Esta é a página virtual do Jornal Partilhando, o informativo da Paróquia de Santo Antônio - Santo Antônio do Monte, MG

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Jornal Partilhando nº 30 - Setembro de 2007

Esta é a edição número 30 do Jornal Partilhando, do mês de Setembro de 2007. A versão impressa estará sendo distribuída em Samonte neste fim de semana. Esperamos que você goste!

Índice

Veja o que você encontra na edição deste mês:


- Palavra do Pastor
- Capa: Um amigo invisível protege você
- Bíblia: Testamento de Amor
- Partilhando Jovem: Ler - Embarque nessa Aventura!
- Conheça nossa Igreja: MCC - Peregrinos do Reino
- História da Salvação: Exôdo - Deus é fiel a seu povo
- Artigo: A História de Lázaro
- Vem aí o show de Eros Biondini
- Notícia: Comunidade Terapêutica São Francisco
- A Paróquia é Notícia
- Agenda

Palavra do Pastor: A Bíblia e a Criação

Autor: Padre Adelson - Vigário Paroquial

Queridos irmãos e irmãs, estamos vivendo o tempo em que somos chamados a refletir com maior empenho e entusiasmo a “carta do amor” de Deus, ou seja, a Bíblia Sagrada. Nela encontramos resposta para tudo, não que ela seja um livro de mágica, mas um livro que compreende toda a vida humana. Deus se fez homem com os homens; viveu a realidade humana.

Por isso, é que neste mês de setembro, somos convidados a refletir sobre o livro do Gênesis do capitulo 1 ao 11. Esses capítulos nos levam à nossa origem. Afinal o próprio nome “Gênesis”, significa “origem”, “começo”, “nascimento” da humanidade e de tudo que existe.

Para vivermos bem, é preciso valorizar a natureza. Ela nos fortalece com água, alimento, ar, etc. A Campanha da Fraternidade deste ano chamou nossa atenção para o valor natural que temos no nosso país, que é a Amazônia. Sabemos como ela esta sofrendo degradação; o homem não a está respeitando; pelo contrário, a está destruindo. Até quando ela vai suportar essa agressão? È responsabilidade nossa cuidar da natureza, obra divina; precisamos conservar a natureza, obra de Deus.

Deus criou tudo e viu que era bom, atendendo ao pedido de Deus, vamos conservar e amar sua obra. Tudo que encontramos na natureza foi a mão de Deus que criou, ordenou.

Ao homem ele deu a inteligência, para que ele pudesse cuidar, e conviver na natureza. Então, neste mês, vamos nos empenhar em conhecer melhor o livro do Gênesis, de modo especial seus primeiros capítulos.

Ah, uma perguntinha: - Por que a CNBB escolheu o mês de setembro para ser o mês da Bíblia? Vocês sabem o por quê? È porque no mês de setembro, no dia 30, celebramos o dia de São Jerônimo, que foi o grande tradutor da Bíblia.

Por fim, vamos aproveitar esse tempo propício para conhecer melhor nossa origem.

Anjos: Amigos invisíveis protegem você

Eles estão conosco, invisíveis ao nosso redor. Cuidam de nós, dão-nos bons conselhos, nos protegem e iluminam. Eles nos guardam, combatendo o mal. Eles também estão juntos de Deus, louvando-o e cumprindo as missões que Ele lhes dá. Eles são os anjos.

Neste mês de setembro, no dia 29, a Igreja celebra a festa dos Santos Arcanjos Miguel, Rafael e Gabriel. E no dia 2 de outubro acontece a festa dos Santos Anjos da Guarda. Louvemos a Deus por sua existência e por sua proteção. Vamos agora saber um pouco sobre eles.

Deus criou os anjos antes de criar o ser humano. E eles são incontáveis: tão numerosos quanto as estrelas do céu. São espíritos puros, criaturas de Deus como nós, mas que não possuem corpo físico – e, por isso, são imortais. A Bíblia fala deles o tempo todo. Eles aparecem para Jesus quando Ele reza no Monte das Oliveiras. Aparecem para os discípulos quando Jesus ressuscita e quando Ele ascende ao Céu. Aparecem para os pastores quando Jesus nasce. No Antigo Testamento, os anjos falam com Abraão, Isaías, Jacó, Daniel. São várias passagens. Mas só três anjos têm seus nomes revelados.

São eles os três Santos Arcanjos. Um deles é Miguel (seu nome quer dizer “Quem é como Deus?), príncipe do exército celestial. Ele é visto por Isaías e por São João. O outro é Rafael (seu nome quer dizer “Deus cura”), que assume uma forma humana para guiar Tobias ajudá-lo a curar seu pai e sua noiva. O outro é Gabriel (o “mensageiro de Deus”), que aparece para Maria e lhe dá a notícias mais bela de todos os tempos: o Salvador vai nascer.

A bondade de Deus e seu amor para com a humanidade são tão grandes que Ele colocou um anjo para guardar a alma de cada pessoa. Cada um de nós tem um anjo da guarda exclusivo, que nos acompanha durante a vida inteira, nos livrando de perigos e nos iluminando, nos mostrando o caminho certo e conduzindo-nos, depois da morte, até Jesus.

Reze sempre para São Miguel, pedindo para que ele o ajude a enfrentar o Mal. Reze a São Rafael pedindo-lhe para ajudá-lo a manter-se com saúde. Reze para São Gabriel para que ele lhe mostre como ser forte.

Precisamos sempre rezar também para nossos anjos da guarda, agradecendo-lhes o bom trabalho e pedindo iluminação. Afinal, sempre é bom conversar com nossos amigos, não é?

Santo Anjo do Senhor,
meu zeloso guardador,
se a ti me confiou
a piedade divina,
sempr eme rege,
me guarda, me governa,
m
e ilumina.
Amém.

Você precisa saber sobre os anjos:


- Os anjos não têm sexo. Não são homens nem mulheres. Por isso mesmo, não podem se apaixonar por seres humanos como acontece em quase todo filme e novela. Isso é fantasia.

- Os anjos já desfrutam do maior prazer que pode existir: eles estão juntos de Deus. Nosso mundo, para eles, nada tem de sedutor. Assim, nenhum anjo tem vontade de ser humano, pois nossos prazeres físicos são uma pálida faísca dos prazeres que há no Paraíso.

- Não é possível descobrir o nome de nosso anjo da guarda. Revistas e sites dizem que é possível descobrir isso a partir da data de nascimento, como se nosso anjo fosse um signo. Isso é falso.

- Só podemos entrar em contato com nosso anjo por meio da oração. Rituais esotéricos são inúteis – pior, são pecaminosos. Realizar rituais para invocar o anjo é perda de tempo e um grave pecado.

- Ninguém pode dominar seu anjo, como alguns escritores já sugeriram. Os anjos não são nossos servidores. Eles são servos de Deus. São nossos amigos, não nossos empregados.

- Os anjos se organizam em nove hierarquias chamadas “coros”. Da mais alta para a mais baixa, são eles: os Serafins, Querubins, Tronos, Dominações, Potências, Virtudes, Principados, Arcanjos e Anjos. Os anjos da guarda pertencem A essa última hierarquia.

- Os demônios são anjos que se revoltaram contra Deus e por isso foram expulsos do Paraíso.

Os Santos Anjos

São Miguel:


São Gabriel:



São Rafael:

Bíblia: Testamento de Amor

"Nem só de pão vive o homem, mas de toda Palavra que procede da boca de Deus" (Mateus 4,4).

A Bíblia é o Livro dos livros. É a obra mais conhecida em todo o planeta. Também conta com o maior número de traduções dentre todas as obras existentes e está presente no maior número de nações. No entanto, nem sempre nos relacionamos com ela do jeito mais ideal. Estamos no início do mês de setembro, o conhecido e celebrado Mês da Bíblia. É mais uma oportunidade para examinarmos nossa vida e vermos qual é o valor que estamos dando a este livro tão especial e tão importante para todos os que seguem a Jesus, como Caminho, Verdade e Vida.

A Bíblia é o Testamento de Amor, a Carta de Amor que Deus Pai deixou para toda a humanidade. É nela que nós vamos encontrar os desejos e as intenções de Deus para conosco. É nela que podemos encontrar as recomendações e os tesouros que Deus tem para nos oferecer. Se nós não abrirmos a ela e não lermos esta “Carta de Amor”, não ficaremos sabendo da amizade íntima que Deus quer ter conosco “desde o nascer ao pôr-do-sol”.

Pedindo sempre a luz do Espírito Santo e vencendo toda e qualquer preguiça, busquemos ler com fé o Livro Sagrado. E a cada letra, a cada palavra, vamos perceber e ouvir a Voz de Deus que fala ao nosso coração. Nenhuma pessoa consegue sobreviver sem “arroz e feijão”, ou seja, sem alimento. Da mesma forma que nenhum seguidor do Senhor consegue vivePublicar postagemr sem o Alimento da Palavra. Quanto mais intimidade tivermos com ela, tanto mais intimidade teremos com o próprio Senhor. E aí veremos as graças acontecerem como verdadeiros rios de Água Viva, porque a Bíblia é o grande, único e verdadeiro Testamento de Amor!

Adaptado de texto do Padre Sílvio Andrei, publicado no site da Canção Nova

Partilhando Jovem - Ler: embarque nessa aventura!


Você conhece Jean Valjean? Não? E Raskólnikov? Aslam? Aragorn? Capitão Rodrigo? Capitu? Iaiá Garcia? Padre Brown? Úrsula Buendia? Guilherme de Barskerville? Watson? Não conhece nenhum deles?

Não diga que você nunca leu Victor Hugo, Érico Veríssimo, Chesterton, Tolkien, Machado de Assis, C. S. Lewis, Gabriel García Márquez, Umberto Eco, Dostoiévski, Conan Doyle? Ora, você não sabe o que está perdendo. Estes são alguns dos grandes mestres da literatura no Brasil e no mundo. Eles criaram belíssimas histórias, com personagens instigantes e tramas emocionantes. Guiados por eles, podemos conhecer outros países, outras épocas e até outros mundos. Podemos nos esquecer um pouco dos problemas do dia-a-dia, podemos nos emocionar e podemos até refletir sobre coisas importantes. Literatura é também aventura.

Além de prazerosa e emocionante, a leitura é muito útil. As pesquisas já comprovaram que os melhores estudantes e profissionais são aqueles que lêem muito. Quem lê bastante vai melhor nos estudos, tem mais facilidade para passar no vestibular. Ou seja: quem lê livros está alguns passos à frente, na briga por um futuro melhor, do que aqueles que não lêem.

Muitas pessoas dizem que não têm paciência para ler um livro. Mas quem diz isso é porque nunca tentou ler – ou tentou ler os livros errados. Há livros apropriados para cada idade. Um adolescente de 14 anos pode até tentar ler Guerra e Paz e pode até gostar. Mas, provavelmente, ele se divertirá mais lendo outros autores. Da mesma forma, alguém com 20 anos não verá muita graça em reler os livros que leu quando tinha 14, pois, nessa idade, vai procurar outro tipo de emoções nos livros.

Por isso, aquele que começa a se embrenhar nas misteriosas selvas da leitura deve procurar começar por livros mais simples e mais leves, como um alpinista que, no princípio, sobre morros menos íngremes e mais seguros. Com o tempo, ele se sentirá pronto para ir além. E deverá ir além, afinal, um leitor que não se preparar para ler livros maiores e mais complexos é como um alpinista que tem medo de escaladas mais íngremes.

Há também pessoas que dizem não ter tempo para ler. É curioso, mas muitas dessas pessoas não perdem um capítulo da novela. Passam as tardes de domingo vendo Faustão ou Gugu. Paciência... sempre haverá quem prefira emburrecer a mente...

Além disso, é importante saber escolher os livros. Existe por aí muita literatura ruim. Dizem que é muito importante escolher os livros que você não vai ler, pois só assim terá tempo para ler outros melhores. Por isso, é preferível escolher C. S. Lewis, em vez de Paulo Coelho. Tolkien, em vez de Sidney Sheldon. Qualquer um, em vez de Dan Brown. Há livros que instruem, abrem a mente e divertem. Outros, simplesmente, intoxicam o leitor. Fuja desses.

E existe um livro fundamental, que muitos têm preguiça de ler. É a Bíblia. Ela nos mostra as mensagens de Deus para a humanidade, nos conta a maravilhosa história da salvação, nos mostra o amor do Pai por todos nós. É leitura bela, cativante, essencial. Quem a lê só sai ganhando.

Além da Bíblia, você também vai gostar de ler:

O Senhor dos Anéis
As Crônicas de Nárnia
Cartas de um diabo a seu aprendiz
Cristianismo puro e Simples
O Manto de Cristo
Portões de Fogo
Alguém para correr comigo
O Caçador de Pipas
Quo Vadis
José e seus irmãos
Os miseráveis
Os três mosqueteiros
Olhai os lírios do campo
O Monge e o Executivo

(e muitos, muitos outros!)


Conheça nossa Igreja - MCC: Peregrinos do Reino

O Movimento Cursilho de Cristandade (MCC) nasceu na Espanha nas décadas de 30 e 40, pela iniciativa da Juventude da Ação Católica Espanhola. O nome "Cursilho" se deve ao fato de que foi organizada uma peregrinação de 80 mil jovens a Santiago de Compostella, jovens esses que passaram por pequenos cursos preparatórios, ou cursilhos. A palavra "ultreya" quer dizer, em espanhol, "seguir adiante" e é o nome das assembléias mensais do movimento.

O MCC é um Movimento eclesial católico, cujo carisma consiste no anúncio da mensagem cristã às pessoas que participam do Cursilho, para torná-las aptas a anunciar a Boa Nova, levando-as a um encontro consigo mesmas, com Jesus Cristo e com as realidades do mundo nas quais estão imersas, sendo, no seio delas, tanto pessoal como comunitariamente, fermento que transforma, sal que dá sabor e luz que ilumina, segundo os preceitos do Evangelho.

Para alcançar sua finalidade o MCC tem um método próprio, que se concretiza em três tempos ou etapas:

a) O Pré-Cursilho no qual se faz a busca das áreas ou dos ambientes a serem evangelizados, a escolha e a preparação dos líderes desses ambientes.

b) O Cursilho (curso vivencial que dura normalmente três dias), durante o qual se faz a proclamação do fundamento cristão ou Plano de Deus àqueles líderes.

c) O Pós-Cursilho, no qual se dá a inserção daqueles líderes na Pastoral Ambiental.

O MCC chegou ao Brasil em 1962, trazido por missionários espanhóis. A primeira cidade brasileira onde houve cursinhos é Valinhos, em São Paulo. Em Santo Antônio do Monte o MCC já atua desde 1971, quando foi iniciado pelo Padre Jaime. Os primeiros leigos a se tornarem cursilhistas foram Dilermando Augusto do Carmo e Servus Dei de Freitas Filho. Hoje o movimento conta com nove núcleos ambientais (grupos de reunião) – sete núcleos para adultos e dois para jovens, que se encontram semanalmente para estudo, oração e planejamento de ações de evangelização dos seus ambientes.

História da Salvação: Êxodo - Deus é fiel a seu povo


Autor: Nilson A. Silva - PJ

Tendo Moisés levado os hebreus, os descendentes de Jacó, para fora do Egito, o faraó Ramsés arrependeu-se de tê-los deixado partir e pôs-se a persegui-los. Diante do Mar Vermelho, Deus disse a Moisés que ordenasse às águas que se abrissem e, então, o povo pôde atravessar a pé enxuto. Quando os egípcios puseram-se a persegui-los, Deus fez as águas se precipitarem e os egípcios morreram afogados.

Certo dia, Deus chamou Moisés ao Monte Horeb e, então, deu-lhe as tábuas dos Dez Mandamentos. Porém, enquanto Moisés estava no monte, o povo se desesperou e começou a cultuar um bezerro de ouro. Moisés, ao descer e ver a desobediência do povo, decepcionado e furioso, quebrou as tábuas da lei e destruiu o bezerro. Então, suplicou a Deus que não os destruísse por causa do pecado grave que cometeram. Deus teve misericórdia e continuou a conduzir os hebreus. Porém, a conseqüência desse pecado foi que o povo teve que permanecer quarenta anos no deserto antes de chegar à Terra Prometida.

Enquanto o povo caminhava pelo deserto, Moisés ia instruindo os hebreus conforme Deus lhe mostrava. Nesse tempo, foi construída a Arca da Aliança, a qual era levada pelo povo aonde este ia. Enquanto permaneceram no deserto, Deus mandava-lhes o maná, um tipo de pão que caía do céu. Mesmo assim, muitas vezes os hebreus queriam voltar à escravidão no Egito, onde achavam que estariam melhor do que ali no meio do deserto.

Mesmo passando por imensas dificuldades, Moisés conseguiu conduzir os hebreus até à Terra Prometida, onde hoje é Israel. Contudo, Moisés não teve permissão de Deus para entrar nessa terra, por causa de uma vez ele ter duvidado de Deus quando o Senhor disse-lhe que tirasse água de uma rocha para dar ao povo.

A história dos hebreus no deserto é uma narrativa de conquistas e de derrotas, de pecados e de perdão, de erros e de ensinamentos. Enfim, é Deus manifestando seu amor e carinho por seu povo, que muitas vezes tudo que faz é reclamar contra o Senhor. O homem é rebelde, ansioso, mas Deus é paciente. É uma história de fé e de esperança, com alegrias e tristezas, assim como é a vida. É ainda uma história de fidelidade, em que Deus é fiel ao povo e o povo luta para superar suas fraquezas e também ser fiel ao Senhor.

Depois de deixar o Egito, o povo de Deus começou a construir uma importante nação, que sempre foi protegida por Deus, embora nem sempre essa nação tenha sido obediente ao Senhor.
Para começar a construir essa nação, no entanto, os descendentes de Jacó precisaram lutar por seu espaço e necessitaram de um líder forte para isso. Tal líder foi Josué.

Para conhecer melhor esta bela história, leia-a nos livros do Êxodo e dos Números.
Leia os outros artigos publicados sobre a História da Salvação.

A História de Lázaro

Autor: Nilson Silva - PJ

A história de Lázaro contada por Jesus traz em si muitos significados. Além do sentido primeiro, que fala da vida eterna ao lado de Deus e da condenação ao fogo eterno, podemos ver o sentido da parábola em relação aos nossos sentimentos.

Durante a vida, podemos ocupar o lugar do rico opulento e arrogante ou podemos tomar o lugar do mendigo humilde e doente. O mais grave é que o lugar que ocuparmos é de escolha livre e espontânea nossa. Não somos obrigados a ser um ou outro. Se quisermos, podemos perfeitamente ser igual ao homem rico, ter nossa mesa bem farta, viver fazendo festas, conviver com aqueles que enchem nossa casa em dias festivos. Se quisermos, podemos perfeitamente ser igual ao homem pobre, ter um coração humilde, cheio de feridas e sofrimento, mendigar migalhas e migalhas... E qual é a diferença? Depende do final da história que quisermos para nós.

Ora, quantas vezes não ficamos à porta de corações mendigando migalhas de compreensão que nos são negadas, mendigando migalhas de perdão que nos são jogadas às vezes por obrigação, mendigando migalhas de carinho que mal alcançam nossas mãos, mendigando migalhas de amor que são levadas pelo vento... Quantas vezes a única companhia que temos é dos cães e o único gesto de acolhimento é dos mesmos cães a lamberem as feridas de nossa alma? Quantas e quantas vezes nosso olhar sedento e faminto se perde nas mesas fartas e festivas, às quais nos é negado estar presentes?

E nossa esperança? Onde fica?

Repousa nos braços do Senhor. Nosso coração e nossa alma anseiam pela contemplação da face de Deus. Somente o infinito amor de Deus é capaz de preencher o infinito vazio de nossa alma. Somente a infinita ternura de Deus é capaz de curar as feridas dolorosas de nosso coração. Somente em Deus encontraremos o repouso e a paz pelos quais anseia cada um de nós.

Na eternidade, junto de Deus, teremos realizados plenamente tudo de bom que sentimos para com aqueles com quem convivemos. Junto de Deus, amaremos eternamente todos aqueles a quem amamos e estaremos eternamente ao lado daqueles que nos são queridos. Também é preciso lembrar que, na eternidade, distante de Deus, haverá um terrível tormento causado pelo afastamento daqueles com quem convivemos. Longe do Senhor, existirá uma dor eterna feita de ódio a Deus, de ódio aos outros e de ódio a si mesmo.

Vem aí show de Eros Biondini

Comunidade Terapêutica São Francisco

Getúlio Batista de Oliveira fez a doação do terreno e é o presidente da Comunidade Terapêutica (CT). Dico, vice-prefeito e secretário de Assistência Social, é o tesoureiro. Alessandro, que é farmacêutico, é o secretário.

Dentre os membros da comunidade estão o juiz da comarca, José Rafael Gontijo; o empresário Osmar Santos; o técnico de saúde João Silva; os engenheiros Ivo Silva e João Silva; as arquitetas Tânia e Tarcilia Borges, junto com o estagiário Alessandro. Além deles, Markão, que passou pelo processo de recuperação; o nosso pároco Mons. Olavo J. Sobrinho, que apóia e reza por essa iniciativa. Temos já algumas pessoas que desejam se unir para fazer um trabalho voluntário na distribuição dos carnês para que essa obra seja construída e em seguida desejam prestar serviço na CT.

Este ideal de acolher os mais necessitados nasceu com essa diretoria que hoje articula esse sonho buscando concretizar o Reino de Deus em pequenas atitudes de amor. A Palavra que norteia a nossa Comunidade Terapêutica é o que Jesus disse: "Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância".

Eu, Lurdinha trabalho com os prediletos de Deus já alguns anos. Não penso só na recuperação; penso no processo iniciado, no preparo da terra e na semeadura, pois quem faz crescer é Deus. De minha parte, acredito na pessoa humana além de minhas próprias forças e até mesmo do meu entendimento, pois assim como Deus nunca desiste de mim, não desisto dos outros, fazendo a experiência de enxergar Cristo no irmão, pois aí está a verdadeira acolhida. É assim eles se sentem amados e compreendidos – e a recuperação se realiza no tempo deles.

Ajude com alegria de estar servindo. Não se trata de fazer um pedido de auxílio, mas muito mais, é um chamado, uma forma de efetiva participação. Ajude com o que puder, depositando em nossa conta no Banco Credimonte:

Agência 3166, Conta 3036-8.

Hoje como Comunidade Terapêutica São Francisco de Assis podemos dizer: onde existe a doença química que eu leve a saúde, a paz!

Fraternalmente,

Lurdinha Batista (37-3281-1316 e 37-8807-5554)

A Paróquia é notícia

Reforma da Igreja Matriz


Iniciou-se a reforma da Igreja Matriz. As obras estão acontecendo no Salão Paroquial, que terá quatro salas para reuniões e um escritório paroquial com espaço administrativo, loja e salas de atendimento para os sacerdotes. Junto com tudo isso haverá a estrutura de apoio de banheiros. A obra entrará na fase de acabamento e esse espaço poderá ser liberado ao uso ainda esse ano.



Dia Nacional da Juventude



O DNJ deste ano convida a juventude a somar forças, para construir uma nova nação. Desde a

Campanha da Fraternidade, estamos em contato com o tema da ecologia. Contamos com toda a juventude comprometida: "Há que se cuidar do broto, para que a vida nos dê flor e fruto."
Que o DNJ não seja apenas uma atividade mas, continuidade das iniciativas suscitadas na Campanha da Fraternidade, Semana da Cidadania e Semana do Estudante.

Agenda

SETEMBRO


4 (ter.): Ultreya do MCC às 19h30, no Centro Social Pe. José Nunes
6 (qui.): Reunião de setor do MCC no Centro Social Pe. José Nunes
7(sex.): Reunião – MESC – às 19h no Salão Paroquial
9 (dom.): Formação Permanente da Pastoral da Sobriedade às 13h30 no Salão Paroquial
11 (ter.): Escola de Formação do MCC às 19h30 no Centro Social Pe. José Nunes
11 (ter.): Deserto e Formação Permanente das Oficinas de Oração e Vida
14(sex.): Perseverança da Oficina de Oração
15 (sáb.): Convívio de Famílias da Pastoral Familiar às 19h30, no Centro Sagrada Família
15 e 16: Encontro Diocesano de Jovens da RCC – Centro Social Pe. José Nunes
16 (dom.): Almoço do ECC no Centro Paroquial do bairro Bom Bosco
17 (seg.): Formação de Coroinhas no Salão Paroquial, às 19h
20 (qui.): Reunião CPPF – Pastoral Familiar – Centro Social Pe. José Nunes
20-23: Cursilho Masculino Jovem do MCC.
22 (sáb.): Celeb. da Vida da Pastoral da Criança no Salão Comunitário do bairro São José
23 (dom.) Recepção dos novos cursilhistas às 19h no Centro Social Pe. José Nunes
25 (ter.): Missa em louvor a Santo Antônio às 19h na Matriz – Pia União
25 (ter.): Reunião Pastoral da Criança no Salão Paroquial às 19h
27-30: Cursilho Feminino Jovem do MCC
27 (qui): Reunião da Pastoral Litúrgica às 19h30 no Salão Paroquial
29 (sáb.): Celebração da Vida da Pastoral da Criança no Salão Comunitário São José
29-30: Terceiro Encontro de Adolescentes com Cristo (EAC) no Centro Social Pe. José Nunes
30 (dom.): Recepção das novas cursilhistas às 19h no Centro Social Pe. José Nunes
30 (dom.): Encontro de namorados – Pastoral Familiar – Centro Paroquial Sagrada Família


LEMBRETES:


-Toda 5ªfeira os coroinhas fazem Adoração às 18h30 e formação às segundas-feiras.
-Toda 1ª sexta tem Procissão da Penitência às 5h da manhã e Missa. Às 18h, Hora Santa. Zeladores: José Antônio, Luzia G., Isabel Menezes,Conceição Campos, Elza Bolina,Lia, Marina, Geni. Às 19h, Celebração Eucarística.
- Formação EAC: dias 2, 9, 16 e 23 de setembro

Snap Shots

Get Free Shots from Snap.com
Powered By Blogger