Esta é a página virtual do Jornal Partilhando, o informativo da Paróquia de Santo Antônio - Santo Antônio do Monte, MG

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Partilhando Jovem - Ler: embarque nessa aventura!


Você conhece Jean Valjean? Não? E Raskólnikov? Aslam? Aragorn? Capitão Rodrigo? Capitu? Iaiá Garcia? Padre Brown? Úrsula Buendia? Guilherme de Barskerville? Watson? Não conhece nenhum deles?

Não diga que você nunca leu Victor Hugo, Érico Veríssimo, Chesterton, Tolkien, Machado de Assis, C. S. Lewis, Gabriel García Márquez, Umberto Eco, Dostoiévski, Conan Doyle? Ora, você não sabe o que está perdendo. Estes são alguns dos grandes mestres da literatura no Brasil e no mundo. Eles criaram belíssimas histórias, com personagens instigantes e tramas emocionantes. Guiados por eles, podemos conhecer outros países, outras épocas e até outros mundos. Podemos nos esquecer um pouco dos problemas do dia-a-dia, podemos nos emocionar e podemos até refletir sobre coisas importantes. Literatura é também aventura.

Além de prazerosa e emocionante, a leitura é muito útil. As pesquisas já comprovaram que os melhores estudantes e profissionais são aqueles que lêem muito. Quem lê bastante vai melhor nos estudos, tem mais facilidade para passar no vestibular. Ou seja: quem lê livros está alguns passos à frente, na briga por um futuro melhor, do que aqueles que não lêem.

Muitas pessoas dizem que não têm paciência para ler um livro. Mas quem diz isso é porque nunca tentou ler – ou tentou ler os livros errados. Há livros apropriados para cada idade. Um adolescente de 14 anos pode até tentar ler Guerra e Paz e pode até gostar. Mas, provavelmente, ele se divertirá mais lendo outros autores. Da mesma forma, alguém com 20 anos não verá muita graça em reler os livros que leu quando tinha 14, pois, nessa idade, vai procurar outro tipo de emoções nos livros.

Por isso, aquele que começa a se embrenhar nas misteriosas selvas da leitura deve procurar começar por livros mais simples e mais leves, como um alpinista que, no princípio, sobre morros menos íngremes e mais seguros. Com o tempo, ele se sentirá pronto para ir além. E deverá ir além, afinal, um leitor que não se preparar para ler livros maiores e mais complexos é como um alpinista que tem medo de escaladas mais íngremes.

Há também pessoas que dizem não ter tempo para ler. É curioso, mas muitas dessas pessoas não perdem um capítulo da novela. Passam as tardes de domingo vendo Faustão ou Gugu. Paciência... sempre haverá quem prefira emburrecer a mente...

Além disso, é importante saber escolher os livros. Existe por aí muita literatura ruim. Dizem que é muito importante escolher os livros que você não vai ler, pois só assim terá tempo para ler outros melhores. Por isso, é preferível escolher C. S. Lewis, em vez de Paulo Coelho. Tolkien, em vez de Sidney Sheldon. Qualquer um, em vez de Dan Brown. Há livros que instruem, abrem a mente e divertem. Outros, simplesmente, intoxicam o leitor. Fuja desses.

E existe um livro fundamental, que muitos têm preguiça de ler. É a Bíblia. Ela nos mostra as mensagens de Deus para a humanidade, nos conta a maravilhosa história da salvação, nos mostra o amor do Pai por todos nós. É leitura bela, cativante, essencial. Quem a lê só sai ganhando.

Além da Bíblia, você também vai gostar de ler:

O Senhor dos Anéis
As Crônicas de Nárnia
Cartas de um diabo a seu aprendiz
Cristianismo puro e Simples
O Manto de Cristo
Portões de Fogo
Alguém para correr comigo
O Caçador de Pipas
Quo Vadis
José e seus irmãos
Os miseráveis
Os três mosqueteiros
Olhai os lírios do campo
O Monge e o Executivo

(e muitos, muitos outros!)


Um comentário:

Elias disse...

Leitura é uma arte que se pratica todo dia. Quem lê amplia os horizontes do conhecimento e torna cada vez maior sua visão de mundo. Ler é bom d+. Dos livros citados acima, recomendo em especial, Cem Anos de Solidão, de Gabriel Garcia Marquez. Com certeza é uma lição de história, detalhes e vidas.

Snap Shots

Get Free Shots from Snap.com
Powered By Blogger