Esta é a página virtual do Jornal Partilhando, o informativo da Paróquia de Santo Antônio - Santo Antônio do Monte, MG

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Dia do Padre

Escolhido por Deus, ele recebe o Sacramento da Ordem que o consagra para a missão e o insere no presbitério. Seu carisma é a "Caridade Pasto­ral", isto é, ser junto do povo e no meio da co­munidade a presença viva e atuante de Cristo, o Bom Pastor. Sua missão é ensinar a Palavra de Deus, pelo testemunho e pela pregação, santifi­car os fiéis pelos sacramentos, animar a organi­zação e presidir a comunidade. Sua espiritualidade emana da especial configuração a Cristo Misericordioso. Ela é evangélica, eucarística, mariana, fraterna, encarnada, alegre e geradora de esperança.

A Igreja Católica é for­mada por dioceses. A diocese é a porção do Povo de Deus que está numa região e é guiada e ali­mentada na fé, esperança e caridade pelo bispo e seus colaboradores, os padres e os diáconos. O Bispo Diocesano é o Pastor, mestre e guia, escolhido pela Igreja para ser o sucessor dos Apóstolos. É o Profeta que testemunha e ali­menta seu povo pela Palavra de Deus. É o Sacer­dote que santifica pelos sacramentos, caminha junto e conhece as suas ovelhas. Normalmente uma diocese é constituída de muitas paróquias. Cada paróquia é confiada a um pároco, quase sempre diocesano ou, na sua ausência, a um religioso. Existem no Brasil muitas paróquias sem padres, infelizmente. O padre age na paróquia e nas outras atividades diocesanas. É um sinal visível do Reino de Deus. Em tudo o que faz, atua como se fosse o próprio bispo, de quem depende e a comunhão é uma exigência essenci­al.
A pastoral vocacional deve trabalhar para que haja mais padres diocesanos. Vamos rezar sempre pelas vocações. Façamos de tudo para incentivar os jovens e adolescentes a seguir essa vocação. Vamos falar da vocação sacerdotal na família, na escola, na catequese, nos grupos de adolescentes, de jovens. Façamos de tudo para criar na comuni­dade um clima favorável ao surgimento das vocações. Este é um trabalho conjunto exercido pelo Pároco, pelos jovens, pelos catequistas. pelas famílias, os que animam a liturgia e grupos de reflexão. Todos somos responsáveis para que tenhamos mais sacerdotes. O Papa João Paulo II nos ensina: "Descei no meio dos jovens e chamai, não tenhais medo de chamar. Deve­mos chamar sempre”.

Nenhum comentário:

Snap Shots

Get Free Shots from Snap.com
Powered By Blogger