Esta é a página virtual do Jornal Partilhando, o informativo da Paróquia de Santo Antônio - Santo Antônio do Monte, MG

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

História da Salvação: Êxodo - Deus é fiel a seu povo


Autor: Nilson A. Silva - PJ

Tendo Moisés levado os hebreus, os descendentes de Jacó, para fora do Egito, o faraó Ramsés arrependeu-se de tê-los deixado partir e pôs-se a persegui-los. Diante do Mar Vermelho, Deus disse a Moisés que ordenasse às águas que se abrissem e, então, o povo pôde atravessar a pé enxuto. Quando os egípcios puseram-se a persegui-los, Deus fez as águas se precipitarem e os egípcios morreram afogados.

Certo dia, Deus chamou Moisés ao Monte Horeb e, então, deu-lhe as tábuas dos Dez Mandamentos. Porém, enquanto Moisés estava no monte, o povo se desesperou e começou a cultuar um bezerro de ouro. Moisés, ao descer e ver a desobediência do povo, decepcionado e furioso, quebrou as tábuas da lei e destruiu o bezerro. Então, suplicou a Deus que não os destruísse por causa do pecado grave que cometeram. Deus teve misericórdia e continuou a conduzir os hebreus. Porém, a conseqüência desse pecado foi que o povo teve que permanecer quarenta anos no deserto antes de chegar à Terra Prometida.

Enquanto o povo caminhava pelo deserto, Moisés ia instruindo os hebreus conforme Deus lhe mostrava. Nesse tempo, foi construída a Arca da Aliança, a qual era levada pelo povo aonde este ia. Enquanto permaneceram no deserto, Deus mandava-lhes o maná, um tipo de pão que caía do céu. Mesmo assim, muitas vezes os hebreus queriam voltar à escravidão no Egito, onde achavam que estariam melhor do que ali no meio do deserto.

Mesmo passando por imensas dificuldades, Moisés conseguiu conduzir os hebreus até à Terra Prometida, onde hoje é Israel. Contudo, Moisés não teve permissão de Deus para entrar nessa terra, por causa de uma vez ele ter duvidado de Deus quando o Senhor disse-lhe que tirasse água de uma rocha para dar ao povo.

A história dos hebreus no deserto é uma narrativa de conquistas e de derrotas, de pecados e de perdão, de erros e de ensinamentos. Enfim, é Deus manifestando seu amor e carinho por seu povo, que muitas vezes tudo que faz é reclamar contra o Senhor. O homem é rebelde, ansioso, mas Deus é paciente. É uma história de fé e de esperança, com alegrias e tristezas, assim como é a vida. É ainda uma história de fidelidade, em que Deus é fiel ao povo e o povo luta para superar suas fraquezas e também ser fiel ao Senhor.

Depois de deixar o Egito, o povo de Deus começou a construir uma importante nação, que sempre foi protegida por Deus, embora nem sempre essa nação tenha sido obediente ao Senhor.
Para começar a construir essa nação, no entanto, os descendentes de Jacó precisaram lutar por seu espaço e necessitaram de um líder forte para isso. Tal líder foi Josué.

Para conhecer melhor esta bela história, leia-a nos livros do Êxodo e dos Números.
Leia os outros artigos publicados sobre a História da Salvação.

Nenhum comentário:

Snap Shots

Get Free Shots from Snap.com
Powered By Blogger