Esta é a página virtual do Jornal Partilhando, o informativo da Paróquia de Santo Antônio - Santo Antônio do Monte, MG

sábado, 24 de fevereiro de 2007

São Galvão: o primeiro santo brasileiro


O frade franciscano Antônio de Sant'Anna Galvão, mais conhecido como Frei Galvão, deverá ser canonizado durante a viagem do papa Bento XVI ao Brasil, em maio próximo. Ele se tornará, assim, o primeiro santo nascido no Brasil.

Frei Galvão nasceu em Guaratinguetá (SP) em 1739 e morreu em São Paulo em 1822. Tornou-se padre aos 23 anos, foi devoto da Imaculada Conceição.

O primeiro milagre de Frei Galvão reconhecido pela Igreja aconteceu em 1990, quando uma menina de quatro anos se curou depois de uma grave hepatite. Esse milagre valeu a beatificação do franciscano, que aconteceu em 1998. O segundo milagre reconhecido aconteceu em 1999, quando um recém-nascido foi curado duas vezes: primeiro, ele conseguiu nascer depois de uma gravidez muito arriscada. Nascendo com uma doença congênita, ele se curou. É graças a esse segundo milagre que Frei Galvão será canonizado, isto é, será inscrito na galeria dos santos.

Para que a Igreja considere uma pessoa santa, é preciso que seja comprovada a realização de pelo menos dois milagres, que devem ter ocorrido graças à intercessão dessa pessoa. Também é preciso comprovar as virtudes heróicas do homem ou da mulher que podem ser santificados. Quando é comprovado o primeiro milagre, ocorre a beatificação, isto é, a pessoa é declarada beata e pode ser cultuada na região em que nasceu e viveu. Com a comprovação do segundo milagre, ocorre a canonização e o culto ao novo santo pode ocorrer em qualquer lugar do mundo.

Nenhum comentário:

Snap Shots

Get Free Shots from Snap.com
Powered By Blogger