Esta é a página virtual do Jornal Partilhando, o informativo da Paróquia de Santo Antônio - Santo Antônio do Monte, MG

quarta-feira, 4 de abril de 2007

Maria, solidária com a Humanidade

Autor: Seminarista Marcelo Ribeiro



Maria, a Vocacionada do Pai, é a mulher que se solidariza com toda a humanidade. Vejamos alguns textos que nos ajudam nesta reflexão:

- Anunciação (Lc 1,26-37): Deus vem pedir a livre colaboração da criatura humana para a obra divina. Maria aceita a colaboração da encarnação do Verbo, mas poderia ter rejeitado, e as coisas teriam tomado outra direção.

- Visita de Maria a Isabel (Lc 1, 46-55): O Magnificat tem duas nítidas dimensões como mensagem: uma vertical, onde, nos primeiros quatro versículos, louva a Deus; e nos restantes quatro ou cinco versículos, proclama uma dimensão horizontal, social, clamando por justiça em favor dos filhos de Deus desfavorecidos e injustiçados.

- O Nascimento de Jesus na Estrebaria (Lc 2, 6-7): O nascimento se dá em uma manjedoura, porque não havia lugar para Maria e José. Para os pobres, os lugares estão sempre ocupados. E eles vão para um cocho onde de lá na simplicidade nascia o Filho de Deus.

- Sua Participação nas Práticas Religiosas (Lc 2, 22-24): Após os 40 dias deviam apresentar o menino no Templo, tanto para o rito de purificação da mãe, como para a apresentação do filho. Se o filho era primogênito, isto é, aquele que “abre o seio materno”, o menino era consagrado ao Senhor e devia ser “resgatado” com a oferta de um cordeiro; ou no caso de um casal pobre; o cordeiro poderia ser substituído por um par de pombas ou de rolinhas.

- O relato das Bodas de Caná (Jo 2, 1-11): Maria, vendo que o casal poderia passar por um vexame, mais uma vez se solidariza e busca uma solução para o presente momento.

- Sua Presença ao Pé da Cruz (Jo 19, 25-27): Maria estava de pé, corajosa, cumprindo até o fim sua missão de Mãe do Redentor.

- Sua Participação no Nascimento da Igreja Apostólica em Pentecostes (At 1, 12-14): Maria, que acompanhou Jesus toda sua vida, marcando presença nos momentos fundamentais, decisivos da Redenção, ao lado do Filho. Aos pés da cruz, oferece o Filho em oblação pela redenção do mundo.
No calvário do coração de Jesus, nascia a Igreja, a comunidade dos redimidos pelo Filho. Agora, em Pentecostes quando a Igreja era proclamada publicamente como a continuação de Cristo, como Cristo continuado, era justo que Ela ali estivesse como membro nº 1 dessa comunidade.

Nenhum comentário:

Snap Shots

Get Free Shots from Snap.com
Powered By Blogger