Esta é a página virtual do Jornal Partilhando, o informativo da Paróquia de Santo Antônio - Santo Antônio do Monte, MG

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Conheça um pouco da vocação de Wilmar de Oliveira Filho

Partilhando: Como foi para você responder ao chamado de viver o matrimônio, ser esposo, ser pai?
Após minha formatura e residência médica, em Cirurgia Geral, em BH, voltei para nossa terra a fim de concretizar diversos sonhos, inclusive responder a um chamado íntimo de formar minha própria família. Sentia-me preparado, maduro, apto a formar e viver plenamente, um lar e um matrimônio cristão. Ser um marido e pai voltado I participar integralmente das obrigações e situações criadas num ambiente familiar, era e é um objetivo, que graças a Deus tenho alcançado. O meu preparo e amadurecimento foram conseqüências de valores vividos por mim nos diversos lares que freqüentava onde amor, renúncia, cumplicidade, lealdade e amizade eram fundamentais para a harmonia e bem estar de ais e filhos. Ao assumir o matrimônio e a paternidade, a eles, tenho dedicado o melhor de meu aprendizado, de meu tempo e de mim mesmo.

Partilhando: A escolha de uma profissão - ser médico, o amor por cada pessoa humana... fale sobre esse desafio a ser vivido no seu cotidiano?
O meu ideal de ser médico foi forjado dentro de meu lar paterno, ainda na minha adolescência, quando presenciava o incessante e dedicado trabalho de meu pai, que sozinho, durante lustros, atendia a toda a população do município, dispondo de escasso, mas decisivo, tempo para participar da construção do Prédio da Santa Casa e posteriormente dedicando-se, além do consultório, a procedimentos cirúrgicos altamente complexos. A cada desafio vencido por meu Pai mais fortalecia-se em mim o ardente desejo de tornar­-me médico, para exercer uma Medicina social, que atingisse a todas as camadas da população. É o que eu tenho feito, cotidianamente, desde que aqui iniciei, no dia 1° de maio de 1985.

Sou, dentro de minha humildade, homem, que gosta de enfrentar desafios e vencê-los. Assim tem sido e assim continua a ser. Quanto maior a dificuldade, maior ânimo para superá-la. A presença diuturna de Iara é a grande força a me impulsionar, encorajar e superar as dificuldades.

Partilhando: Um fato que marcou sua vida em sua profissão.
Na vida de um médico está sempre acontecendo fatos marcantes, procedimentos de alta relevância, quer no consultório, quer nas sala de cirurgias, quer como administrador na área médica. O convite do então governador Eduardo Azeredo para ser secretário da saúde de seu governo, no momento em que eram milhares os casos de dengue no Estado, principalmente em BH, a atuação da equipe formada por nós e sob nossa liderança para atenuar e extinguir a epidemia - o que conseguimos em tempo recorde - é fato marcante em minha vida profissional.

A destacar, ter sido eu, o único secretário da saúde a sair do interior diretamente para ocupar o cargo. A criação da Fundação Dr. José Maria dos Mares Guia, em 1994 e a recente inauguração do Hospital Dia São Pedro, anexo à Fundação, são fatores que enriquecem as minhas atividades de formas indeléveis. Temos encontrado adversidades, mas nossa fé, nossas orações, nossa coragem, o apóio de bons e leais amigos têm feito com que as dificuldades sejam superadas, sem abrirmos mãos de nossos princípios éticos, morais e coerentes, em quaisquer circunstâncias. Há anos encaminho pacientes para hospitais de diversas cidades, nas vagas que a mim são disponibilizadas, gratuitamente por professores, especialistas e Casas de Saúde, devido às inúmeras amizades, feitas por onde passei.

Partilhando: Qual o maior sonho de um pai?
Todos nós, pais, temos diversos sonhos em relação ao futuro de nossos filhos. Sonhamos criá-los em um ambiente familiar cristão, dando­-lhes exemplo de amor, honestidade, ética, lealdade e respeito mútuo. Ensiná-los a combater toda forma de discriminação, mostrar-lhes que somos todos iguais nos direitos, deveres, oportunidades e auto-determinação.

O pai não sonha sozinho, é junto à mãe que os sonhos em relação aos filhos se concretizam. Deus deu-me a felicidade de ter encontrado para a mãe de meus filhos, uma mulher dotada de raras qualidades, quer como mãe, quer como esposa, o que fundamentalmente tem contribuído na formação moral, intelectual humanística e amor ao próximo demonstrado por ­nossos filhos. Sonhamos, Iara e eu, vermos nossos filhos sendo homens úteis á sociedade, brasileiros patriotas solidários ao próximo, reverenciando aos idosos, tendo como virtudes a lealdade, a gratidão, e o saber perdoar.

Partilhando: É importante ver o casal trabalhando juntos por um ideal. Fale sobre a importância de viverem juntos esta missão: ajudar e acolher a todos para que tenham vida e saúde.
Nada se constrói dentro da união matrimonial sem que seja alicerçada no amor, cumplicidade, idealismo, desprendimento e energia. Um cônjuge é a pilastra firme a sustentar o outro. Nosso trabalho (Iara e meu) é voltado inteiramente para o bem comum do ser humano. Hoje é para nós quase impossível exercermos nossas atividades, nossa missão, se um não tiver constantemente, incentivando, estimulando. auxiliando, alertando o outro, sendo completamente um dependente do outro, na concretização do mesmo e único ideal de acolher a todos para que tenham boa saúde, bem-estar, oportunidade, dignidade e vida plenamente vivida. Iara e eu contribuímos com todo o nosso esforço, toda nossa vibração, todo o nosso trabalho, exercendo nossas atividades com total vocação de servir com vontade própria, mas temos o exemplo de nossos pais octogenários, que continuam contribuindo para o bem da coletividade santo-antoniense.

Oramos, queremos e esperamos que Deus nos dê cada vez mais força, amor, despojamento e humildade na luta árdua, mas gratificante, que abraçamos em favor da assistência médico-social dos que necessitam. Somos felizes em participar da comunidade católica, cuja ênfase é evangelizar, formando cidadãos-cristãos "para que um mundo novo aconteça". Parabéns aos idealizadores, redatores e colaboradores deste valioso periódico cristão editado pela Paróquia de Santo Antônio, que vem alcançando seus relevantes objetivos.

Nenhum comentário:

Snap Shots

Get Free Shots from Snap.com
Powered By Blogger