Esta é a página virtual do Jornal Partilhando, o informativo da Paróquia de Santo Antônio - Santo Antônio do Monte, MG

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Jornal Partilhando nº 31 - Outubro de 2007

Esta é a edição de Outubro de 2007 do Jornal Partilhando, o informativo da Paróquia de Santo Antônio do MOnte, MG. Leia, comente, mande suas sugestões!

Índice

Veja o que você encontra na edição deste mês do Jornal Partilhando:

- Palavra do Pastor - Missão: Serviço à Vida
- Capa - Mãe Aparecida, ilumina nossa vida!
- Conheça Melhor - Dona Abigail, 20 anos de Romarias
- CPP tem nova coordenação
- Jovens do RCC se reuniram em Samonte para encontro diocesano
- Homens e mulheres novos
- Artigo - O amor a Deus
- História da Salvação - Josué: Precisamos merecer nossas conquistas
- Partilhando Jovem - Ser jovem
- 4º Encontro Restaurar-te
- Agenda

Palavra do Pastor

Missão: Serviço à vida

Autor: Seminarista Marcos Tiago da Silva


Neste mês de outubro, como Igreja – Povo de Deus –, somos chamados de forma especial a refletir sobre o que é Missão.

Com certeza todos vocês já ouviram sobre esta palavra que tem origem latina e significa enviar. Mas, o que é muito comum acontecer é compreendermos a missão de forma “descompromissada”, ou seja, pensando que ser missionário (viver a missão) é apenas ir para lugares distantes para Evangelizar ou, ainda, que isto é “serviço” apenas de algumas pessoas como padres, irmãos etc.

Em outubro, somos convidados a tomar consciência de que todos nós somos chamados por Deus e este chamado tem como finalidade a missão, o que nos faz ser colaboradores na construção do Reino de Deus.

A experiência que fazemos no encontro com Deus nos leva para fora de nós mesmos, de nossos interesses particulares e, nos faz ser para os outros, tornando-nos, assim, portadores da Boa Nova da vida apresentada por Jesus que foi o primeiro missionário do Pai.

Como cristãos, somos continuadores da missão de Jesus de levar ao mundo o amor, a misericórdia e a justiça de Deus, restituindo a vida a todos aqueles que dela necessitam, em especial, aos que se encontram à margem do convívio social: os pobres e excluídos.

Ao observarmos a prática e os ensinamentos de Jesus, podemos perceber que a missão acontece nas situações concretas de nossa vida, a partir de gestos simples que fazemos em relação àqueles de quem somos próximos. Nisto, reconhecemos que, onde quer que estejamos, podemos ser missionários e, o que nos faz sair em missão é o sentimento de gratidão e alegria por sermos seguidores de Jesus – “Caminho, Verdade e Vida”.

Antes de qualquer envio é necessário estar com Jesus, escutá-lo e cultivar uma verdadeira intimidade e sintonia com o que Ele nos apresentou, pois aí se encontra a origem e o fundamento de nossa missão.

Ser missionário, levar a Boa Nova, é ser esperança para aqueles que se encontram desesperançados, ser solidário para com aqueles que sofrem. Dessa forma, estaremos sendo a presença do próprio Cristo, lembrando sempre que “Deus é amor em nosso amor, Deus é vida em nossa vida e por nossa vida”.

Ao refletir sobre nossa missão, pode nos surgir um sentimento de “pequenez” diante de tão sublime serviço a que somos chamados e enviados, mas logo somos confortados pela certeza de que não estamos sozinhos, pois Deus se faz presente no meio de nós.

Não paremos por aqui, busquemos saber mais sobre a missão e como realizá-la em nosso dia-a-dia. Procure se informar sobre os trabalhos de visitação às famílias e sobre outros encontros que já acontecem nas comunidades de nossa paróquia. E não se esqueçam do que nos disse Jesus: “Como o Pai me enviou, eu envio vocês!” Eis nossa missão: assim como Jesus, ser também presença do Reino de Deus no mundo de hoje.

Mãe Aparecida, ilumina nossa vida!

Ela apareceu nas águas de um rio, perto de um vilarejo paulista, em outubro de 1717 – ou seja há 290 anos. Era uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, partida em dois pedaços. Foi tirada do rio por um grupo de pescadores, primeiro o corpo e logo em seguida a cabeça. Os pescadores estavam tendo muitas dificuldades para encontrar peixes – até que suas redes trouxeram a imagem da Senhora Aparecida – a partir daí, a pesca foi abundante. Começava ali um longa e bela história de fé e devoção que mexeu com todo o Brasil.

Nos primeiros anos, a imagem de Nossa Senhora Aparecida ficou na casa de um dos pescadores, aonde começaram a se dirigir os primeiros peregrinos. Com o tempo, a quantidade de pessoas que buscavam rezar diante da imagem Aparecida aumentou muito. Foi construído um oratório, depois uma pequena capela, depois a Basílica Velha e, em 1980, durante a primeira visita do Papa João Paulo II ao Brasil, foi inaugurada a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, a segunda maior igreja do mundo.

É grande a fé dos brasileiros em Nossa Senhora Aparecida, declarada pelo Papa, em 1929, padroeira e rainha do Brasil. São milhares os romeiros que, ano a ano, vão à cidade orar, pedir auxílio ou perdão, cumprir promessas e agradecer a Maria a obtenção de uma graça. Não por acaso, os mineiros, sempre tão religiosos, estão entre aqueles que mais fazem romarias. E, entre eles, é grande a quantidade de santo-antonienses.

Os romeiros são gente simples, cheios de fé. Buscam graças e sempre deixam também algo que conte sua história, um objeto que fica na riquíssima sala dos ex-votos. Peças de cera, fotos, instrumentos musicais, ferramentas de trabalho, produtos manufaturados, roupas: cada um deixa algo de si.

A história de Nossa Senhora Aparecida tem grande ligação com a história do Brasil e com a nossa diversidade. A imagem, encontrada num rio com nome indígena, o Para’iwa (rio Paraíba do Sul, que corta a cidade de Aparecida), tem as feições da padroeira de Portugal, Nossa Senhora da Conceição. Além disso, com o tempo, a imagem foi ficando mais escura, devido à fumaça das velas, passando a ostentar uma cor negra como a dos africanos que vieram para o Brasil.

Peçamos a Nossa Senhora da Conceição Aparecida, a “mãe amável, a mãe querida” do nosso Brasil que interceda por cada um de nós e pelo nosso povo para que, seguindo os seus passos, possamos ir ao encontro dAquele que nos espera de “braços abertos”: Jesus, o Cristo Redentor, o Filho de Maria. Nossa Senhora Aparecida, Mãe dos brasileiros, rogai por nós!

Oração a Nossa Senhora Aparecida

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA APARECIDA

Senhora Aparecida, eu renovo, neste momento a minha consagração.
Eu vos consagro os meus trabalhos, sofrimentos e alegrias, o meu corpo, a minha alma e toda a minha vida.
Eu vos consagro a minha família!
Ó Senhora Aparecida, livrai-nos de todo o mal, das doenças e do pecado.
Abençoai as nossas famílias, os doentes, as criancinhas.
Abençoai a Santa Igreja, o Papa e os bispos, os sacerdotes e ministros, religiosos e leigos. Abençoai a nossa paróquia, o nosso pároco.
Senhora Aparecida, lembrai-vos de que sois Padroeira poderosa da nossa Pátria!
Abençoai o nosso governo.

Abençoai, protegei, salvai o vosso Brasil! E dai-nos a vossa bênção.



Sou caipira-pira-pora Nossa Senhora de Aparecida Ilumina a mina escura e funda, o trem da minha vida... Me disseram, porém, que eu viesse aqui Pra pedir de romaria e prece paz nos desaventos. Como eu não sei rezar, Só queria mostrar meu olhar, meu olhar, meu olhar... (Trecho de Romaria, de Renato Teixeira)






Na Sala das Promessas, no Santuário de Aparecida, há um estande só com caixas de fogos de artifício: sinal da passagem de romeiro s de Santo Antônio do Monte














Monumento aos Romeiros, diante da entrada Sul da Catedral de Aparecida.

Conheça Melhor - Dona Abigail, 20 anos de Romarias

Abigail Batista Neves tem 81 anos de idade. Ela visita o Santuário de Aparecida há vinte anos – sempre acompanhada por amigos e parentes. Já viajou de ônibus e de trem. Romeira, tem por Nossa Senhora um grande afeto, indo duas vezes por ano ou até três vezes ao Santuário, especialmente na Romaria do Sagrado Coração de Jesus e no dia 12 de outubro, a grande festa, quando milhares de pessoas vão para lá.

Quando fala de suas visitas à casa da Mãe, Dona Abigail fica emocionada. “Para mim é o céu. Fico emocionada, sinto o amor de Mãe. Ainda hoje, é como se fosse sempre a primeira vez. É uma maravilha, gostaria de estar sempre por aqui”.

Ela afirma que a presença de Nossa Senhora é muito forte, pois toda acolhida que a casa oferece proporciona momentos de oração – assim, a romaria é um grande retiro espiritual.

Um momento que marcou sua ida ao Santuário Nacional de Aparecida foi uma missa celebrada pelo Padre Joaquim em sua intenção, pois era seu aniversário. Para ela foi um grande presente de Nossa Senhora. Dona Abigail lembra também de Padre Vitor, que a abençoou. Ela lembra da Consagração de Nossa Senhora às 15h, da bênção que acompanhava pelo rádio, agora acompanhada pela TV Aparecida.

Dona Abigail sempre convida Nossa Senhora a abrir o caminho para que tudo aconteça da melhor forma em sua vida, em seu dia-a-dia, o que nos lembra a passagem de Nossa Senhora nas Bodas de Caná, quando Jesus transformou água em vinho. Naquela ocasião, Nossa Senhora fez seu papel de Mãe atenta às menores necessidades dos seus filhos e filhas. “As palavras talvez não possam expressar os momentos ali vividos; as graças são muitas. Tenho muito que agradecer”. Para mostrar seu agradecimento, Abigail zela com muita dedicação, em Santo Antônio do Monte, do Santuário de Nossa Senhora do Rosário – afinal, todas as Nossas Senhoras são uma só: Maria, Mãe de Jesus.

Dona Abigail deseja que todos sintam o amor de Mãe que segundo ela há, de forma especial, no Santuário Nacional de Aparecida. “Todos que passam por ali ficam, em seus corações, com a presença amorosa de Nossa Senhora de Aparecida, a Padroeira do Brasil e Nossa tão querida Mãezinha”.

CPP tem nova coordenação

Autora: Lourdinha Batista - Pastoral da Comunicação

O Conselho Paroquial de Pastoral (CPP) tem como objetivo conduzir a ação pastoral da comunidade junto com o pároco, que preside esse conselho.

Eloísa Neves realizou o trabalho de coordenar o CPP por quatro anos com muita dedicação, procurando verificar qual seria a vontade de Deus para a comunidade paroquial. Ela sempre esteve disponível e acolhedora com seu jeito de ser, obediente à voz do pastor. Nas Assembléias paroquiais, nos momentos de formação propostos pela Diocese e Forania, suas marcas eram o compromisso, a criatividade, a ética. Como missionária, Eloísa leva consigo a devoção ao Sagrado Coração de Jesus. A ela o nosso “muito obrigado” por tudo e para sempre.

Hoje, Eloísa coordena a Pastoral Litúrgica junto com equipe de liturgia, procurando formar, reunir e discutir, para que as nossas liturgias sejam realmente momentos de oração e participação.

A nova coordenadora do CPP é Isabel Santos, mais conhecida com Belinha. Sempre dedicada, é uma mulher orante, devota de Santo Antônio.

Desejamos a você uma coordenação abençoada. Que a presença santificadora do Espírito Santo seja constante neste tempo de missão.

A secretária do CPP será Kelly, que deixa a coordenação da Pastoral da Criança, que agora terá à frente uma nova coordenadora, a agente de pastoral Bete.

A todos que iniciam um tempo novo em sua missão, pedimos as bênçãos de Deus, para seguir o ensinamento de Jesus Cristo: “Quem quiser ser o primeiro seja o último e aquele que serve.”. Estejamos a serviço do Reino de Deus.

Jovens da RCC se reuniram em Samonte para encontro diocesano

Aconteceu nos dias 15 e 16 de setembro, em Santo Antônio do Monte, o Encontro Diocesano de Jovens da Renovação Carismática Católica (RCC), que foi coordenado pelo Grupo de Jovens Frutos de Maria e pelo Ministério Jovem da Renovação Carismática Católica da Diocese de Luz.

Com a presença de grande quantidade de jovens de Samonte e de várias cidades da Diocese, o encontro, que acontece anualmente numa cidade diferente, foi um grande momento de reavivamento, reflexão, espiritualidade, oração e confraternização da juventude diocesana.
Tivemos a presença de Emerson e Maurício, de Belo Horizonte, que ministraram as pregações do evento e da coordenadora diocesana da RCC, Marilda, e junto com ela os coordenadores diocesanos do Ministério Jovem: José Antônio e Cleide.

O tema deste ano foi “Amai-vos uns aos outros como eu vos amo”. As atividades do encontro e principalmente as pregações foram direcionadas por essa palavra que se encontra em Jo 15,12, levando-nos à reflexão sobre o relacionamento de cada um com Deus, consigo mesmo e com o próximo, e sobre a necessidade de amar sem medidas e de se consumir de amor pelo Reino de Deus. Foi um grande encontro que deixou muitos direcionamentos para a caminhada do Ministério Jovem da RCC de nossa Diocese.

Aproveitamos para convidar a todos os jovens para participarem do Grupo de Jovens Frutos de Maria - RCC que acontece todas as sextas-feiras às 20 hs na Capela Sr. dos Passos.

Homens e mulheres novos

No dia 6 de outubro, na Igreja Matriz, 370 jovens receberam o Sacramento da Crisma. Foram 40 catequistas, como bons semeadores, que, durante este ano, prepararam nossos jovens para uma vida nova em Cristo Jesus. A Coordenadora Maria Ângela Oliveira, com apoio da leiga consagrada Darci de Oliveira, conduziu com muito zelo essa missão que o próprio Deus lhe confiou.

Configurados em Cristo, renovados e santificados pelo Espírito Santo, somos chamados a ser homens novos e mulheres novas. “O novo povo de Deus”. É o Espírito Santo que nos move a viver as bem-aventuranças que respondem a um desejo natural de felicidade – desejo que Deus colocou no coração do homem a fim de atraí-lo a si, pois só Ele pode satisfazê-lo.
Revestidos pela força do Espírito Santo, o homem novo e a mulher nova são capazes de viver como Deus espera: decidindo pelas coisas que irão fazê-lo crescer, considerar o outro e jamais esquecer Deus, o valor supremo do homem.

Ser um homem novo ou uma mulher nova implica compromisso de vida, desejo de mudar - primeiro a si mesmo, depois o outro e a sociedade (Ef 5, 1 - 17)

Transformados pelo Espírito Santo em homens novos e mulheres novas, somos convidados a ser agentes transformadores da nossa realidade e anunciar ao mundo, na casa, no trabalho, na escola, na comunidade que Cristo, o Filho de Deus, é o único que pode salvar, o único Deus que realiza, o único Deus que verdadeiramente nos ama. Devemos anunciá-lo com veemência, pela palavra e pela vida. Devemos anunciar o perdão a compreensão e o amor. “Perdoai também vossos inimigos.” “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei.”

Devemos levar a este mundo a sua segurança que é Cristo; a sua alegria que é Cristo: aceitação da vida, também das dificuldades, pois Cristo é nossa força.

Nós, homens novos e mulheres novas, devemos ter a coragem de levar a este mundo injusto nosso grito de protesto nos colocando ao lado dos mais fracos. Devemos levar a este mundo o nosso calor humano e cristão para levar a todos o Cristo, amigo dos aflitos e sofredores. O crismado é um comprometido com Cristo e com o mundo. Com Cristo, porque se revestiu dele, e dele é profeta. Com o mundo, porque deve levá-lo a Cristo.

O Amor a Deus

Autor: Nilson A. Silva - PJ

Chegará um tempo em que todos nós contemplaremos a face de Deus e olharemos em seus olhos frente a frente. Todos nós, independente de como tenhamos vivido, ficaremos diante de Deus e olharemos Aquele que é nosso Criador.

Em um de seus livros, o notável escritor C.S. Lewis narra numa bela alegoria o que acontece diante da contemplação da face de Deus. Diz ele, de maneira muito bonita que, quando as pessoas se apresentavam diante do Leão Aslam, metáfora de Jesus, semelhante ao Leão de Judá, algumas eram tomadas de um infinito amor por ele e outras eram tomadas de um ódio terrível por ele. Aquelas que se enchiam de amor pelo Leão permaneciam ao seu lado direito e aquelas que se enchiam de ódio por ele atiravam-se desesperadas nas sombras da escuridão do seu lado esquerdo.

Ora, estas palavras de Lewis refletem de forma poética o que Jesus afirmou tantas vezes sobre aqueles que o amam e sobre aqueles que o odeiam. Jesus chama de benditos àqueles que o amam e de malditos àqueles que o odeiam. E mais, aos benditos ele convida-os a tomarem posse do Reino do Céu e aos malditos ele manda que vão para o fogo eterno. Aos que têm um bom coração Jesus chama-os de ovelhas e aos maus ele os chama de cabritos.

Estas são palavras duras, mas são palavras de Jesus! Amar a Deus é uma escolha livre assim como odiar a Deus também é uma escolha livre. A decisão é tomada por cada um livremente e ninguém pode decidir por outra pessoa. Encher-se de amor por Jesus e permanecer ao seu lado é uma escolha livre e pessoal assim como encher-se de ódio pelo Senhor e atirar-se nas trevas também é uma escolha livre e pessoal.

As pessoas de bom coração, ainda aqui na terra, já contemplam na fé a face de Deus e se inflamam de amor por ele. E as pessoas de coração mau, também aqui na terra, já estão se atirando nas trevas e odiando Jesus. O bom coração, que busca fazer a vontade de Deus, é cheio de luz e de amor aos outros. Já o coração mau, que nega fazer a vontade de Deus, é cheio de egoísmo e de ódio a todos e a tudo.

Como Jesus disse, não basta sair por aí dizendo ‘Senhor, Senhor”. É preciso viver a palavra de Deus, é preciso vivenciar no cotidiano o evangelho, é preciso carregar a cruz de cada dia e seguir Jesus ao alto do Calvário. Somente assim seremos chamados de benditos e nosso coração encher-se-á de amor a Deus.

Josué: precisamos merecer nossas conquistas

Por volta de mil e trezentos anos antes de Cristo, os hebreus chegaram a Canaã liderados por Moisés. Após sua morte, a liderança do povo foi dada por Deus a Josué, a quem coube conduzir os hebreus na conquista e na partilha da Terra Prometida. A conquista de Canaã foi um processo lento e longo, às vezes pacífico, outras vezes violento, que durou cerca de dois séculos e somente terminou nos tempos do rei Davi.

Quando os hebreus chegaram a Canaã, encontraram uma terra já habitada por diversos povos que viviam em cidades que tinham total autonomia política e econômica e, muitas vezes, viviam envolvidas em constantes conflitos entre si. Cada uma tinha seu próprio rei e cada uma era independente em relação às outras. Assim, os hebreus tiveram que lutar para conquistar todas essas cidades ou, então, tiveram que se aliar a elas para se estabelecerem na Terra Prometida. As famílias dos filhos de Jacó receberam cada uma um território que teve que ser conquistado de outros povos que já viviam nele.

O santuário de Guilgal, nas proximidades de Jericó, é o local onde primeiramente se desenvolvem os principais acontecimentos da história de Josué. Em seguida, é apresentada a descrição da partilha da terra entre as famílias e, finalmente, o livro traz o último discurso de Josué e sua morte e a aliança que foi feita em Siquém. Essa aliança foi um compromisso do povo hebreu em servir somente ao Deus Vivo e não se envolver com as práticas idolátricas, exploratórias e imorais dos povos que habitavam em Canaã.

O mais importante da história de Josué é o fato de que Deus deu a Terra Prometida ao povo hebreu, mas este mesmo povo teve que conquistar a terra dada pelo Senhor. Deus deu a terra, mas não suprimiu a iniciativa e a liberdade do povo para conquistá-la. A Terra Prometida foi o fruto da promessa feita a Abraão e foi dom de Deus, mas também foi o fruto da luta e da conquista do povo hebreu. Em outras palavras, Deus dá ao ser humano tudo o que ele aspira, mas requer que cada um batalhe para conquistar tudo que deseja. Deus não quer pessoas de braços cruzados esperando que tudo caia do céu; Deus quer pessoas com braços batalhando na conquista árdua de cada dia, capazes de lidar com as vitórias e com as derrotas.

Para conhecer esta história em detalhes, leia o Livro de Josué. No próximo mês, saiba como o povo de Israel se organizou após a morte de Josué conhecendo a história dos Juízes.

Ser Jovem


(Baseado em texto publicado pelo site www.comunidadeshalom.org.br)



“A juventude não é um período da vida. Ela é um estado de espírito, um efeito da vontade, uma qualidade da imaginação. É uma intensidade emotiva, uma vitória da coragem sobre a timidez, do gosto da aventura sobre o amor ao conforto. Não é por termos vivido um certo número de anos que envelhecemos. Envelhecemos porque abandonamos o nosso ideal. Os anos enrugam o rosto. Renunciar ao ideal enruga a alma. As preocupações, as dúvidas, os temores e os desesperos são os inimigos que lentamente nos inclinam para a terra e nos tornam pó antes da morte. Jovem é aquele que fica admirado, que se maravilha e pergunta, como a criança insaciável: E depois? É aquele que desafia os acontecimentos e encontra alegria no jogo da vida.”

Isso foi o que disse, certa vez, o general Mac Arthur, que liderou as tropas norte-americanas na Segunda Guerra Mundial.

O escritor Malba Tahan dizia que não importa se uma pessoa tem noventa, trinta ou dezessete anos. Porque, afirmava, só o homem comum envelhece com o passar dos dias e dos anos.

O Espírito superior, porém, indiferente ao escoar do tempo, só envelhece com o aniquilamento das suas ilusões e com o abandono de seus sonhos.

A mocidade é medida pela confiança e pelo esplendor dos seus sonhos. Pode-se ser jovem com a própria fé, a coragem, que ultrapassa a timidez.

Pode-se ser velho com nosso próprio medo. A velhice se implanta quando a ânsia de aventura é vencida pelo desânimo e a pessoa somente deseja ficar repousando, viver tranqüila.

Assim, seremos jovens enquanto nos conservarmos receptivos às mensagens da natureza. Enquanto tivermos olhos de ver a diversidade infinita de cores da paisagem.

Enquanto tivermos ouvidos de ouvir a melodia do vento nos ramos do salgueiro e o tamborilar da chuva no telhado, escorrendo pela calha.

Seremos jovens enquanto nos deixarmos arrebatar por tudo que é belo, bom, grande.

Enquanto o verde da esperança predominar na policromia da nossa alma. Enquanto o desânimo não conseguir adentrar a porta do coração e a preguiça não dominar a mente.

Enquanto tivermos forças para tecer a colcha de retalhos da nossa vida com sentimentos positivos: um quadradinho azul de amor, um quadradinho rosa de perdão. Um retalhinho lilás de compreensão. Um arremate branco de amizade.

Se você tem um trabalho para cansar, uma tristeza para sentir, uma comida da qual reclamar, não se permita enrugar, envelhecendo.

Se o seu sonho foi desfeito, permita-se outros sonhos e siga em frente.

Lembre-se de agradecer a Deus, por tudo, pois existem muitos que dariam tudo para estar no seu lugar.

________________________________

A sessão Partilhando Jovem está fazendo seu primeiro aniversário neste mês de outubro. Já são 12 meses de um papo bem legal com a galera jovem de Samonte.
E você, o que está achando? Dê sua opinião, participe! Também contribua com a gente dando idéias, fazendo matérias. Procure-nos: o Jornal Partilhando precisa de você. Participe da Pastoral da Comunicação, mande notícias sobre o seu grupo de jovens, venha partilhar seu tempo e sua disposição!

Agenda

OUTUBRO

7 (dom) – Dia de Nossa Senhora do Rosário
9 (ter) - Deserto e Formação Permanente da Oficina de Oração e Vida
9 (ter) - Escola de Formação do MCC às 19:30 no Centro Social Pe. José Nunes
10 (qua) - Reunião de Setor do MCC no Centro Social Pe. José Nunes
12 (sex) – Dia de Nossa Senhora Aparecida
12 (sex) - Vigília de N. Sra Aparecida - Oficina de Oração e Vida
14 (dom) - Formação Permanente da Pastoral da Sobriedade, às 13:30 no Salão paroquial
14 (dom) - Kairós (Cura Interior) – RCC – Salão Paroquial Sagrada Família
15 (seg) – Reunião e formação de Coroinhas às 19:00 no Salão paroquial
18 (qui) a 20 (sab) - Reunião Coord. Diocesana da Pastoral da Criança - Luz
20 (sáb) - Celebração da Vida (Pastoral Criança) no Salão Comunitário São José
20 (sáb) - Convívio das Famílias (Pastoral Familiar) – Centro Social Pe. José Nunes
21 (dom) - Ultreya Diocesana do MCC – em Bambuí
21 (dom) - Retiro do Apostolado da Oração às 12:30 no C S. Pe J Nunes
24(qua) - Reunião da Equipe Liturgia no Salão Paroquial
27 (sáb) - Celebração da Vida (Pastoral Criança) - Salão C. São José
28 (dom) - Encontro de Casais (Pastoral Familiar) - C P Sagrada Família (Dom Bosco)
28 (dom) – Dia Nacional da Juventude
29 (seg) - Reunião e formação de Coroinhas às 19:00 no Salão Paroquial
30 (ter) - Reunião L.Coordenadores (Pastoral da Criança) - Salão Paroquial
30 (ter) – Missa em louvor a Santo Antônio - Igreja Matriz (Pia União)

LEMBRETES:

-Toda 5ªfeira os coroinhas fazem Adoração às 18h30 e formação às segundas-feiras.

-Toda 1ª sexta tem Procissão da Penitência às 5h da manhã e Missa. Às 18h, Hora Santa. Zeladores: Terezinha Alves, Alaíde Braga,Terezinha Santos, Marli Oliveira, Francisca Santos, Mirna Bolina. Às 19h, Celebração Eucarística.

- Formação EAC: dias 7, 14 e 21 de outubro

4º Encontro Restaurar-te

Snap Shots

Get Free Shots from Snap.com
Powered By Blogger