Esta é a página virtual do Jornal Partilhando, o informativo da Paróquia de Santo Antônio - Santo Antônio do Monte, MG

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Josué: precisamos merecer nossas conquistas

Por volta de mil e trezentos anos antes de Cristo, os hebreus chegaram a Canaã liderados por Moisés. Após sua morte, a liderança do povo foi dada por Deus a Josué, a quem coube conduzir os hebreus na conquista e na partilha da Terra Prometida. A conquista de Canaã foi um processo lento e longo, às vezes pacífico, outras vezes violento, que durou cerca de dois séculos e somente terminou nos tempos do rei Davi.

Quando os hebreus chegaram a Canaã, encontraram uma terra já habitada por diversos povos que viviam em cidades que tinham total autonomia política e econômica e, muitas vezes, viviam envolvidas em constantes conflitos entre si. Cada uma tinha seu próprio rei e cada uma era independente em relação às outras. Assim, os hebreus tiveram que lutar para conquistar todas essas cidades ou, então, tiveram que se aliar a elas para se estabelecerem na Terra Prometida. As famílias dos filhos de Jacó receberam cada uma um território que teve que ser conquistado de outros povos que já viviam nele.

O santuário de Guilgal, nas proximidades de Jericó, é o local onde primeiramente se desenvolvem os principais acontecimentos da história de Josué. Em seguida, é apresentada a descrição da partilha da terra entre as famílias e, finalmente, o livro traz o último discurso de Josué e sua morte e a aliança que foi feita em Siquém. Essa aliança foi um compromisso do povo hebreu em servir somente ao Deus Vivo e não se envolver com as práticas idolátricas, exploratórias e imorais dos povos que habitavam em Canaã.

O mais importante da história de Josué é o fato de que Deus deu a Terra Prometida ao povo hebreu, mas este mesmo povo teve que conquistar a terra dada pelo Senhor. Deus deu a terra, mas não suprimiu a iniciativa e a liberdade do povo para conquistá-la. A Terra Prometida foi o fruto da promessa feita a Abraão e foi dom de Deus, mas também foi o fruto da luta e da conquista do povo hebreu. Em outras palavras, Deus dá ao ser humano tudo o que ele aspira, mas requer que cada um batalhe para conquistar tudo que deseja. Deus não quer pessoas de braços cruzados esperando que tudo caia do céu; Deus quer pessoas com braços batalhando na conquista árdua de cada dia, capazes de lidar com as vitórias e com as derrotas.

Para conhecer esta história em detalhes, leia o Livro de Josué. No próximo mês, saiba como o povo de Israel se organizou após a morte de Josué conhecendo a história dos Juízes.

Um comentário:

Debora disse...

BOM EU SOU UMA CATEQUISTA

É RECEBI UMA MISÃO DE PASSAR PARA TOD OS OS MEUS ALUNOS A HISTORIA DA SALVAÇÃO É ENTÃO PROCUREI VARIOS SITE MAS EU ENTENDI MAS SE EU PASSE PARA OS MEUS ALUNOS ELES NÃO CONSEGUIR ENTENDER NADA DO QUE ESTAVA SE ACONTECENDO OU O QUE ACONTECEU E ENTÃO UM GRANDE AMIGO MEU ME FALAOU OLHA dEBORA E TEM UM SITE Q TEM QUASE TODAS AS HISTORIAS DA SALVAÇÃO ENTÃO FOI PARTIR DDESSE DIA Q EU CONHECI O PARTILHANDO Q UM BLOG MARAVILHOSO E TEM TUDO O Q EU REALMENTE PRESCISO

É HOJE PASSO ESSE SITE PRA TODOS OS MEUS ALUNOS E TODO O PESSOAL DA IGREJA

ACHO Q NÃO EXISTE SITE MELHOR DO QUE ESSE E BEM EXPLICATIVO!!!

Snap Shots

Get Free Shots from Snap.com
Powered By Blogger