Homens e mulheres novos
No dia 6 de outubro, na Igreja Matriz, 370 jovens receberam o Sacramento da Crisma. Foram 40 catequistas, como bons semeadores, que, durante este ano, prepararam nossos jovens para uma vida nova em Cristo Jesus. A Coordenadora Maria Ângela Oliveira, com apoio da leiga consagrada Darci de Oliveira, conduziu com muito zelo essa missão que o próprio Deus lhe confiou.
Configurados em Cristo, renovados e santificados pelo Espírito Santo, somos chamados a ser homens novos e mulheres novas. “O novo povo de Deus”. É o Espírito Santo que nos move a viver as bem-aventuranças que respondem a um desejo natural de felicidade – desejo que Deus colocou no coração do homem a fim de atraí-lo a si, pois só Ele pode satisfazê-lo.
Revestidos pela força do Espírito Santo, o homem novo e a mulher nova são capazes de viver como Deus espera: decidindo pelas coisas que irão fazê-lo crescer, considerar o outro e jamais esquecer Deus, o valor supremo do homem.
Ser um homem novo ou uma mulher nova implica compromisso de vida, desejo de mudar - primeiro a si mesmo, depois o outro e a sociedade (Ef 5, 1 - 17)
Transformados pelo Espírito Santo em homens novos e mulheres novas, somos convidados a ser agentes transformadores da nossa realidade e anunciar ao mundo, na casa, no trabalho, na escola, na comunidade que Cristo, o Filho de Deus, é o único que pode salvar, o único Deus que realiza, o único Deus que verdadeiramente nos ama. Devemos anunciá-lo com veemência, pela palavra e pela vida. Devemos anunciar o perdão a compreensão e o amor. “Perdoai também vossos inimigos.” “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei.”
Devemos levar a este mundo a sua segurança que é Cristo; a sua alegria que é Cristo: aceitação da vida, também das dificuldades, pois Cristo é nossa força.
Nós, homens novos e mulheres novas, devemos ter a coragem de levar a este mundo injusto nosso grito de protesto nos colocando ao lado dos mais fracos. Devemos levar a este mundo o nosso calor humano e cristão para levar a todos o Cristo, amigo dos aflitos e sofredores. O crismado é um comprometido com Cristo e com o mundo. Com Cristo, porque se revestiu dele, e dele é profeta. Com o mundo, porque deve levá-lo a Cristo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário