Rumo à Quinta Conferência
Adaptado de texto de Dom Raymundo Damasceno, Arcebispo de Aparecida
Veja como será a visita do papa Bento XVI ao Brasil
A Igreja na América Latina e, em particular, no Brasil, está se preparando para receber o Papa Bento XVI, que virá pela primeira vez a nossa pátria, para inaugurar a V Conferência Geral dos Bispos da América Latina e do Caribe. Conforme desejo pessoal de Bento XVI, a V Conferência realizar-se-á junto ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, do dia 13 a 31 de maio próximo.
A recepção oficial do Papa Bento XVI pelo governo brasileiro será em São Paulo , no dia 9 de maio. No dia 10, no estádio do Pacaembu, Sua Santidade deverá encontrar-se com os jovens e no dia 11 celebrará uma missa no Campo de Marte, ainda em São Paulo. No mesmo dia, o papa seguirá para Aparecida, onde permanecerá até o dia 13 do mesmo mês. O Seminário Bom Jesus, que está sendo revitalizado graças à colaboração de várias pessoas e instituições, terá a honra e a graça generosa de hospedar Bento XVI. Também faz parte da agenda do pontífice uma visita aos dependentes químicos tratados na Fazenda da Esperança, em Guaratinguetá, no dia 12.
Em todas as igrejas diocesanas do continente foi estudado o “Documento de Participação” e as contribuições das igrejas foram encaminhadas ao secretariado-geral de cada uma das 22 Conferências Episcopais a quem coube a tarefa de elaborar uma síntese das contribuições de sua conferência episcopal e enviá-la ao secretariado-geral do Celam para a elaboração do “Documento Síntese” que servirá de subsídio aos Delegados para a V Conferência.
Os bispos da América Latina reuniram-se pela primeira vez em Conferência Geral, convocados pelo Papa Pio XII, em 1955, no Rio de Janeiro. Nessa Conferência, os bispos sugeriram ao Papa a criação do Conselho Episcopal Latino Americano – Celam. Pio XII aprovou o pedido e estabeleceu a sede do Celam em Bogotá por razões geográficas, uma vez que a capital da Colômbia está mais ou menos eqüidistante das capitais dos demais países.
Após a primeira Conferência do Rio de Janeiro, outras três, a pedido do Celam e com a aprovação dos Papas, foram realizadas em Medellín, Puebla e Santo Domingo, respectivamente, cada uma com uma temática própria e num contexto diferente. Pode-se dizer que essa modalidade do exercício colegial do ministério episcopal, próprio da Igreja na América Latina, está se tornando tradição. Embora não haja um período determinado para a realização das mesmas, contudo, elas têm ocorrido com a aprovação pontifícia sem uma situação nova no continente justificam um pedido do Celam.
A exemplo dos Apóstolos que, após a Ascensão do Senhor, se reuniram com Maria, mãe de Jesus, no cenáculo e perseveraram unânimes em oração a espera dAquele “vento forte” que encheu toda a casa onde estavam e os inflamou de ardor missionário, permaneçamos também em oração, pedindo a Deus, por intercessão de Nossa Senhora Aparecida, para levarmos a luz de Cristo, Caminho, Verdade e Vida, com o testemunho e com a palavra a todas as gerações do nosso continente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário