Jornal Partilhando nº 29 - Agosto de 2007
Esta é a edição de Agosto de 2007 do Jornal Partilhando. Aproveite!
Esta é a edição de Agosto de 2007 do Jornal Partilhando. Aproveite!
Postado por Jornal Partilhando às 15.8.07 0 comentários
Veja o que você encontra nesta edição:
- Palavra do Pastor: Você é feliz?
- Capa: Vocação Religiosa: Testemunho de Cristo
- Dia do Padre
- Como surgiu o mês vocacional
- Dias dos catequistas e dos ministérios leigos
- Entrevista: Conheça um pouco da vocação de Wilmar de Oliveira Filho
- Notícia: Santíssimo Sacramento terá morada permanente na Santa Casa de Samonte
- Notícia: Comunidade Terapêutica São Francisco de Assis
- Notícia: Retiro
- Testemunho: Oficina de Oração e Vida
- Artigo: Acolher a Amizade de Deus
- Conheça nossa Igreja: Os Movimentos da Igreja
- História da Salvação: Moisés é chamado a guiar o povo de Deus
- Partilhando Jovem: Consumismo
Postado por Jornal Partilhando às 15.8.07 0 comentários
Marcadores: agosto07
Autor: Padre Adelson - Vigário Paroquial
Viva feliz! Permita-se ser feliz; seja uma pessoa autêntica, alegre e realista.
Poderíamos apontar algumas pistas, que nos ajudem a ser feliz:
Em 1°. lugar: Ter Deus no coração, a pessoa vazia de Deus se torna uma pessoa triste, amarga, deprimida.
Em 2°. lugar: Ser feliz na família. A pessoa que não se sente acolhida e amada na família, passa por crises e sempre faz chantagem com os outros.
Em 3°. lugar: Fazer aquilo de que gosta. Quando trabalhamos e fazemos algo que gostamos, nos sentimos
alegres, felizes, tranqüilos e acolhemos bem as pessoas que aproximam de nós.
Em 4°. lugar: Não deixar que outras pessoas tomem decisões por você. Seja autêntico. Você pode pedir conselhos e orientações, mas a decisão é sua.
Em 5°. lugar: Escolha bons amigos. Existem, infelizmente, pessoas que não querem a felicidade para os outros. Tome cuidado ao escolher seus amigos.
Em 6°. lugar: Assista a bons filmes e programas. Não polua sua mente.
Em 7°. lugar: Tenha sempre momentos de reflexão. Uma paradinha, o silêncio, nos fazem bem.
Em 8°. lugar: Tenha sempre esperança. O homem que sonha, espera, é um homem feliz.
Em 9°. lugar: Não seja pessimista. A pessoa assim sofre e faz os outros sofrerem. Não se esqueça de que Deus criou você para ser feliz.Levante sua auto-estima.
Em 10°. lugar: Faça exercícios físicos: Saia comodismo, isso nos faz muito bem e nos tranqüiliza.
Em 11°. lugar: Seja apaixonado pela vida e por si mesmo. A vida é um dom precioso que Deus deu: viva.
Em 12°. lugar: Seja alegre, sorridente. Encha sua boca de alegria, para dizer as pessoas: Bom dia, tudo bem, Deus te abençoe, etc.
Postado por Jornal Partilhando às 15.8.07 0 comentários
Marcadores: agosto07, Padre Adelson, Palavra do Pastor
Postado por Jornal Partilhando às 15.8.07 1 comentários
Postado por Jornal Partilhando às 15.8.07 0 comentários
Postado por Jornal Partilhando às 15.8.07 0 comentários
Postado por Jornal Partilhando às 15.8.07 0 comentários
Partilhando: Como foi para você responder ao chamado de viver o matrimônio, ser esposo, ser pai?
Após minha formatura e residência médica, em Cirurgia Geral, em BH, voltei para nossa terra a fim de concretizar diversos sonhos, inclusive responder a um chamado íntimo de formar minha própria família. Sentia-me preparado, maduro, apto a formar e viver plenamente, um lar e um matrimônio cristão. Ser um marido e pai voltado I participar integralmente das obrigações e situações criadas num ambiente familiar, era e é um objetivo, que graças a Deus tenho alcançado. O meu preparo e amadurecimento foram conseqüências de valores vividos por mim nos diversos lares que freqüentava onde amor, renúncia, cumplicidade, lealdade e amizade eram fundamentais para a harmonia e bem estar de ais e filhos. Ao assumir o matrimônio e a paternidade, a eles, tenho dedicado o melhor de meu aprendizado, de meu tempo e de mim mesmo.
Partilhando: A escolha de uma profissão - ser médico, o amor por cada pessoa humana... fale sobre esse desafio a ser vivido no seu cotidiano?
O meu ideal de ser médico foi forjado dentro de meu lar paterno, ainda na minha adolescência, quando presenciava o incessante e dedicado trabalho de meu pai, que sozinho, durante lustros, atendia a toda a população do município, dispondo de escasso, mas decisivo, tempo para participar da construção do Prédio da Santa Casa e posteriormente dedicando-se, além do consultório, a procedimentos cirúrgicos altamente complexos. A cada desafio vencido por meu Pai mais fortalecia-se em mim o ardente desejo de tornar-me médico, para exercer uma Medicina social, que atingisse a todas as camadas da população. É o que eu tenho feito, cotidianamente, desde que aqui iniciei, no dia 1° de maio de 1985.
Sou, dentro de minha humildade, homem, que gosta de enfrentar desafios e vencê-los. Assim tem sido e assim continua a ser. Quanto maior a dificuldade, maior ânimo para superá-la. A presença diuturna de Iara é a grande força a me impulsionar, encorajar e superar as dificuldades.
Partilhando: Um fato que marcou sua vida em sua profissão.
Na vida de um médico está sempre acontecendo fatos marcantes, procedimentos de alta relevância, quer no consultório, quer nas sala de cirurgias, quer como administrador na área médica. O convite do então governador Eduardo Azeredo para ser secretário da saúde de seu governo, no momento em que eram milhares os casos de dengue no Estado, principalmente em BH, a atuação da equipe formada por nós e sob nossa liderança para atenuar e extinguir a epidemia - o que conseguimos em tempo recorde - é fato marcante em minha vida profissional.
A destacar, ter sido eu, o único secretário da saúde a sair do interior diretamente para ocupar o cargo. A criação da Fundação Dr. José Maria dos Mares Guia, em 1994 e a recente inauguração do Hospital Dia São Pedro, anexo à Fundação, são fatores que enriquecem as minhas atividades de formas indeléveis. Temos encontrado adversidades, mas nossa fé, nossas orações, nossa coragem, o apóio de bons e leais amigos têm feito com que as dificuldades sejam superadas, sem abrirmos mãos de nossos princípios éticos, morais e coerentes, em quaisquer circunstâncias. Há anos encaminho pacientes para hospitais de diversas cidades, nas vagas que a mim são disponibilizadas, gratuitamente por professores, especialistas e Casas de Saúde, devido às inúmeras amizades, feitas por onde passei.
Partilhando: Qual o maior sonho de um pai?
Todos nós, pais, temos diversos sonhos em relação ao futuro de nossos filhos. Sonhamos criá-los em um ambiente familiar cristão, dando-lhes exemplo de amor, honestidade, ética, lealdade e respeito mútuo. Ensiná-los a combater toda forma de discriminação, mostrar-lhes que somos todos iguais nos direitos, deveres, oportunidades e auto-determinação.
O pai não sonha sozinho, é junto à mãe que os sonhos em relação aos filhos se concretizam. Deus deu-me a felicidade de ter encontrado para a mãe de meus filhos, uma mulher dotada de raras qualidades, quer como mãe, quer como esposa, o que fundamentalmente tem contribuído na formação moral, intelectual humanística e amor ao próximo demonstrado por nossos filhos. Sonhamos, Iara e eu, vermos nossos filhos sendo homens úteis á sociedade, brasileiros patriotas solidários ao próximo, reverenciando aos idosos, tendo como virtudes a lealdade, a gratidão, e o saber perdoar.
Partilhando: É importante ver o casal trabalhando juntos por um ideal. Fale sobre a importância de viverem juntos esta missão: ajudar e acolher a todos para que tenham vida e saúde.
Nada se constrói dentro da união matrimonial sem que seja alicerçada no amor, cumplicidade, idealismo, desprendimento e energia. Um cônjuge é a pilastra firme a sustentar o outro. Nosso trabalho (Iara e meu) é voltado inteiramente para o bem comum do ser humano. Hoje é para nós quase impossível exercermos nossas atividades, nossa missão, se um não tiver constantemente, incentivando, estimulando. auxiliando, alertando o outro, sendo completamente um dependente do outro, na concretização do mesmo e único ideal de acolher a todos para que tenham boa saúde, bem-estar, oportunidade, dignidade e vida plenamente vivida. Iara e eu contribuímos com todo o nosso esforço, toda nossa vibração, todo o nosso trabalho, exercendo nossas atividades com total vocação de servir com vontade própria, mas temos o exemplo de nossos pais octogenários, que continuam contribuindo para o bem da coletividade santo-antoniense.
Oramos, queremos e esperamos que Deus nos dê cada vez mais força, amor, despojamento e humildade na luta árdua, mas gratificante, que abraçamos em favor da assistência médico-social dos que necessitam. Somos felizes em participar da comunidade católica, cuja ênfase é evangelizar, formando cidadãos-cristãos "para que um mundo novo aconteça". Parabéns aos idealizadores, redatores e colaboradores deste valioso periódico cristão editado pela Paróquia de Santo Antônio, que vem alcançando seus relevantes objetivos.
Postado por Jornal Partilhando às 15.8.07 0 comentários
Marcadores: agosto07, Entrevista
Postado por Jornal Partilhando às 15.8.07 0 comentários
Postado por Jornal Partilhando às 15.8.07 1 comentários
Marcadores: agosto07, comunidade terapêutica, notícia
Participe conosco do retiro com Pe. Delair Cuerva nos dias 9, 10 e 11 de Novembro Contato: Darci (3281- 1219), Lenita (3281-2483), Grenner/Eliana (3281- 3885) e Wilmar/Jane (3281-3655).
Postado por Jornal Partilhando às 15.8.07 0 comentários
Testemunho de Sebastião Ivo dos Santos
"Esta Oficina significou muito para mim. Principalmente, levou-me a entender o amor que Jesus tem por mim e por todos nós. Aprendi a ouvir as pessoas e também entendê-las. Essa experiência foi uma bênção de Deus para mim. Sinceramente, eu não esperava tanto!.
Desejo que Jesus continue dando-me discernimento para conduzir minha vida, e que eu possa sempre continuar folheando as páginas da Palavra de Deus com suavidade em minhas mãos."
Postado por Jornal Partilhando às 15.8.07 0 comentários
Marcadores: agosto07, Oficina de Oração
Postado por Jornal Partilhando às 15.8.07 0 comentários
Existem inúmeros movimentos dentro da Igreja Católica, cada um manifestando um carisma específico. O Concílio do Vaticano II, que aconteceu nos anos 60, incentivou a criação e a expansão desses movimentos, pois se percebeu que eles são uma ótima forma de engajar os leigos na vida da Igreja.
Cada homem e cada mulher é chamado a participar ativamente da evangelização. Uma participação passiva já não é mais suficiente: cada um pode e deve contribuir de alguma forma para a construção do Reino de Deus aqui na Terra. Os movimentos da Igreja são um excelente caminho para aqueles que não são vocacionados ao sacerdócio ou à vida consagrada, mas que podem contribuir; ou seja, para os leigos.
No mundo atual, há uma infinidade de movimentos. Alguns são mais recentes e ainda estão se organizando; outros são antigos e já contam com o aval do Vaticano. Alguns deles se organizam na forma de pastorais, estando diretamente ligados a uma paróquia ou diocese; outros são mais independentes, embora prestem obediência aos párocos e bispos. Alguns contam com a presença de sacerdotes e de leigos, outros são formados apenas por leigos, contando com a orientação de padres e bispos.
Vamos citar agora alguns desses movimentos: Renovação Carismática Católica (RCC), Movimento de Cursilho de Cristandade (MCC), Oficinas de Oração e Vida (TOV), Pastoral da Sobriedade, Pastoral da Família, Pastoral da Criança, Pastoral da Comunicação, Pastoral Litúrgica, Pastoral do Dízimo, Movimento Regnum Christi, Opus Dei, Focolares, Neocatecumenato, Legião de Maria, Toca de Assis, Movimento Comunhão e Libertação, etc.
Cada um desses movimentos tem uma característica especial. Alguns são mais contemplativos, outros mais ativos. Alguns procuram agir entre os pobres, para ajudá-los; outros atuam entre os ricos, para convertê-los. Mas todos eles têm algumas coisas em comum: eles servem à Igreja e à comunidade onde estão inseridos, obedecendo ao Papa, aos bispos e aos sacerdotes. Participar de algum desses movimentos, conforme a pessoa se identificar com eles, é uma ótima forma de servir a Cristo e aos irmãos.
Postado por Jornal Partilhando às 15.8.07 0 comentários
Marcadores: agosto07, Conheça nossa Igreja, movimentos
Postado por Jornal Partilhando às 15.8.07 1 comentários
Marcadores: agosto07, História da Salvação
Postado por Jornal Partilhando às 15.8.07 24 comentários
Marcadores: agosto07, partilhando jovem