Dia do Padre
Escolhido por Deus, ele recebe o Sacramento da Ordem que o consagra para a missão e o insere no presbitério. Seu carisma é a "Caridade Pastoral", isto é, ser junto do povo e no meio da comunidade a presença viva e atuante de Cristo, o Bom Pastor. Sua missão é ensinar a Palavra de Deus, pelo testemunho e pela pregação, santificar os fiéis pelos sacramentos, animar a organização e presidir a comunidade. Sua espiritualidade emana da especial configuração a Cristo Misericordioso. Ela é evangélica, eucarística, mariana, fraterna, encarnada, alegre e geradora de esperança.
A Igreja Católica é formada por dioceses. A diocese é a porção do Povo de Deus que está numa região e é guiada e alimentada na fé, esperança e caridade pelo bispo e seus colaboradores, os padres e os diáconos. O Bispo Diocesano é o Pastor, mestre e guia, escolhido pela Igreja para ser o sucessor dos Apóstolos. É o Profeta que testemunha e alimenta seu povo pela Palavra de Deus. É o Sacerdote que santifica pelos sacramentos, caminha junto e conhece as suas ovelhas. Normalmente uma diocese é constituída de muitas paróquias. Cada paróquia é confiada a um pároco, quase sempre diocesano ou, na sua ausência, a um religioso. Existem no Brasil muitas paróquias sem padres, infelizmente. O padre age na paróquia e nas outras atividades diocesanas. É um sinal visível do Reino de Deus. Em tudo o que faz, atua como se fosse o próprio bispo, de quem depende e a comunhão é uma exigência essencial.
A pastoral vocacional deve trabalhar para que haja mais padres diocesanos. Vamos rezar sempre pelas vocações. Façamos de tudo para incentivar os jovens e adolescentes a seguir essa vocação. Vamos falar da vocação sacerdotal na família, na escola, na catequese, nos grupos de adolescentes, de jovens. Façamos de tudo para criar na comunidade um clima favorável ao surgimento das vocações. Este é um trabalho conjunto exercido pelo Pároco, pelos jovens, pelos catequistas. pelas famílias, os que animam a liturgia e grupos de reflexão. Todos somos responsáveis para que tenhamos mais sacerdotes. O Papa João Paulo II nos ensina: "Descei no meio dos jovens e chamai, não tenhais medo de chamar. Devemos chamar sempre”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário