Esta é a página virtual do Jornal Partilhando, o informativo da Paróquia de Santo Antônio - Santo Antônio do Monte, MG

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Palavra do Pastor

Missão: Serviço à vida

Autor: Seminarista Marcos Tiago da Silva


Neste mês de outubro, como Igreja – Povo de Deus –, somos chamados de forma especial a refletir sobre o que é Missão.

Com certeza todos vocês já ouviram sobre esta palavra que tem origem latina e significa enviar. Mas, o que é muito comum acontecer é compreendermos a missão de forma “descompromissada”, ou seja, pensando que ser missionário (viver a missão) é apenas ir para lugares distantes para Evangelizar ou, ainda, que isto é “serviço” apenas de algumas pessoas como padres, irmãos etc.

Em outubro, somos convidados a tomar consciência de que todos nós somos chamados por Deus e este chamado tem como finalidade a missão, o que nos faz ser colaboradores na construção do Reino de Deus.

A experiência que fazemos no encontro com Deus nos leva para fora de nós mesmos, de nossos interesses particulares e, nos faz ser para os outros, tornando-nos, assim, portadores da Boa Nova da vida apresentada por Jesus que foi o primeiro missionário do Pai.

Como cristãos, somos continuadores da missão de Jesus de levar ao mundo o amor, a misericórdia e a justiça de Deus, restituindo a vida a todos aqueles que dela necessitam, em especial, aos que se encontram à margem do convívio social: os pobres e excluídos.

Ao observarmos a prática e os ensinamentos de Jesus, podemos perceber que a missão acontece nas situações concretas de nossa vida, a partir de gestos simples que fazemos em relação àqueles de quem somos próximos. Nisto, reconhecemos que, onde quer que estejamos, podemos ser missionários e, o que nos faz sair em missão é o sentimento de gratidão e alegria por sermos seguidores de Jesus – “Caminho, Verdade e Vida”.

Antes de qualquer envio é necessário estar com Jesus, escutá-lo e cultivar uma verdadeira intimidade e sintonia com o que Ele nos apresentou, pois aí se encontra a origem e o fundamento de nossa missão.

Ser missionário, levar a Boa Nova, é ser esperança para aqueles que se encontram desesperançados, ser solidário para com aqueles que sofrem. Dessa forma, estaremos sendo a presença do próprio Cristo, lembrando sempre que “Deus é amor em nosso amor, Deus é vida em nossa vida e por nossa vida”.

Ao refletir sobre nossa missão, pode nos surgir um sentimento de “pequenez” diante de tão sublime serviço a que somos chamados e enviados, mas logo somos confortados pela certeza de que não estamos sozinhos, pois Deus se faz presente no meio de nós.

Não paremos por aqui, busquemos saber mais sobre a missão e como realizá-la em nosso dia-a-dia. Procure se informar sobre os trabalhos de visitação às famílias e sobre outros encontros que já acontecem nas comunidades de nossa paróquia. E não se esqueçam do que nos disse Jesus: “Como o Pai me enviou, eu envio vocês!” Eis nossa missão: assim como Jesus, ser também presença do Reino de Deus no mundo de hoje.

Nenhum comentário:

Snap Shots

Get Free Shots from Snap.com
Powered By Blogger