festa são coisas boas.

Mas é preciso tomar cuidado. Muitas pessoas acham que, durante o Carnaval, a realidade fica suspensa, como se o mundo de verdade deixasse de existir durante quatro dias. É um erro perigoso, pois o Carnaval é apenas um feriado festivo, nada mais. É um momento em que os problemas podem ser, às vezes, deixados de lado, mas eles não se resolverão sozinhos entre a sexta e a terça-feira. Além disso, o Carnaval não suspende a realidade, não subverte as leis. Tudo aquilo que vale durante o ano inteiro, vale para o Carnaval.

Há quem pensa que, nesse período, pode fazer coisas que jamais faria em outra época do ano. Há homens e mulheres que perdem então toda a vergonha. Com freqüência, perdem a dignidade. É preciso lembrar que as coisas que acontecem no Carnaval não serão esquecidas na Quarta-Feira de Cinzas. As pessoas se lembrarão de tudo e os erros cometidos não serão apagados. As pessoas não deixam de ser elas mesmas durante o feriado prolongado e por isso não podem fazer qualquer coisa, na esperança de que, depois, tudo será desculpado “porque era Carnaval”. Isso seria doce ilusão se não fosse grande burrice.

Por isso é muito importante aproveitar o Carnaval com responsabilidade e consciência. Festeje lembrando que as drogas continuam sendo coisas ruins, ilegais e nocivas à saúde mesmo durante o feriadão. Festeje lembrando que o excesso de álcool nunca libertou ninguém de seus problemas nem trouxe qualquer alegria que durasse além da ressaca. É preciso pular e dançar sabendo que a própria honra vale muito mais do que uma noite de loucuras. É preciso também ter em mente que as doenças rondam e que, se os preservativos protegem contra a Aids, eles não protegem 100%: somente a abstinência, a decisão de não fazer, é que pode proteger de verdade.

Portanto, festeje, alegre-se, mas lembre-se de que aquilo que desagrada a Deus durante o ano todo, continuará sendo pecado durante o Carnaval. Aproveite o Carnaval de forma sadia e, depois, comece a Quaresma com a consciência tranqüila.

Rumo à Quinta Conferência

Adaptado de texto de Dom Raymundo Damasceno, Arcebispo de Aparecida

Veja como será a visita do papa Bento XVI ao Brasil

A Igreja na América Latina e, em particular, no Brasil, está se preparando para receber o Papa Bento XVI, que virá pela primeira vez a nossa pátria, para inaugurar a V Conferência Geral dos Bispos da América Latina e do Caribe. Conforme desejo pessoal de Bento XVI, a V Conferência realizar-se-á junto ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, do dia 13 a 31 de maio próximo.

A recepção oficial do Papa Bento XVI pelo governo brasileiro será em São Paulo , no dia 9 de maio. No dia 10, no estádio do Pacaembu, Sua Santidade deverá encontrar-se com os jovens e no dia 11 celebrará uma missa no Campo de Marte, ainda em São Paulo. No mesmo dia, o papa seguirá para Aparecida, onde permanecerá até o dia 13 do mesmo mês. O Seminário Bom Jesus, que está sendo revitalizado graças à colaboração de várias pessoas e instituições, terá a honra e a graça generosa de hospedar Bento XVI. Também faz parte da agenda do pontífice uma visita aos dependentes químicos tratados na Fazenda da Esperança, em Guaratinguetá, no dia 12.

Em todas as igrejas diocesanas do continente foi estudado o “Documento de Participação” e as contribuições das igrejas foram encaminhadas ao secretariado-geral de cada uma das 22 Conferências Episcopais a quem coube a tarefa de elaborar uma síntese das contribuições de sua conferência episcopal e enviá-la ao secretariado-geral do Celam para a elaboração do “Documento Síntese” que servirá de subsídio aos Delegados para a V Conferência.

Os bispos da América Latina reuniram-se pela primeira vez em Conferência Geral, convocados pelo Papa Pio XII, em 1955, no Rio de Janeiro. Nessa Conferência, os bispos sugeriram ao Papa a criação do Conselho Episcopal Latino Americano – Celam. Pio XII aprovou o pedido e estabeleceu a sede do Celam em Bogotá por razões geográficas, uma vez que a capital da Colômbia está mais ou menos eqüidistante das capitais dos demais países.

Após a primeira Conferência do Rio de Janeiro, outras três, a pedido do Celam e com a aprovação dos Papas, foram realizadas em Medellín, Puebla e Santo Domingo, respectivamente, cada uma com uma temática própria e num contexto diferente. Pode-se dizer que essa modalidade do exercício colegial do ministério episcopal, próprio da Igreja na América Latina, está se tornando tradição. Embora não haja um período determinado para a realização das mesmas, contudo, elas têm ocorrido com a aprovação pontifícia sem uma situação nova no continente justificam um pedido do Celam.

A exemplo dos Apóstolos que, após a Ascensão do Senhor, se reuniram com Maria, mãe de Jesus, no cenáculo e perseveraram unânimes em oração a espera dAquele “vento forte” que encheu toda a casa onde estavam e os inflamou de ardor missionário, permaneçamos também em oração, pedindo a Deus, por intercessão de Nossa Senhora Aparecida, para levarmos a luz de Cristo, Caminho, Verdade e Vida, com o testemunho e com a palavra a todas as gerações do nosso continente.

Pudor - Você tem?

Partilhando Jovem


Peraí, continue lendo. “Que assunto mais cabuloso...”, você deve estar pensando. Mas não é não. O pudor é uma virtude muito importante que vem sendo cada vez mais deixada de lado, o que é muito ruim. Mas, você sabe o que é pudor?

Veja como o dicionário Houaiss define essa palavra: “sentimento de vergonha com respeito a atos que ferem as qualidades de caráter de um indivíduo, como a decência, a honestidade, a honra etc.” Pois bem, o pudor é o sentimento que leva a pessoa a proteger a própria decência e a própria honra. O pudor é o sentimento que ajuda a pessoa a defender a própria dignidade, que a faz se recusar a se rebaixar à posição de um objeto sem vida e sem alma. Ter pudor é evitar aparecer como mero objeto sexual.

O mundo de hoje não liga muito para qualidades como honra e dignidade. Por isso o pudor é visto como algo desnecessário e ultrapassado. Mostrar tudo, sem censura, é a nova lei. Assim, vemos na TV, nas revistas e nas ruas, pessoas sem roupas e assumindo atitudes escandalosas como se isso fosse a coisa mais normal do mundo. Os meios de comunicação querem passar a idéia de que as pessoas “descoladas” não têm vergonha na cara, que para ser moderno é preciso ser indecente. Você vai cair nessa?

Se você for esperto ou esperta, não vai. Ter pudor, não exibir demais o próprio corpo, é uma proteção da própria pessoa e um sinal de respeito às outras.
Quem tem pudor, mostra caráter.

As coisas que ferem o pudor dependem da situação. Por exemplo: andar nu na rua é falta de pudor, mas tirar a roupa num exame médico é coisa não só natural, como necessária. Da mesma forma, uma mulher que trabalha com roupas muito longas na lida da roça, por exemplo, poderá ter dificuldade no serviço. Ali, provavelmente, ela prenderá a saia. Mas, fora desse contexto, se ela fizer a mesma coisa, isso será falta de pudor. No caso dos homens, é igual: nadar apenas de sunga é natural, mas receber as visitas em casa só de cuecas é falta de pudor.

Ou seja, o pudor depende dos costumes e da situação. Mas isso não significa que podemos relativizá-lo à vontade. Um biquíni fio-dental é falta de pudor em qualquer situação, assim como é posar sem roupas para fotos eróticas. Um decote acentuado é falta de pudor, um short muito curto (para homens e para mulheres), assim como uma mini-saia, também são.

O pudor também se relaciona aos atos íntimos das pessoas: tanto às atitudes de afeto de um casal como aos atos fisiológicos. Casais que ficam se agarrando publicamente, mesmo se forem casados, não demonstram pudor. E quem fica por aí alardeando o que faz no banheiro... bem, demonstra que não tem coisa melhor para dizer além do que produz lá.

Tenha pudor. Tenha vergonha na cara. Isso é sinal de civilidade, de honra e de respeito. O contrário mostra selvageria, indecência, fraqueza e desrespeito. Não se mostre demais. Respeite e defenda o corpo que Deus lhe deu e que é sagrado. O corpo é um templo. Se é escandaloso desonrar uma igreja, que é templo de pedra, construído pelos homens, imagine como é escandaloso desonrar o corpo, que é templo feito pelas mãos de Deus.

Depender de Deus

Fabiana Costa - Grupo Shalom

O mundo atual nos empurra sempre para a “independência”. Somos levados a acreditar, através de vários livros de auto-ajuda, que o poder está “dentro de nós”, que podemos fazer o que quisermos e seremos felizes sozinhos sem a ajuda de ninguém - nem mesmo de Deus.

A moda hoje em dia é cultivar nosso “self” para sermos onipotentes. Os conselhos são muitos: sarar ferimentos mentais, vencer as limitações da mente produzidas pelo medo e pelos traumas de infância. Mas não é bem por aí. Acredito na capacidade humana de gerenciar sua vida com pensamentos positivos, acredito que a força de vontade de alguém é algo muito importante, mas creio também que essa força de vontade é dada por Deus, e que somos dependentes do laço indissolúvel com Ele. E somente Deus é onipotente.

Alguns buscam a segurança de que necessitam em outras pessoas, em bens materiais, ou ainda no “poder da mente” e na força do “pensamento positivo”, porém nada disso tem poder nenhum. Sozinhos nada podemos e é a Deus que devemos recorrer.

O ato de entregar-se a Deus, de confiar totalmente e ser dependente dEle requer uma fé firme, uma certeza de que ninguém quer nosso bem mais do que o Pai. Ao sair do centro e colocar Deus no seu devido lugar, ou seja, em destaque, estamos abrindo espaço para que as graças sejam concedidas em nossa vida. Pois Deus nos olha a cada dia através do amor infinito que sente por nós e isso é a maior tranqüilidade que podemos ter.

“Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem e que busca apoio na carne, e cujo coração se afasta do Senhor. Será como a árvore solitária no deserto, que não chega a ver a chuva: habitará no deserto abrasador, na terra salgada e inabitável. Bendito o homem que confia no Senhor, e no Senhor deposita a sua segurança. Ele será como a árvore plantada à beira d’água e que solta raízes em direção ao rio. Não teme quando vem o calor, e suas folhas estão sempre verdes; no ano da seca, não se perturba, e não pára de dar frutos.” Jr. 17 ( 5-8)

A Preciosidade da Criação

Nilson Silva - PJ

A criação inteira é preciosa aos olhos de Deus e Ele sempre se preocupa com a obra de suas mãos e cuida de tudo que criou. O universo todo, com todos os seres vivos e todas as coisas inanimadas, recebe constante e incessantemente os cuidados e o carinho do Senhor.

Jesus, enquanto esteve no mundo, falava o tempo todo de passarinhos e ovelhas, de peixes e flores do campo, de trigais e pés de figo... Enfim, tudo aquilo que foi feito por sua palavra, dele recebeu um valor e afeição especiais. E continua recebendo e sempre receberá. As águas, os mares, as pedras são criações de Deus e existem unicamente graças à vontade onipotente e incondicional do Senhor. Deus tirou do nada a criação inteira e, por estar Sua vontade onipotente presente nela, mantém esta mesma criação existindo. Isto é, sem a vontade de Deus a criação inteira volta ao nada, de onde foi tirada.

Todas as coisas são criaturas de Deus e, embora não possuam a capacidade de reconhecer o Senhor e amá-lo, prestam a Ele louvor e dão-Lhe glória pelo simples fato de existirem. A criação nem sequer tem consciência de que tem um Criador mas, assim mesmo ou talvez por isso mesmo, é imensamente amada pelo Senhor. O próprio fato de existir comprova a grandiosidade e a gratuidade desse amor incondicional de Deus.

De outro lado, todos nós, homens e mulheres, somos também criados por Deus e a nós o Senhor Deus deu a capacidade de reconhecer que Ele existe, é o Criador e que tudo que existe foi criado por Ele. Portanto, temos o dever de amar a criação com o coração semelhante ao do Senhor e cuidar de sua obra com ternura e respeito.

Deus nos deu a capacidade de conhecermos a nós mesmos como seres humanos e a capacidade de reconhecermos a Deus como Senhor e Criador de tudo que existe. Assim, Deus nos concedeu a graça de participarmos com Ele da sua obra criadora e, ainda, deu-nos a graça de também juntos com ele participarmos da ação de governar a criação. Ou seja, é de nossa responsabilidade cuidar bem da criação de Deus, para que esta siga através dos tempos de acordo com a vontade do Senhor. Somos criaturas, a quem por amor gratuito o Senhor nos fez seus filhos, e é preciso que nossa vida seja também um louvor agradável a Deus.

Deus nos tirou do pó da terra, a qual veio do pó das estrelas, as quais vieram do pó do universo... viemos do pó, voltaremos ao pó; tudo veio do nada e se desfará em pó... Um dia, chegará a hora em que o Senhor “fará novas todas as coisas” e, assim, tudo existirá eternamente na contemplação de Deus face a face.

Relacionar-se com Deus

Leila Souza - Senai


Muitos sábios, escritores e poetas já falaram das dificuldades que envolvem o ato de conviver com o próximo, de relacionar-se. O encontro de personalidades, idéias e ideais distintos gera sempre um grande movimento na tentativa de estabelecer algo que seja superior às diferenças, algo que possa ser compartilhado e seja o laço de união.

Esse processo envolve tempo, dedicação ao outro - seja este outro um familiar, um colega de trabalho, um namorado ou um amigo. O ato de relacionar-se envolve também a capacidade de perdoar, de silenciar, de ouvir, de dialogar e de ser flexível.

Formas mais profundas de relacionamento também estão presentes na vida de todos os indivíduos, como por exemplo, o relacionamento consigo mesmo e o relacionamento com Deus.

O relacionamento consigo mesmo é, principalmente nestes dias atribulados e acelerados do século XXI, desvalorizado e até mesmo evitada, já que não é tarefa fácil. Relacionar-se consigo mesmo implica em conhecer-se sinceramente, encarando seus pontos positivos, suas qualidades e virtudes, mas também seus pontos negativos, seus defeitos e medos. Este processo também demanda tempo, dedicação, humildade, capacidade de perdoar e o desejo de ser melhor a cada dia.

O relacionamento com Deus é, em minha percepção, o mais importante e também o maior desafio de cada um, pois é invisível. Se como outro que está ao nosso lado enfrentamos tantas dificuldades e, quando nos afastamos, é tão difícil o reencontro, o que dizer do nosso relacionamento com Deus, cujo laço principal de união é a fé e somos, muitas vezes, tão vacilantes? Como estabelecer este contato e, quando nos afastamos, como reencontrá-Lo?

Claro, existem diversas formas de estabelecer este laço, como a oração, a participação nas celebrações e na Eucaristia. No entanto, para encontrar Deus, é fundamental desejar encontrá-Lo, num processo também envolve tempo, dedicação, perdão, paciência e confiança.

Se as atribulações e correrias dos dias atuais já tornam difícil e escasso o relacionamento com o outro e consigo, também aumentam a distância e dificultam o relacionamento com Deus - tão abstrato se não amparado com a fé, confiança e entrega sinceras. Por isto, se necessitamos de tempo para estar junto dos amigos e necessitamos de tempo para nós mesmos, tanto mais necessitamos de tempo para estar com Deus. O tempo de cada um com Deus pode ser aquele momento no seu quarto, enquanto caminha para o trabalho e, principalmente, durante a Celebração Eucarística. O importante é que neste tempo com Deus permitamos que, no silêncio e no mistério do Seu amor, Ele, que nos conhece por completo, nos acolha em Seus braços e que sejamos capazes de nos entregar sem medo, sem receios e sem reservas ao Seu amor que tudo perdoa.

Agenda

11 - dom - Formação Permanente da Pastoral da Sobriedade às 13:30 no Salão Paroquial
13 - ter - Escola de Formação do MCC às 20:00 no Centro S. Pe José Nunes
17 - sáb - Celebração da Vida Carnaval - Salão Comunitário S. José - Pastoral da Criança
17 - Sáb - Convívio da Pastoral Familiar – Centro Paroquial Sagrada Família
17 a 20 - Retiro de Carnaval - Festa das Tendas - Centro S. Pe José Nunes - RCC
19 - Seg - Reunião e Formação de Coroinhas - 19:00 - Salão Paroquial
21 – Quarta-Feira de Cinzas - 19:00- Igreja Matriz
22 - Qui - Reunião Comissão Paroquial Familiar
22 - Qui - Formação de comentarista e animador - 19:30 - Salão Paroquial - Past. Litúrgica
24 - Sáb - Celebração da Vida - Salão C S. José - Past. Criança
27 - Ter - Reunião líderes e coordenadores - Salão Paroquial - Pastoral da Criança
27 - Ter - Missa em louvor a Santo Antônio- 19:00 - Igreja Matriz - Pia União

-Toda primeira 6a. feira: Procissão da Penitência 5:00 hs / Hora Santa e Adoração do Santíssimo às 18:00 – Zeladoras responsáveis: Wilmice, Sidéa, Nilvânia, Eunice/ às 19:00 - Missa

- Em toda primeira 6a. feira do mês tem missa na Comunidade N. Sra. Aparecida e em toda segunda-feira tem Celebração da Palavra às 19 h.

-Reunião Irmandade de N. Sra do Rosário - Toda primeira 2a. feira do mês

-Reunião CPP - Toda quarta 4a. feira do mês– 19h30

- Reunião Pastoral Liturgia - Toda última 5a.-feira do mês logo após a missa Salão Paroquial

Snap Shots

Get Free Shots from Snap.com
Powered By Blogger