Esta é a página virtual do Jornal Partilhando, o informativo da Paróquia de Santo Antônio - Santo Antônio do Monte, MG

terça-feira, 12 de junho de 2007

José: Deus guia nossos passos

José é o protagonista de uma das mais belas histórias do Velho Testamento.

Ele era o 11º filho homem de Jacó, e aquele que o velho pai mais amava, pois era primeiro filho de sua amada esposa Raquel, que morrera ao dar à luz Benjamin.

Jacó protegia José mais do que a todos e cobria-o de presentes, o que enchia os irmãos de inveja. Certa vez, quando José tinha 17 anos, os irmãos mais velhos espancaram José e o venderam como escravo, e disseram ao pai que o jovem tinha sido devorado por uma fera.

José, que antes vivera cercado de amor e de conforto, tornou-se escravo e ficou longe de sua família. Foi levado para o Egito, onde um poderoso senhor o comprou. Lá ele foi humilhado, castigado e obrigado a trabalhar duro. Mas como era muito talentoso, com o tempo ganhou responsabilidades e tornou-se o administrador da casa de seu dono. A esposa de seu senhor, no entanto, apaixonou-se por ele e tentou seduzi-lo. José resistiu à tentação, o que provocou o ódio dela. Rejeitada, a mulher disse ao esposo que José é que tentara seduzi-la. O jovem sofreu então um novo golpe, sendo mandado para a prisão.

No cárcere, José descobriu que tinha o dom de interpretar sonhos. Anos depois a sua fama chegou ao faraó, que o chamou para interpretar misteriosos pesadelos que vinha tendo. José descobriu que os sonhos do faraó eram a previsão de sete anos de grande fartura, seguidos de sete anos de grande seca no Egito. Ele então sugeriu ao faraó o que poderia ser feito para evitar a crise. O senhor do Egito decidiu fazer de José, que ele reconheceu ser muito sábio, o administrador de todo o reino.

Os anos passaram e certo dia apareceram diante de José dez hebreus fugindo da seca e buscando alimento. Eram os irmãos que o tinham vendido como escravo. Muitos anos já tinham se passado e José percebeu que eles já não eram mais tão maldosos. Ele os testou e descobriu que agora são capazes de se sacrificar por amor do pai e do irmão menor, Benjamin. José então se revelou e se reconciliou com eles. Assim, Jacó e toda a sua família mudou-se para o Egito, onde havia fartura e proteção.

A bela história de José nos ensina que Deus guia nossos passos mesmo na estrada escura. O jovem fora vendido como escravo no Egito porque um dia ele deveria se tornar um homem poderoso nessa terra, para proteger sua família das dificuldades. Seus sofrimentos o prepararam para um momento de grande alegria, que é o reencontro com o pai e a reconciliação com os irmãos. É uma história de fé, confiança e perdão. É uma história que mostra a mão de Deus amparando José em todas as suas quedas.

Para conhecer em detalhes essa história belíssima, leia o livro do Gênesis, a partir do capítulo 37.

No próximo mês, você conhecerá um pouco mais osbre os irmãos de José, os filhos de Jacó, os filhos de Israel.

Sobre José, leia também os seguintes textos:
Os misteriosos caminhos de Deus
José: Deus tem um caminho para cada um de nós

Veja também os outros artigos da série História da Salvação.

Nenhum comentário:

Snap Shots

Get Free Shots from Snap.com
Powered By Blogger