Esta é a página virtual do Jornal Partilhando, o informativo da Paróquia de Santo Antônio - Santo Antônio do Monte, MG

quinta-feira, 14 de junho de 2007

Você agora pode ler o Partilhando Online também no Orkut!

O site de relacionamentos Orkut disponibilizou recentemente um novo serviço que permite acrescentar blogs e outros conteúdos externos ao perfil de um usuário. Com isso, a partir de hoje as matérias de Partilhando Online também poderão ser lidas lá. Para fazer isso, basta clicar aqui. Aproveite e junte-se à comunidade do Jornal Partilhando no Orkut e acrescente o nosso perfil entre os seus amigos.

terça-feira, 12 de junho de 2007

Jornal Partilhando - ano 3, nº 27 - Junho de 2007

Esta é a edição de junho de 2007 do Jornal Partilhando. Todos os posts com a data de hoje (dia 12) também foram publicados no informativo impresso, distribuídos em Santo Antônio do Monte a partir desta semana.

Índice

Veja o que você tem nesta edição:

- Palavra do Pastor
- Capa: Vamos festejar Santo Antônio!
- A Paróquia é Notícia: Comunidade celebrou Pentecostes com grande festa
- Notas
- Visita do Papa: “Vivei com entusiasmo, alegria e, sobretudo, senso de responsabilidade”
- Visita do Papa: Samonte estava representada na visita do Papa
- Conheça Melhor: Miguel Martini
- Conheça nossa Igreja: A Hierarquia Eclesiástica
- História da Salvação: José - Deus guia nossos passos
- Artigo: O Bem-te-vi
- Partilhando Jovem: O que é namoro
- Fique por Dentro: Irmã Kelly Patrícia lança novo CD
- Agenda

Palavra do Pastor

Na Eucaristia, com Santo Antônio, louvemos o Senhor

Queridos paroquianos, queridos irmãos missionários, o mês de junho, dentre os demais, é um presente para nós santo-antonienses, pois nele festejamos a cultura popular como expressão de nossa fé e como momento fundamental para que sejamos uma Igreja Viva que forma, que cresce em comunidade e transforma a sociedade para o melhor.

Aparecem os fogueiras, vamos para os cruzeiros e como família rezamos juntos e cantamos bonito para Deus; nas ruas de nossa cidade desfilam os cortes de reinados, brincando e cantando; elevam-se para os céus os mastros, figuras de nossa devoção aos santos e santas. É a Igreja Militante juntando-se à Igreja Triunfante para louvar a Deus nosso Criador. São barracas, shows revelando os nossos talentos, gente nossa. É Santo Antônio meditando na voz do leigos e leigas, fazendo crescer nossa fé e confiança em Deus-Pai mais ainda.

É a Eucaristia, “Festa do Corpo e Sangue e Divindade de Jesus”, que, maravilhosamente, adoramos e expressamos na procissão, nas bênçãos do Santíssimo Sacramento, nos caminhos e nos enfeites das ruas e casas dos devotos. Jesus Eucarístico vai nos chamando, alimentando e abrindo para nós novos caminhos e ordenando para que sejamos missionários: “Comam e bebam, pois tens um longo caminho a ser percorrido”.

Quantas bênçãos, quanta alegria o Coração de Jesus lança sobre nós neste tempo favorável e abençoando! Abramos nosso coração, vamos perdoar, vamos pedir perdão, vamos viver participando de tudo o que Deus nos oferece, pois o tempo não tem pressa, mas também não pára. Encaminhai-vos enquanto tendes a luz. Sei que muitos outros motivos, celebrados neste mês do Coração de Jesus e Santo Antônio fazem uma Igreja viva para todos nós, por isto conclamo-vos a participar, a fazer produzir os talentos que Deus vos deu. Que o nosso padroeiro Santo Antônio nos ilumine para fazermos da melhor maneira o Cristo conhecido e cmado no Ontem, Hoje e Sempre.

Com minha benção,

Mon. Olavo J. Sobrinho

Vamos Festejar Santo Antônio!


A Festa de Santo Antônio, nosso querido padroeiro, acontece do dia 1° até o dia 13 de junho. As celebrações Eucarísticas têm seu ponto forte na participação de leigos e leigas de nossa comunidade paroquial fazendo suas reflexões com temas pertinentes a vida de Santo Antônio.

“Amarás o Senhor teu Deus com todo teu coração, toda a tua alma, todo o teu espírito e amarás teu próximo como a ti mesmo.”

Antônio, o Santo que torna presente a fraternidade. A prática de Santo Antônio vivendo valores propostos pelo Evangelho. Uma das falas importantes feita por Conceição Santos: “A Santo Antônio foram atribuídas bondade, humildade, caridade, doação, paciência, perseverança e todas estas qualidades se resumem em uma palavra: Amor; porque somente aquele que se enche de amor incondicional, gratuito, é capaz de doar-se com totalidade.”

A parte da convivência, da dança, da canjica, das barraquinhas com seus atrativos e todo o povo de Deus trabalhando para que a festa se torne mais bonita e participativa.

Viva Santo Antônio !!!

__________________________

Fernando de Bulhões (verdadeiro nome de Santo Antônio), nasceu em Lisboa em 15 de agosto de 1195, numa família rica. Aos 15 anos entrou para um convento agostiniano, primeiro em Lisboa e depois em Coimbra. Em 1220 trocou o nome para Antônio e ingressou na Ordem Franciscana, na esperança de, a exemplo dos mártires, pregar aos muçulmanos no Marrocos. Após um ano de catequese nesse país, teve de deixá-lo devido a uma enfermidade e seguiu para a Itália.

Foi indicado professor de teologia pelo próprio são Francisco de Assis, adquirindo grande renome como orador sacro. Seus sermões encontravam forte eco popular, pois lhe eram atribuídos feitos prodigiosos, o que contribuía para o crescimento de sua fama de santidade.

A saúde sempre precária levou-o a recolher-se a um convento perto de Pádua, onde escreveu uma série de sermões para domingos e dias santificados.

Antônio morreu a caminho de Pádua em 13 de junho de 1231. Foi canonizado em 13 de maio de 1232 (apenas 11 meses depois de sua morte) pelo papa Gregório IX.

Santo Antônio é o santo mais popular do Brasil e um dos mais populares do mundo. Na Itália, é conhecido simplesmente como “o Santo”. Em seu tempo, ficou célebre pelas suas pregações, que impressionaram o próprio São Francisco. Conta-se que certa vez Antônio foi pregar numa cidade onde as pessoas não quiseram ouvi-lo. Como estava perto de um rio, ele dirigiu-se aos peixes, que começaram a colocar suas cabeças para fora d’água. Nesse dia, vendo isso, muitas pessoas se converteram.

Santo Antônio, tradicionalmente, é representando segurando o menino Jesus nos braços, às vezes com um livro na mão, que representa a sua sabedoria. Conta-se que Antônio ficou doente certa vez e recolheu-se ao castelo de um conde, enquanto se recuperava. Esse conde, passando perto do quarto onde estava Antônio, viu uma forte luz pela fresta da porta e pensou que um incêndio havia começado. Ele então entrou no quarto e viu que Antônio tinha nos braços uma criança da qual emanava uma luz resplandecente. A pedido do jovem monge, essa história só foi divulgada depois de sua morte.

Antônio amolece o coração das pessoas para que elas doem seu dinheiro aos pobres. É invocado quando alguém perde alguma coisa para ajudar a encontrá-la e quando alguém deseja se casar. Na pessoa de Antônio, um grande saber e uma grande eloqüência combinam-se com humildade, amabilidade e simplicidade. Isso entusiasmava as pessoas de sua época e continua a nos impressionar até hoje.

Oração a Santo Antônio

Se milagres desejais, recorrei a Santo Antônio
Vereis fugir o demônio e as tentações infernais.
Recupera-se o perdido. Rompe-se a dura prisão,
e no auge do furacão cede o mar embravecido.

Por sua intercessão, foge a peste, o erro, a morte,
O fraco torna-se forte, e torna-se o enfermo são.
Recupera-se o perdido. Rompe-se a dura prisão,
e no auge do furacão cede o mar embravecido.

Todos os males humanos se moderam, se retiram,
Que o digam aqueles que o viram, que o digam os paduanos.
Recupera-se o perdido. Rompe-se a dura prisão,
e no auge do furacão cede o mar embravecido.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
Recupera-se o perdido. Rompe-se a dura prisão,
e no auge do furacão cede o mar embravecido.
Rogai por nós, bem-aventurado Antônio
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

___________________________

A tradição popular diz que Santo Antônio deu uma oração a uma pobre mulher que procurava ajuda contra as tentações do demônio. O Papa Sisto V, que era franciscano, mandou esculpir aessa oração - chamada também de “Lema de Santo Antônio” - na base do obelisco que mandou erigir na Praça de S. Pedro, em Roma. Eis o Lema:

Eis a cruz do Senhor!
Fugi forças inimigas!
Venceu o Leão de Judá,
A raiz de David! Aleluia !

Comunidade celebrou Pentecostes com grande festa


A celebração da Festa de Pentecostes em Santo Antônio do Monte começou às quatorze horas de domingo, vinte e sete de maio, na igreja matriz, e foi organizado pela Renovação Carismática Católica com a participação das diversas pastorais, associações e movimentos católicos paroquiais. A consagração de todas as festividades do dia à Santíssima Mãe de Deus foi o marco inicial do evento, sendo que no decorrer da tarde houve a apresentação de peças teatrais, música, danças e louvor.

Miguel Martini, palestrante convidado, durante a tarde toda pregou sobre como viver uma vida fraterna, como é o germinar de uma comunidade e como viviam os primeiros cristãos e, encerrando, conduziu a oração de louvor pedindo o envio do Espírito Santo para todos.

Nas palavras de Martini, “Jesus quer contar com aqueles que realmente são sedentos de Deus para mandar a todos nós em missão, todos nós que estamos cheios do Espírito Santo.” Noutra parte, afirmou “que somente se constrói uma amizade quando realmente se investe nisso, pois o amor é atrair ou se deixar atrair pela miséria do outro.”

Marciel, jovem atuante nas atividades paroquiais, declarou que estava participando de Pentecostes porque ali “viera para louvar a Deus, e isto resume tudo.” Afirmou ainda que “tem visto muitas pessoas sentirem vergonha de seguir a Deus e, por falta de opinião própria, vão seguindo os valores ditados pela sociedade. Elas sentem vergonha de Deus!” E concluiu dizendo que “o importante não é participar do encontro, mas sim viver o encontro!”

O encerramento do dia de Pentecostes se deu com a celebração da missa às dezenove horas pelo Padre Adelson, ao fim da qual houve a coroação de Nossa Senhora por várias crianças, como é o costume no mês de maio.



Notas

No próximo dia 7 de julho, às 18 horas, o seminarista Marcelo Adriano Ribeiro, de 27 anos, será ordenado diácono. O tema de sua ordenação diaconal será “Discípulos e missionários de Jesus Cristo a serviço do Povo de Deus”. Marcelo é santo-antoniense, filho de José Ribeiro e Helena Maria Ribeiro A celebração será no Poliesportivo de Bom Despacho, na rua Jadir Rodrigues, Bairro São Vicente.
___________________

Aconteceu na cidade de Bambuí, no dia 03 junho de 2007, a Confraternização Diocesana das Comunidades, um momento de confraternização em oração. A Paróquia de Santo Antônio esteve presente neste evento.

“Vivei com entusiasmo, alegria e, sobretudo, senso de responsabilidade”

O mês de maio foi muito especial para o Brasil: fomos o primeiro país da América a receber a visita do Papa Bento XVI. Sua Santidade esteve aqui durante 5 abençoados dias, quando teve um emocionante encontro com os jovens, canonizou o primeiro santo nascido no Brasil, visitou um bem sucedido centro de recuperação de dependentes químicos e fez a abertura da Quinta Conferência Geral do Episcopado Latino Americano (Celam).

A visita de Bento XVI sinalizou a importância do Brasil no mundo católico e revelou a nós, brasileiros, um papa sábio e terno, que nos acolheu com grande amor. Sua visita também foi importante porque Bento XVI trouxe uma mensagem clara e firme: os ensinamentos de Jesus são válidos em todas as épocas e todos os lugares e não podemos abrir mão deles de acordo com as conveniências. Essa é uma verdade simples, que causou grandes polêmicas.

Bento XVI reafirmou o valor da vida, e condenou o aborto – monstruosidade que o ministro da Saúde e algumas organizações querem legalizar. O Papa também lembrou a importância do matrimônio, da castidade e de todas as virtudes cristãs.

Outro recado importante do Papa foi direcionado aos traficantes. Bento XVI deixou claro: o tráfico de drogas é um pecado grave e aqueles que o praticam terão que prestar contas a Deus.
Precisamos refletir sobre as mensagens de Bento XVI. São palavras de amor, de sabedoria, de verdade. A alguns, elas parecem antiquadas. Mas não há mensagem mais moderna do que a de Jesus. Não há meio mais seguro para caminhar até Deus do que por junto da Igreja.

Que Deus continue abeçoando Bento, nosso amado Papa, para que ele possa conduzir a Igreja em meio a tantos ataques, em meio a tantos inimigos. E que cada um de nós saiba ouvi-lo.

“Os anos que vós estais vivendo são os anos que preparam o vosso futuro. O “amanhã” depende muito de como estais vivendo o “hoje” da juventude. Diante dos olhos, meus queridos jovens, tendes uma vida que desejamos seja longa; mas é uma só, é única: não a deixeis passar em vão, não a desperdiceis. Vivei com entusiasmo, com alegria, mas, sobretudo, com senso de responsabilidade.”
Discurso aos jovens, no dia 10 de maio



Sede homens e mulheres livres e responsáveis; fazei da família um foco irradiador de paz e de alegria; sede promotores da vida, do início ao seu natural declínio; amparai os anciãos, pois eles merecem respeito e admiração pelo bem que vos fizeram.
O Papa também espera que os jovens procurem santificar seu trabalho, fazendo-o com competência técnica e com laboriosidade, para contribuir ao progresso de todos os seus irmãos e para iluminar com a luz do Verbo todas as atividades humanas (cf. Lumen Gentium, n. 36). Mas, sobretudo, o Papa espera que saibam ser protagonistas de uma sociedade mais justa e mais fraterna, cumprindo as obrigações frente ao Estado: respeitando as suas leis; não se deixando levar pelo ódio e pela violência; sendo exemplo de conduta cristã no ambiente profissional e social, distinguindo-se pela honestidade nas relações sociais e profissionais. Tenham em conta que a ambição desmedida de riqueza e de poder leva à corrupção pessoal e alheia; não existem motivos para fazer prevalecer as próprias aspirações humanas, sejam elas econômicas ou políticas, com a fraude e o engano.” Discurso aos jovens, no dia 10 de maio

Samonte estava representada na visita do Papa

Autor: Roberto Teixeira Júnior - Coordenador da Pastoral da Juventude SAMonte

“Os anos que vós estais vivendo são os anos que preparam o vosso futuro. O amanhã depende muito de como estais vivendo o hoje da juventude. Diante dos olhos, meus queridos jovens, tendes uma vida que desejamos seja longa; mas é uma só, é única: não a deixeis passar em vão, não a desperdiceis. Vivei com entusiasmo, com alegria, mas, sobretudo, com senso de responsabilidade...”

Foi esta uma das mensagens do sumo pontífice no Encontro com a juventude no estádio do Pacaembu em São Paulo no dia dez. Eu tive a alegria e a satisfação de representar a nossa Paróquia. Tenho, a partir deste dia, uma outra visão sobre o Papa Bento XVI. Seu carisma, seu amor para com a juventude foi muito marcante e emocionante durante todo encontro.

Pude perceber seu amor paternal, sua preocupação com o bem viver da juventude do Brasil e América Latina. Com certeza ficará pra sempre em minha memória.

Miguel Martini: fazer política é dever do cristão

Miguel Martini é deputado federal desde o começo do ano. Antes, havia exercido durante três mandatos o cargo de deputado estadual. No último fim de semana de maio ele esteve em Samonte para fazer uma pregação durante a Festa de Pentecostes. Na ocasião, ele concedeu ao Jornal Partilhando uma entrevista exclusiva.


Atualmente estão tramitando no Congresso Nacional, em Brasília, vários projetos de lei que são contrários à moral e à doutrina cristãs. Dentre eles, um dos mais radicais é o que trata da legalização do aborto no Brasil, proposta esta defendida pelo governo federal na pessoa do ministro da saúde (José Gomes Temporão).

Quanto a estes projetos pró-aborto, o deputado federal Miguel Martini posiciona-se “radicalmente contrário”, destacando que é membro da Frente Parlamentar de Defesa da Vida. Essa frente, que reúne parlamentares católicos, evangélicos e seguidores da doutrina cardecista, tem atuado no Congresso, de acordo com o deputado, de “forma aguerrida contra os projetos abortistas”, realizando manifestações em defesa da vida e está buscando a cassação da portaria 158, a qual já permite o aborto em situações específicas.

Segundo Martini, existem hoje 17 projetos abortistas tramitando no Congresso e, em suas palavras, “assim como eram Portugal e México, o Brasil é amplamente contrário, conforme tem indicado as pesquisas, mas é preciso que os parlamentares cristãos lutem contra tais projetos, pois os abortistas vêm com sofismas e imagens chocantes.” Citou como exemplo quando em Portugal os abortistas usaram da imagem de uma mulher presa por cometer aborto na qual indagavam se era justo ela estar passando por aquela situação.

Em sua opinião, há espaço para os ensinamentos cristãos serem aplicados na política que deve estar neles fundamentada. Para Martini, chega a ser dever do cristão fazer política para combater aqueles que a fazem seguindo e aplicando instrumentos não cristãos.

Miguel Martini disse ainda que “hoje em dia existe uma estratégia de transferência do estado brasileiro para um estado laico. Como muitos cristãos preferem não se envolver nesta questão, acaba se tornando fácil para o governo ir se tornando cada vez mais laico, mais distante dos ensinamentos da Igreja.

Conheça nossa Igreja: A Hierarquia Eclesiástica

Muitas pessoas não sabem, mas existem apenas três níveis na hierarquia da Igreja Católica: diácono, padre e bispo. Todas as demais denominações (Papa, cardeal, arcebispo, etc.) são desdobramentos destas três.

O primeiro grau hierárquico é o de diácono. Ele é um auxiliar dos padres e bispos e pode presidir batizados, casamentos e cultos. Todo padre é, antes, ordenado diácono. Mas nem todo diácono torna-se, depois, padre: homens já casados podem ser ordenados diáconos, mantendo-se nesse grau durante toda a vida e auxiliando nos serviços da Igreja.

O segundo grau é o de padre. É o sacerdote que consagra o pão e o vinho, assiste espiritualmente os fiéis, reza missas, ouve confissões, etc. Podem ser religiosos (quando pertencem a uma ordem, como os franciscanos, os dominicanos, etc) ou seculares, também conhecidos como diocesanos, quando não pertencem a uma ordem específica. Quando estão à frente de uma paróquia são chamados de “párocos”. Podem também ser vigários (auxiliam os párocos), capelães (são padres em locais especiais como hospitais, quartéis, escolas, presídios), etc.

O terceiro grau é o de bispo. Os bispos são os sucessores dos apóstolos. Sua missão é santificar, ensinar e governar o povo de Deus e de levar o Evangelho a todo o mundo. Somente eles podem conferir os sacramentos da Ordem e do Crisma. Se estiverem á frente de uma diocese, são chamados de “bispos diocesanos”.

Um arcebispo é um bispo que está à frente de uma arquidiocese, que é, na prática, uma diocese muito grande ou muito importante. O cardeal também é, geralmente, um bispo. O cardinalato não é um grau hierárquico, mas um título de honra dado àqueles que devem auxiliar diretamente o Papa. A eleição de um Papa, inclusive, cabe exclusivamente aos cardeais, e, em geral, os papas também são antigos cardeais.

Por fim, o Papa é também um bispo: o bispo de Roma, sede da Igreja. Por isso ele é o mais importante dos bispos. É também um sucessor dos apóstolos, mas de um apóstolo em especial: São Pedro, a quem o próprio Jesus Cristo confiou a liderança da Igreja.

José: Deus guia nossos passos

José é o protagonista de uma das mais belas histórias do Velho Testamento.

Ele era o 11º filho homem de Jacó, e aquele que o velho pai mais amava, pois era primeiro filho de sua amada esposa Raquel, que morrera ao dar à luz Benjamin.

Jacó protegia José mais do que a todos e cobria-o de presentes, o que enchia os irmãos de inveja. Certa vez, quando José tinha 17 anos, os irmãos mais velhos espancaram José e o venderam como escravo, e disseram ao pai que o jovem tinha sido devorado por uma fera.

José, que antes vivera cercado de amor e de conforto, tornou-se escravo e ficou longe de sua família. Foi levado para o Egito, onde um poderoso senhor o comprou. Lá ele foi humilhado, castigado e obrigado a trabalhar duro. Mas como era muito talentoso, com o tempo ganhou responsabilidades e tornou-se o administrador da casa de seu dono. A esposa de seu senhor, no entanto, apaixonou-se por ele e tentou seduzi-lo. José resistiu à tentação, o que provocou o ódio dela. Rejeitada, a mulher disse ao esposo que José é que tentara seduzi-la. O jovem sofreu então um novo golpe, sendo mandado para a prisão.

No cárcere, José descobriu que tinha o dom de interpretar sonhos. Anos depois a sua fama chegou ao faraó, que o chamou para interpretar misteriosos pesadelos que vinha tendo. José descobriu que os sonhos do faraó eram a previsão de sete anos de grande fartura, seguidos de sete anos de grande seca no Egito. Ele então sugeriu ao faraó o que poderia ser feito para evitar a crise. O senhor do Egito decidiu fazer de José, que ele reconheceu ser muito sábio, o administrador de todo o reino.

Os anos passaram e certo dia apareceram diante de José dez hebreus fugindo da seca e buscando alimento. Eram os irmãos que o tinham vendido como escravo. Muitos anos já tinham se passado e José percebeu que eles já não eram mais tão maldosos. Ele os testou e descobriu que agora são capazes de se sacrificar por amor do pai e do irmão menor, Benjamin. José então se revelou e se reconciliou com eles. Assim, Jacó e toda a sua família mudou-se para o Egito, onde havia fartura e proteção.

A bela história de José nos ensina que Deus guia nossos passos mesmo na estrada escura. O jovem fora vendido como escravo no Egito porque um dia ele deveria se tornar um homem poderoso nessa terra, para proteger sua família das dificuldades. Seus sofrimentos o prepararam para um momento de grande alegria, que é o reencontro com o pai e a reconciliação com os irmãos. É uma história de fé, confiança e perdão. É uma história que mostra a mão de Deus amparando José em todas as suas quedas.

Para conhecer em detalhes essa história belíssima, leia o livro do Gênesis, a partir do capítulo 37.

No próximo mês, você conhecerá um pouco mais osbre os irmãos de José, os filhos de Jacó, os filhos de Israel.

Sobre José, leia também os seguintes textos:
Os misteriosos caminhos de Deus
José: Deus tem um caminho para cada um de nós

Veja também os outros artigos da série História da Salvação.

O Bem-te-vi

Autor: Nilson Silva - PJ

Nessas manhãs em que o tempo já começa a ficar mais frio, o verão vai se distanciando e as últimas chuvas caem esparsas, o sol desponta e com ele os passarinhos começam seu dia. Aqui, ainda podemos ouvir, entre os barulhos urbanos, a algazarra de pássaros na madrugada. São tantos e tão festivos que, apurando nossos ouvidos, podemos sentir a profunda perfeição da criação de Deus.

Podemos perceber a harmonia com que o Senhor dispôs todas as criaturas para que, vivendo e povoando o mundo, refletissem a glória de seu poder. A grande maravilha da obra de Deus é isto: a criação inteira glorifica o nome de seu Criador simplesmente existindo da forma como o Senhor a fez. Um pássaro não tem entendimento para conhecer a Deus, mas sua vida, por sua simples e pura existência, é um contínuo ato de gratidão ao Senhor.

Costumo observar um bem-te-vi que, quase todas as manhãs, pousa sobre uma antena de televisão e canta por longos minutos. Vai cantando e, em certo momento, outro mais longe também canta. E outro mais além... Desse modo, em alguns minutos, é possível ouvir um verdadeiro coro de bem-te-vis cantando. Simplesmente cantam. E cantam maravilhosamente belo! Cantam como nenhuma tecnologia humana pode fazer igual nem ninguém pode copiar.

Jesus disse que ninguém, por mais que se preocupe, pode acrescentar um único segundo à sua vida por vontade própria. Tudo é dado por Deus e por Deus é tirado. Assim, é mais proveitoso e mais saudável que as pessoas deixem tantas preocupações inúteis que apenas dificultam suas vidas, mas que em nada é capaz de melhorá-las e muito menos aumentá-las, e passem a viver em plenitude como o Senhor as criou. Ao agir deste modo, estão fazendo como o bem-te-vi que simplesmente pousa numa antena de televisão quase todas as manhãs para cantar, fazendo o melhor que o Senhor lhe concedeu fazer.

Deus deu a cada pessoa muitos dons, os quais devem ser assumidos e vividos em plenitude. Cabe ao que sabe ensinar ao que não sabe, ao paciente escutar o que é estourado, ao compreensivo ouvir o desesperado, ao que tem ajudar o que nada possui... e assim por diante.

Deus deu ao bem-te-vi a capacidade de cantar bem. E ele canta! A cada pessoa sobre a face da terra, o Senhor deu uma infinidade de dons. E cada pessoa deve usar os dons recebidos de Deus e, com isso, dar glórias ao Criador.

O que é o namoro


O que é namoro? É uma relação amorosa recíproca; momento de cortejar; de desejar um ao outro; de interesse mútuo. É o momento da paixão e das ilusões: tudo se volta para o outro.

É lindo o tempo de enamorar-se: de estar junto, conhecer um ao outro, os gostos, as preferências, mas ao mesmo tempo de respeitar-se mutuamente. E o mais bonito é que Deus nos deu este tempo de namoro para nos relacionarmos e nos conhecermos, até quando aparecem as dificuldades e as necessidades para um relacionamento sadio: sinceridade, evitar o ciúme, falar o que pensa e sente das atitudes do outro, o que nos agrada e desagrada. Neste tempo de conhecimento se percebemos que isto nos trará prejuízo posterior, precisamos ter a coragem de por fim e terminar com este relacionamento.

Nesse tempo, nós vivemos em um período do “parecer”: charme, busca e novas descobertas, mas de tudo isto o importante é a transparência de se dizer ao outro, de ir entrando num diálogo mais profundo, é a transparência do falar e do sentir. Não podemos confundir amizade íntima com amor. Não queira ganhar a pessoa de qualquer jeito. Não se entregue para consegui-la. Tenha coragem de dizer “não” nas horas íntimas do casal, pois isto solidificará o namoro. No mundo de hoje os relacionamentos são mais livres. Mas no amor volúvel, a durabilidade é passageira.

Diz o ditado popular: “a ocasião faz o ladrão”. Começa pela oportunidade do lugar, o instinto se torna maior que a vontade, e finalmente dominados pelo desejo chegam à relação sexual, sem que tenham a dimensão das conseqüências. Primeiro, a pressa de fazer de qualquer jeito, pois o instinto ou carência supera o amor e após o gozo vem o medo da gravidez, da doença e da perda. Infelizmente a mentalidade de hoje é oposta aos ensinamentos de Deus. O mundo aderiu ao “amor livre”, quer dizer, “ser mais uma na lista do fulano”. Não se conta mais a desco­berta e o tempo para que o casal atinja o maior prêmio que Deus lhe deu: o ápice do ato sexual. O que vale é fazer de qualquer jeito.

Até as “boas famílias” vão aderindo à mentalidade munda­na de só realizarem os casamentos depois que o casal tenha vida em comum por um determinado tempo, para ver se dará certo. O que é bom virou uma banalidade. O namoro é um período de relacionamento maduro, de se ter o gosto e a paciência de conhecer os limites e riquezas de cada um. É aconselhável evitar trazer para um novo namoro o que aconteceu em relacionamentos pas­sados. Não ter receio de mostrar as próprias virtudes, pois ele (ela) deve ser cativado por suas qualidades, e não por seu corpo bonito, sensual.

Ser uma pessoa carinhosa é fundamental no namoro. Diante do esfriamento, não termine logo, não brigue, porque isto gera insegurança e cria feridas imensas, difíceis de serem curadas. Neste tempo é importante não ir fazendo o gosto do namorado ou da namorada, e sim conhecê-lo (a), pois não nos esqueçamos que o maior inimigo de um relacionamento é a traição. Um lindo amor ungido por Deus acaba em tristes desavenças, porque não respeitamos o tempo que Ele nos deu para o conhecimento a dois. Hoje a palavra matrimônio não se traduz mais em virgindade, mas temos que pedir a Deus a sua miseri­córdia para iniciarmos tudo de novo e confiarmos: “Eis que faço novas todas as coisas”.

Deus abençoe os namorados!

(Adaptado de texto de Wellington Silva Jardim, da Comunidade Canção Nova)

Irmã Kelly Patrícia lança novo CD

Ela é tímida, tem pouco mais de trinta anos. Possui um sorriso muito doce e uma voz poderosa. Seu nome é Irmã Kelly Patrícia. Ela é, hoje, uma das mais importantes cantoras católicas do Brasil, mas ainda é pouco conhecida porque faz poucos shows, sempre vinculados a eventos religiosos.

Em junho ela está lançando o seu sexto CD: “Viver de Fé”. Novamente, a união de sua belíssima voz com arranjos perfeitos e letras impressionantes tem como resultado músicas emocionantes e inesquecíveis. É bom lembrar que as letras de grande parte de suas músicas são retiradas diretamente da Bíblia ou são adaptações de poemas escritos por São João da Cruz, por Santa Tereza de Ávila, por Santa Terezinha do Menino Jesus e por outros santos.

Os outros CDs de Kelly Patrícia são, na ordem de lançamento, “Melhores Momentos” (que reúne músicas gravadas em fita K7, quando ela era bem jovem), “Passos no Silêncio”, “Et Verbum”, “Em uma noite escura” e “Só Deus Basta”. Vale muito a pena ouvir todos eles.

O novo CD “Viver de Fé” pode ser comprado nas lojas de artigos religiosos ou, na Internet, pelo site da Canção Nova.


Para saber mais sobre a Irmã Kelly Patrícia, clique aqui. Conheça também o site da comunidade que ela fundou, o Instituto Hesed.

No Youtube é possível encontrar vídeos com músicas de Irmã Kelly Patrícia. Ela não faz clipes, sendo assim, os vídeos que lá estão ou são pequenos trechos de apresentações suas ou são montagens feitas por fãs. Uma montagem interessante, feita com a música "Solidão" é esta aqui:



Agenda

JUNHO

Dia 13: Festa de Santo Antônio
Dia 13: descendimento do mastro de Santo Antônio (Irmandade N; Sra. Do Rosário)
Dia 13: Sétima Carreata dos Bois
Dia 15: Dia do Sagrado Coração de Jesus
Dia 16: Dia do Sagrado Coração de Maria
Dia 19: Escola de Formação do MCC às 19h30 no Centro Social Padre José Nunes
Dia 23: Convívio de Famílias da Pastoral Familiar às 19h30 no Centro Social Padre José Nunes
Dia 23: Celebração da Vida (Pastoral da Criança) no Salão Comunitário do São José
Dia 23: Encontrão do ECC no Centro Social Padre José Nunes
Dia 24: Dia de São João
Dia 24: Concentração Anual do Apostolado da Oração na Igreja Matriz, a partir das 12h
Dia 24: Forró do EAC no Centro Social Padre José Nunes
Dia 26: Missa em louvor a Santo Antônio às 19h na Igreja Matriz (Pia União)
Dia 26: Reunião CPPF (Pastoral Familiar)
Dia 26: Reunião de coordenadores da Pastoral da Criança no Salão Paroquial
Dia 28: Reunião da Pastoral Litúrgica no Salão Paroquial
Dia 29: Dia de São Pedro e São Paulo
Dia 30: Celebração da Vida (Pastoral da Criança) no Salão São José
Dia 30: Festa Junina do MCC, no Centro Paroquial Sagrada Família
Dia 30: Forró da Família (Pastoral Familiar) no Centro Social Padre José Nunes

- Trezena de Santo Antônio de 1 a 13 de Junho: Recebimento de Novas Fitas da Pia União.

-Toda primeira 6a. feira: Procissão da Penitência 5:00 hs / Hora Santa e Adoração do Santíssimo às 18:00 – Zeladoras responsáveis: Cleonice, Heloísa Neves, Lana, Iná, Helena Costa / às 19h - Missa

- Toda primeira 6a. feira do mês tem missa na Comunidade N. Sra. Aparecida e em toda segunda-feira tem Celebração da Palavra às 19 h.

-Toda quinta-feira às 18:30 - Coroinhas fazem adoração e nas segundas, formação.

- TOV Jovem e Adulto

Snap Shots

Get Free Shots from Snap.com
Powered By Blogger