Mais um jovem de Samonte decide seguir a vocação do Sacerdócio
(por Lurdinha Batista)
A Comunidade de Santo Antônio envia Fabrício César Costa, 25 anos ! O jovem entrou no Seminário Propedêutico na cidade de Luz, nossa Diocese, no dia 1º de fevereiro. Seu reitor é o Revmo. Padre Antônio Carlos da Silva. Este é o caminho inicial para a formação de sua vocação no sacerdócio.
Desde criança, Fabrício tinha este sonho, de ser padre e servir ao povo de forma especial nessa vocação. Ele teve uma boa referência de estímulo vocacional, através de sua avó Geralda Leite da Costa, e participando da conferência vicentina, das missas e demais atividades paroquiais, preparando, assim, o terreno para poder também semear a boa semente. Houve uma grande contribuição de dona Terezinha Lacerda, que o ajudou no seu crescimento espiritual e no serviço à comunidade, pois Fabrício a ajudou nos trabalhos da igreja desde seus 12 anos.
Com a família religiosa dos franciscanos, fez seus encontros vocacionais, mas foi com o Mons. Olavo que se definiu pela vida sacerdotal secular, estando na Diocese de Luz e tendo como Bispo nosso querido Dom Félix.
Fabrício é um jovem comum, que estudou, namorou, paquerou, o que veio somente a confirmar sua decisão ser padre. Então, no começo deste ano, ele iniciou sua formação e decidiu fazer em tudo a vontade de Deus.
Na sua trajetória, Fabrício não cita nomes para agradecer às pessoas que o ajudaram, pois são muitas. Mas, segundo ele, seu coração está agradecido à comunidade Paroquial de Santo Antônio, e aos seus amigos. Em especial, fala de Mons. Olavo e Padre Adelson, e agradece por tudo que fizeram e estão fazendo por ele, principalmente na acolhida e nas orações. Com certeza, a comunidade paroquial de Santo Antônio o acompanhará em orações e naquilo que for necessário.
Aos coroinhas da paróquia Santo Antônio, deixa uma mensagem: “Estejam sempre a serviço de Deus através do serviço do Altar, dos Sacerdotes, da Igreja e do povo, e que continuem sempre com esse compromisso de zelo e amor às coisas sagradas de Deus; e que São Tarcísio interceda por nós.”
Aos adolescentes e jovens fala: “Sejam instrumentos de paz e do amor de Deus. E se alguém tiver o sonho de ser padre, não tenha medo de se lançar neste caminho de entrega a Deus”.
Venha participar da Equipe de Liturgia
A Equipe de celebração da Pastoral Litúrgica vem crescendo em participação e espiritualidade. Ela É composta por leigos e leigas de nossa comunidade paroquial que assumem seu papel nas nossas celebrações litúrgicas, as santas missas.
A formação para a liturgia acontece toda última quinta-feira de cada mês, após a missa das 19h no Salão Paroquial da Igreja Matriz. É uma reunião aberta a todos aqueles que desejam uma formação contínua sobre a liturgia. No dia 25 de janeiro aconteceu a primeira reunião de 2007, com a presença de várias pessoas e do nosso pároco Monsenhor Olavo.
A reunião foi conduzida por Eloísa Neves. Inicialmente, foi feita uma avaliação do mês anterior e logo foi colocado o tema a ser estudado - o Canto na Celebração Eucarística.
Muitas observações foram feitas: existe Canto de Entrada, quando houver procissão de entrada. Quando o presidente da celebração já está no presbitério, como, por exemplo, na quinta-feira de adoração, este não é necessário. Na Aclamação do Evangelho deve ser cantado somente um refrão. O Canto de Comunhão termina com a distribuição da Eucaristia, para que haja um momento de silêncio após a comunhão, para a adoração pessoal a Jesus Sacramentado. Nas missas transmitidas pela rádio esse momento não pode acontecer.
Venha conhecer melhor a liturgia para celebrar melhor. Venha participar desta Equipe para que, juntos, edifiquemos o Reino de Deus que já está entre nós.
Diocese analisa projeto de reforma da Matriz
No dia 27 de Janeiro, Monsenhor Olavo convocou reunião entre ele, a equipe técnica do projeto da Reforma da Igreja Matriz e Dom Félix, nosso bispo. O grupo se reuniu na sede da Cúria Diocesana em Luz, onde foram discutidos os estudos já apresentados à comunidade e demais sugestões encaminhadas por paroquianos.
D. Félix fez observações detalhadas sobre o projeto e informou que o mesmo será encaminhado para apreciação ao Conselho de Presbíteros e ao Colégio dos Consultores da Diocese, seguindo a praxe necessária. A paróquia aguardará pareceres.
RCC - Samonte
Antônio Fernandes de Camargos exerceu a coordenação geral da RCC por dois anos consecutivos, com grande dedicação, empenho e liderança. Nesse período conseguiu manter a regularidade semanal dos seis Grupos de Oração paroquiais e o início de formação de dois novos grupos: na Comunidade de São José dos Rosas e no prolongamento do Bairro D. Bosco, assim como momentos de formação, de retiros, e de louvor.
A Renovação Carismática Católica (RCC) esforçou-se por manter a pastoral de conjunto, ligando-se à Pastoral da Sobriedade, da Comunicação, da Catequese, da Crisma, da Liturgia e do Dízimo.
A nova coordenação a ser eleita dará prosseguimento a esses trabalhos e muito terá a agradecer a Camargos, sabendo que só Deus poderá recompensá-lo pelo zelo.