Esta é a página virtual do Jornal Partilhando, o informativo da Paróquia de Santo Antônio - Santo Antônio do Monte, MG

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Eu vim para servir

Autora: Elaine Mascarenhas Oliveira

Ser Servo é ser voluntário, fraterno, ou seja, é ajudar as pessoas.

Existem diversos serviços a serem realizados na sociedade, os quais costumamos classificar como caridade, favor ou obrigação.

Se você ajuda a uma pessoa “menos favorecida”, supõe-se que você está fazendo uma “caridade”, o que leva a sociedade a julgá-lo um ser bondoso, colocando-o no topo da santificação.

Se você ajuda a uma pessoa “mais favorecida”, supõe-se que você está fazendo um “favor”, esperando retribuição em troca, pois a sociedade julga que você está agindo com “segundas intenções”.

Se você ajuda a uma pessoa “mais próxima” (parente, amigo) supõe-se que você não está fazendo mais que sua “obrigação”.

Tais julgamentos nos levam a presumir que servir ao próximo “menos favorecido” é a forma mais fácil de se obter “aplausos”, pois todos se sensibilizam com tal ato.

Porém o “servir em vez de ser servido” não é tão simples assim. É necessário ser pessoa possuidora de dignidade e inteligência suficiente para:
- Servir à pessoa “menos favorecida” com humildade, agindo de igual para igual e com tal discrição que “sua mão esquerda não saiba o que sua mão direita faz”;
- Servir à pessoa “mais favorecida” com desprendimento de qualquer retribuição, pois devemos sempre “fazer o bem sem olhar a quem”;
- Servir à pessoa mais próxima com discernimento para saber diferenciar uma necessidade de um capricho ou autocomiseração.

Não consegue ser Servo quem é egocêntrico, quem coloca em primeiro lugar seus interesses pessoais, visando sempre reconhecimento social em tudo que faz.

Para servir como fez Jesus Cristo são necessários muita oração, silêncio e amor, pois “servir em vez de ser servido” é ser digno de possuir um dos frutos do Espírito Santo, o fruto da benignidade, que nos leva a socorrer o próximo, a ponto de nos sentirmos plenamente felizes em sermos úteis e realizarmos a vontade do Pai.

Portanto lembre-se sempre que, ser Servo não torna você menor diante dos homens, mas sim maior diante de Deus.

Nenhum comentário:

Snap Shots

Get Free Shots from Snap.com
Powered By Blogger