Carnaval: festeje com responsabilidade
O Carnaval é uma festa em que as pessoas têm a oportunidade de esquecer, por alguns momentos, os problemas da vida. Elas podem, de certa forma, voltar a ser crianças. Usam fantasias, cantam e dançam sem maiores preocupações. Liberar o estresse, relaxar o corpo e a mente, descontrair-se, brincar e aproveitar a festa são coisas boas.
Mas é preciso tomar cuidado. Muitas pessoas acham que, durante o Carnaval, a realidade fica suspensa, como se o mundo de verdade deixasse de existir durante quatro dias. É um erro perigoso, pois o Carnaval é apenas um feriado festivo, nada mais. É um momento em que os problemas podem ser, às vezes, deixados de lado, mas eles não se resolverão sozinhos entre a sexta e a terça-feira. Além disso, o Carnaval não suspende a realidade, não subverte as leis. Tudo aquilo que vale durante o ano inteiro, vale para o Carnaval.
Há quem pensa que, nesse período, pode fazer coisas que jamais faria em outra época do ano. Há homens e mulheres que perdem então toda a vergonha. Com freqüência, perdem a dignidade. É preciso lembrar que as coisas que acontecem no Carnaval não serão esquecidas na Quarta-Feira de Cinzas. As pessoas se lembrarão de tudo e os erros cometidos não serão apagados. As pessoas não deixam de ser elas mesmas durante o feriado prolongado e por isso não podem fazer qualquer coisa, na esperança de que, depois, tudo será desculpado “porque era Carnaval”. Isso seria doce ilusão se não fosse grande burrice.
Por isso é muito importante aproveitar o Carnaval com responsabilidade e consciência. Festeje lembrando que as drogas continuam sendo coisas ruins, ilegais e nocivas à saúde mesmo durante o feriadão. Festeje lembrando que o excesso de álcool nunca libertou ninguém de seus problemas nem trouxe qualquer alegria que durasse além da ressaca. É preciso pular e dançar sabendo que a própria honra vale muito mais do que uma noite de loucuras. É preciso também ter em mente que as doenças rondam e que, se os preservativos protegem contra a Aids, eles não protegem 100%: somente a abstinência, a decisão de não fazer, é que pode proteger de verdade.
Portanto, festeje, alegre-se, mas lembre-se de que aquilo que desagrada a Deus durante o ano todo, continuará sendo pecado durante o Carnaval. Aproveite o Carnaval de forma sadia e, depois, comece a Quaresma com a consciência tranqüila.
Um comentário:
Ficou massa o texto, mas quem que fez??
Postar um comentário