Esta é a página virtual do Jornal Partilhando, o informativo da Paróquia de Santo Antônio - Santo Antônio do Monte, MG

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

Relacionar-se com Deus

Leila Souza - Senai


Muitos sábios, escritores e poetas já falaram das dificuldades que envolvem o ato de conviver com o próximo, de relacionar-se. O encontro de personalidades, idéias e ideais distintos gera sempre um grande movimento na tentativa de estabelecer algo que seja superior às diferenças, algo que possa ser compartilhado e seja o laço de união.

Esse processo envolve tempo, dedicação ao outro - seja este outro um familiar, um colega de trabalho, um namorado ou um amigo. O ato de relacionar-se envolve também a capacidade de perdoar, de silenciar, de ouvir, de dialogar e de ser flexível.

Formas mais profundas de relacionamento também estão presentes na vida de todos os indivíduos, como por exemplo, o relacionamento consigo mesmo e o relacionamento com Deus.

O relacionamento consigo mesmo é, principalmente nestes dias atribulados e acelerados do século XXI, desvalorizado e até mesmo evitada, já que não é tarefa fácil. Relacionar-se consigo mesmo implica em conhecer-se sinceramente, encarando seus pontos positivos, suas qualidades e virtudes, mas também seus pontos negativos, seus defeitos e medos. Este processo também demanda tempo, dedicação, humildade, capacidade de perdoar e o desejo de ser melhor a cada dia.

O relacionamento com Deus é, em minha percepção, o mais importante e também o maior desafio de cada um, pois é invisível. Se como outro que está ao nosso lado enfrentamos tantas dificuldades e, quando nos afastamos, é tão difícil o reencontro, o que dizer do nosso relacionamento com Deus, cujo laço principal de união é a fé e somos, muitas vezes, tão vacilantes? Como estabelecer este contato e, quando nos afastamos, como reencontrá-Lo?

Claro, existem diversas formas de estabelecer este laço, como a oração, a participação nas celebrações e na Eucaristia. No entanto, para encontrar Deus, é fundamental desejar encontrá-Lo, num processo também envolve tempo, dedicação, perdão, paciência e confiança.

Se as atribulações e correrias dos dias atuais já tornam difícil e escasso o relacionamento com o outro e consigo, também aumentam a distância e dificultam o relacionamento com Deus - tão abstrato se não amparado com a fé, confiança e entrega sinceras. Por isto, se necessitamos de tempo para estar junto dos amigos e necessitamos de tempo para nós mesmos, tanto mais necessitamos de tempo para estar com Deus. O tempo de cada um com Deus pode ser aquele momento no seu quarto, enquanto caminha para o trabalho e, principalmente, durante a Celebração Eucarística. O importante é que neste tempo com Deus permitamos que, no silêncio e no mistério do Seu amor, Ele, que nos conhece por completo, nos acolha em Seus braços e que sejamos capazes de nos entregar sem medo, sem receios e sem reservas ao Seu amor que tudo perdoa.

Nenhum comentário:

Snap Shots

Get Free Shots from Snap.com
Powered By Blogger