Esta é a página virtual do Jornal Partilhando, o informativo da Paróquia de Santo Antônio - Santo Antônio do Monte, MG

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Mãe Aparecida, ilumina nossa vida!

Ela apareceu nas águas de um rio, perto de um vilarejo paulista, em outubro de 1717 – ou seja há 290 anos. Era uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, partida em dois pedaços. Foi tirada do rio por um grupo de pescadores, primeiro o corpo e logo em seguida a cabeça. Os pescadores estavam tendo muitas dificuldades para encontrar peixes – até que suas redes trouxeram a imagem da Senhora Aparecida – a partir daí, a pesca foi abundante. Começava ali um longa e bela história de fé e devoção que mexeu com todo o Brasil.

Nos primeiros anos, a imagem de Nossa Senhora Aparecida ficou na casa de um dos pescadores, aonde começaram a se dirigir os primeiros peregrinos. Com o tempo, a quantidade de pessoas que buscavam rezar diante da imagem Aparecida aumentou muito. Foi construído um oratório, depois uma pequena capela, depois a Basílica Velha e, em 1980, durante a primeira visita do Papa João Paulo II ao Brasil, foi inaugurada a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, a segunda maior igreja do mundo.

É grande a fé dos brasileiros em Nossa Senhora Aparecida, declarada pelo Papa, em 1929, padroeira e rainha do Brasil. São milhares os romeiros que, ano a ano, vão à cidade orar, pedir auxílio ou perdão, cumprir promessas e agradecer a Maria a obtenção de uma graça. Não por acaso, os mineiros, sempre tão religiosos, estão entre aqueles que mais fazem romarias. E, entre eles, é grande a quantidade de santo-antonienses.

Os romeiros são gente simples, cheios de fé. Buscam graças e sempre deixam também algo que conte sua história, um objeto que fica na riquíssima sala dos ex-votos. Peças de cera, fotos, instrumentos musicais, ferramentas de trabalho, produtos manufaturados, roupas: cada um deixa algo de si.

A história de Nossa Senhora Aparecida tem grande ligação com a história do Brasil e com a nossa diversidade. A imagem, encontrada num rio com nome indígena, o Para’iwa (rio Paraíba do Sul, que corta a cidade de Aparecida), tem as feições da padroeira de Portugal, Nossa Senhora da Conceição. Além disso, com o tempo, a imagem foi ficando mais escura, devido à fumaça das velas, passando a ostentar uma cor negra como a dos africanos que vieram para o Brasil.

Peçamos a Nossa Senhora da Conceição Aparecida, a “mãe amável, a mãe querida” do nosso Brasil que interceda por cada um de nós e pelo nosso povo para que, seguindo os seus passos, possamos ir ao encontro dAquele que nos espera de “braços abertos”: Jesus, o Cristo Redentor, o Filho de Maria. Nossa Senhora Aparecida, Mãe dos brasileiros, rogai por nós!

Oração a Nossa Senhora Aparecida

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA APARECIDA

Senhora Aparecida, eu renovo, neste momento a minha consagração.
Eu vos consagro os meus trabalhos, sofrimentos e alegrias, o meu corpo, a minha alma e toda a minha vida.
Eu vos consagro a minha família!
Ó Senhora Aparecida, livrai-nos de todo o mal, das doenças e do pecado.
Abençoai as nossas famílias, os doentes, as criancinhas.
Abençoai a Santa Igreja, o Papa e os bispos, os sacerdotes e ministros, religiosos e leigos. Abençoai a nossa paróquia, o nosso pároco.
Senhora Aparecida, lembrai-vos de que sois Padroeira poderosa da nossa Pátria!
Abençoai o nosso governo.

Abençoai, protegei, salvai o vosso Brasil! E dai-nos a vossa bênção.



Sou caipira-pira-pora Nossa Senhora de Aparecida Ilumina a mina escura e funda, o trem da minha vida... Me disseram, porém, que eu viesse aqui Pra pedir de romaria e prece paz nos desaventos. Como eu não sei rezar, Só queria mostrar meu olhar, meu olhar, meu olhar... (Trecho de Romaria, de Renato Teixeira)






Na Sala das Promessas, no Santuário de Aparecida, há um estande só com caixas de fogos de artifício: sinal da passagem de romeiro s de Santo Antônio do Monte














Monumento aos Romeiros, diante da entrada Sul da Catedral de Aparecida.

Nenhum comentário:

Snap Shots

Get Free Shots from Snap.com
Powered By Blogger