Esta é a página virtual do Jornal Partilhando, o informativo da Paróquia de Santo Antônio - Santo Antônio do Monte, MG

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Conheça nossa Igreja: Os movimentos da Igreja

Existem inúmeros movimentos dentro da Igreja Católica, cada um manifestando um carisma específico. O Concílio do Vaticano II, que aconteceu nos anos 60, incentivou a criação e a expansão desses movimentos, pois se percebeu que eles são uma ótima forma de engajar os leigos na vida da Igreja.

Cada homem e cada mulher é chamado a participar ativamente da evangelização. Uma participação passiva já não é mais suficiente: cada um pode e deve contribuir de alguma forma para a construção do Reino de Deus aqui na Terra. Os movimentos da Igreja são um excelente caminho para aqueles que não são vocacionados ao sacerdócio ou à vida consagrada, mas que podem contribuir; ou seja, para os leigos.

No mundo atual, há uma infinidade de movimentos. Alguns são mais recentes e ainda estão se organizando; outros são antigos e já contam com o aval do Vaticano. Alguns deles se organizam na forma de pastorais, estando diretamente ligados a uma paróquia ou diocese; outros são mais independentes, embora prestem obediência aos párocos e bispos. Alguns contam com a presença de sacerdotes e de leigos, outros são formados apenas por leigos, contando com a orientação de padres e bispos.

Vamos citar agora alguns desses movimentos: Renovação Carismática Católica (RCC), Movimento de Cursilho de Cristandade (MCC), Oficinas de Oração e Vida (TOV), Pastoral da Sobriedade, Pastoral da Família, Pastoral da Criança, Pastoral da Comunicação, Pastoral Litúrgica, Pastoral do Dízimo, Movimento Regnum Christi, Opus Dei, Focolares, Neocatecumenato, Legião de Maria, Toca de Assis, Movimento Comunhão e Libertação, etc.

Cada um desses movimentos tem uma característica especial. Alguns são mais contemplativos, outros mais ativos. Alguns procuram agir entre os pobres, para ajudá-los; outros atuam entre os ricos, para convertê-los. Mas todos eles têm algumas coisas em comum: eles servem à Igreja e à comunidade onde estão inseridos, obedecendo ao Papa, aos bispos e aos sacerdotes. Participar de algum desses movimentos, conforme a pessoa se identificar com eles, é uma ótima forma de servir a Cristo e aos irmãos.

Nenhum comentário:

Snap Shots

Get Free Shots from Snap.com
Powered By Blogger