Esta é a página virtual do Jornal Partilhando, o informativo da Paróquia de Santo Antônio - Santo Antônio do Monte, MG

quinta-feira, 15 de março de 2007

História da Salvação - Abraão, o pai de muitos povos

A partir deste mês, o Jornal Partilhando está começando a contar a História do Povo de Deus desde as origens históricas mais remotas até os dias atuais. Até onde conseguem alcançar as pesquisas históricas, arqueológicas e científicas, tem-se como comprovadas as origens até os tempos de Abraão. Assim, começamos a contar esta belíssima história a partir daquela época.

Abrão, do hebraico Avraham ou ‘Abhraham, filho de Taré, saiu da cidade de Ur, na Caldéia, juntamente com seus irmãos Nacor e Aram e seu pai, e foi viver em Haran, numa região da Mesopotâmia onde hoje fica o Iraque. Certo dia, Deus disse-lhe: “Sai da tua terra e da casa de teu pai e vai para a terra que eu te mostrar. Em ti serão abençoadas todas as nações da terra”. Obedecendo ao Senhor, ele, sua mulher Sarai e seu sobrinho Ló saíram e foram para a terra de Canaan, na Palestina, onde hoje se encontra o Estado de Israel.

Lá chegando, Abrão ergueu uma tenda debaixo do carvalho de Mambré, onde passou a morar. Certo dia, apareceu-lhe o anjo do Senhor, dizendo-lhe: “Darei esta terra aos teus descendentes.” Certa vez, aquela terra foi invadida por estrangeiros, que saquearam as cidades e causaram muita destruição. Então, Abrão reuniu alguns servos e conseguiu vencê-los em batalha. Regressando para casa, passou por Salém (a atual Jerusalém), onde se encontrou com Melquisedec, sacerdote do Deus Altíssimo. Ali apresentou o dízimo dos despojos da guerra. Mais uma vez, Deus disse a Abrão: “Levanta os olhos e conta, se podes, as estrelas do céu! A tua descendência será tão numerosa como elas”.

Abrão acreditou e teve fé em Deus e, passados muitos anos, novamente o Senhor Deus lhe apareceu, dizendo: “Daqui um ano retornarei à tua casa, e tua mulher já terá tido um filho.” E disse ainda: “Daqui em diante não te chamarás Abrão, mas sim Abraão, porque te destinei para pai de muitos povos. Para o futuro, não chamarás a tua mulher de Sarai, mas de Sara. Eu a abençoarei e ela terá um filho ao qual chamarás Isaac. Concluirei com ele uma aliança perpétua em favor da sua posterioridade”. Assim, já na velhice, Sara deu à luz Isaac. E a promessa de Deus à Abraão foi cumprida: seus descendentes deram origem aos judeus, aos cristãos e aos muçulmanos, que, hoje, juntos, somam mais de 2 bilhões de pessoas.

Na próxima edição, conheça a história de Isaac. Até lá, saiba mais sobre Abraão na Bíblia. Sua história está no livro do Gênesis, a partir do capítulo 11.
Veja os outros artigos da série História da Salvação.

Nenhum comentário:

Snap Shots

Get Free Shots from Snap.com
Powered By Blogger