Esta é a página virtual do Jornal Partilhando, o informativo da Paróquia de Santo Antônio - Santo Antônio do Monte, MG

terça-feira, 12 de junho de 2007

“Vivei com entusiasmo, alegria e, sobretudo, senso de responsabilidade”

O mês de maio foi muito especial para o Brasil: fomos o primeiro país da América a receber a visita do Papa Bento XVI. Sua Santidade esteve aqui durante 5 abençoados dias, quando teve um emocionante encontro com os jovens, canonizou o primeiro santo nascido no Brasil, visitou um bem sucedido centro de recuperação de dependentes químicos e fez a abertura da Quinta Conferência Geral do Episcopado Latino Americano (Celam).

A visita de Bento XVI sinalizou a importância do Brasil no mundo católico e revelou a nós, brasileiros, um papa sábio e terno, que nos acolheu com grande amor. Sua visita também foi importante porque Bento XVI trouxe uma mensagem clara e firme: os ensinamentos de Jesus são válidos em todas as épocas e todos os lugares e não podemos abrir mão deles de acordo com as conveniências. Essa é uma verdade simples, que causou grandes polêmicas.

Bento XVI reafirmou o valor da vida, e condenou o aborto – monstruosidade que o ministro da Saúde e algumas organizações querem legalizar. O Papa também lembrou a importância do matrimônio, da castidade e de todas as virtudes cristãs.

Outro recado importante do Papa foi direcionado aos traficantes. Bento XVI deixou claro: o tráfico de drogas é um pecado grave e aqueles que o praticam terão que prestar contas a Deus.
Precisamos refletir sobre as mensagens de Bento XVI. São palavras de amor, de sabedoria, de verdade. A alguns, elas parecem antiquadas. Mas não há mensagem mais moderna do que a de Jesus. Não há meio mais seguro para caminhar até Deus do que por junto da Igreja.

Que Deus continue abeçoando Bento, nosso amado Papa, para que ele possa conduzir a Igreja em meio a tantos ataques, em meio a tantos inimigos. E que cada um de nós saiba ouvi-lo.

“Os anos que vós estais vivendo são os anos que preparam o vosso futuro. O “amanhã” depende muito de como estais vivendo o “hoje” da juventude. Diante dos olhos, meus queridos jovens, tendes uma vida que desejamos seja longa; mas é uma só, é única: não a deixeis passar em vão, não a desperdiceis. Vivei com entusiasmo, com alegria, mas, sobretudo, com senso de responsabilidade.”
Discurso aos jovens, no dia 10 de maio



Sede homens e mulheres livres e responsáveis; fazei da família um foco irradiador de paz e de alegria; sede promotores da vida, do início ao seu natural declínio; amparai os anciãos, pois eles merecem respeito e admiração pelo bem que vos fizeram.
O Papa também espera que os jovens procurem santificar seu trabalho, fazendo-o com competência técnica e com laboriosidade, para contribuir ao progresso de todos os seus irmãos e para iluminar com a luz do Verbo todas as atividades humanas (cf. Lumen Gentium, n. 36). Mas, sobretudo, o Papa espera que saibam ser protagonistas de uma sociedade mais justa e mais fraterna, cumprindo as obrigações frente ao Estado: respeitando as suas leis; não se deixando levar pelo ódio e pela violência; sendo exemplo de conduta cristã no ambiente profissional e social, distinguindo-se pela honestidade nas relações sociais e profissionais. Tenham em conta que a ambição desmedida de riqueza e de poder leva à corrupção pessoal e alheia; não existem motivos para fazer prevalecer as próprias aspirações humanas, sejam elas econômicas ou políticas, com a fraude e o engano.” Discurso aos jovens, no dia 10 de maio

Nenhum comentário:

Snap Shots

Get Free Shots from Snap.com
Powered By Blogger